3. Cultura
  5. MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” É ESCOLHIDO PARA SEDIAR O POLO 5 SISEM-SP, DO SISTEMA ESTADUAL…

MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” É ESCOLHIDO PARA SEDIAR O POLO 5 SISEM-SP, DO SISTEMA ESTADUAL DE MUSEUS

No biênio 2023-2024, o Museu receberá ações de formação, difusão, apoio técnico e estágios para os profissionais das instituições museológicas e dos processos museológicos em todo território do Estado de São Paulo.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, se candidatou junto a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC) do Estado de São Paulo e foi escolhido para sediar o Polo 5 SISEM (Sistema Estadual de Museus), que compreende 41 museus e 89 cidades. A seleção foi comunicada por meio do ofício UPPM/SISEM n° 52/2023, de 8/3.

Com isso, no biênio 2023-2024, o Museu receberá ações de formação, difusão, apoio técnico e estágios para os profissionais das instituições museológicas e dos processos museológicos em todo território do Estado de São Paulo. Essas ações fazem parte do Programa “Conexões Museus SP”, que tem como objetivo a atuação, o compartilhamento de experiências e o conhecimento dos museus estaduais vinculados à Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SEC), em parceria com as Organizações Sociais de Cultura.

O Polo SISEM serve como um laboratório de práticas museológicas para os profissionais dessa área. Além disso, cada macrorregião será capaz de difundir as ações que acontecerão localmente e, também, poderá promover trocas entre os Museus, com o objetivo de provocar aprendizagens e soluções dentro da Rede.

SOBRE OS POLOS

As instituições museológicas de São Paulo estão organizadas em 7 Polos Regionais, que farão a articulação com as instituições e os trabalhadores da macrorregião. São eles: Polo 1 – Pinacoteca Municipal de São José do Rio Preto; Polo 2 – Museu Histórico Regional “Saburo Yamanaka”, de Bastos, e Museu Histórico e Pedagógico de Garça; Polo 3 – Museu da Imagem e do Som “José da Silva Bueno”, de Ribeirão Preto; Polo 4 – Museu “Major José Levy Sobrinho”, de Limeira; Polo 5 – Museu Histórico “Paulo Setúbal”, de Tatuí; Polo 6 – Pinacoteca de São Bernardo do Campo; e Polo 7 – Museu do Folclore de São José dos Campos.

SOBRE A ATUAÇÃO DO POLO 5

O Polo 5, que é o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, de Tatuí, engloba as antigas representações regionais do SISEM-SP de Sorocaba, Vale do Ribeira e Itapeva. Ao todo, reunirá 41 museus mapeados em 89 municípios, sendo eles: Águas de Santa Bárbara, Alambari, Alumínio, Angatuba, Anhembi, Apiaí, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Arandu, Areiópolis, Avaré, Barão de Antonina, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Bofete, Boituva, Bom Sucesso de Itararé, Botucatu, Buri, Cajati, Campina do Monte Alegre, Cananéia, Capão Bonito, Capela do Alto, Cerqueira César, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Coronel Macedo, Eldorado, Fartura, Guapiara, Guareí, Iaras, Ibiúna, Iguape, Ilha Comprida, Iperó, Iporanga, Itaberá, Itaí, Itaóca, Itapetininga, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itaporanga, Itararé, Itariri, Itatinga, Itu, Jacupiranga, Jumirim, Juquiá, Laranjal Paulista, Mairinque, Manduri, Miracatu, Nova Campina, Paranapanema, Pardinho, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Piedade, Pereiras, Pilar do Sul, Piraju, Porangaba, Porto Feliz, Pratânia, Quadra, Registro, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Manuel, São Roque, Sarapuí, Sarutaiá, Sete Barras, Sorocaba, Taguaí, Tapiraí, Taquarituba, Taquarivaí, Tatuí, Tejupá, Tietê, Torre de Pedra e Votorantim.

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.