Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Cultura
  4. »
  5. MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” É ESCOLHIDO PARA SEDIAR O POLO 5 SISEM-SP, DO SISTEMA ESTADUAL…

MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” É ESCOLHIDO PARA SEDIAR O POLO 5 SISEM-SP, DO SISTEMA ESTADUAL DE MUSEUS

Publicado em:

No biênio 2023-2024, o Museu receberá ações de formação, difusão, apoio técnico e estágios para os profissionais das instituições museológicas e dos processos museológicos em todo território do Estado de São Paulo.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, se candidatou junto a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC) do Estado de São Paulo e foi escolhido para sediar o Polo 5 SISEM (Sistema Estadual de Museus), que compreende 41 museus e 89 cidades. A seleção foi comunicada por meio do ofício UPPM/SISEM n° 52/2023, de 8/3.

Com isso, no biênio 2023-2024, o Museu receberá ações de formação, difusão, apoio técnico e estágios para os profissionais das instituições museológicas e dos processos museológicos em todo território do Estado de São Paulo. Essas ações fazem parte do Programa “Conexões Museus SP”, que tem como objetivo a atuação, o compartilhamento de experiências e o conhecimento dos museus estaduais vinculados à Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SEC), em parceria com as Organizações Sociais de Cultura.

O Polo SISEM serve como um laboratório de práticas museológicas para os profissionais dessa área. Além disso, cada macrorregião será capaz de difundir as ações que acontecerão localmente e, também, poderá promover trocas entre os Museus, com o objetivo de provocar aprendizagens e soluções dentro da Rede.

SOBRE OS POLOS

As instituições museológicas de São Paulo estão organizadas em 7 Polos Regionais, que farão a articulação com as instituições e os trabalhadores da macrorregião. São eles: Polo 1 – Pinacoteca Municipal de São José do Rio Preto; Polo 2 – Museu Histórico Regional “Saburo Yamanaka”, de Bastos, e Museu Histórico e Pedagógico de Garça; Polo 3 – Museu da Imagem e do Som “José da Silva Bueno”, de Ribeirão Preto; Polo 4 – Museu “Major José Levy Sobrinho”, de Limeira; Polo 5 – Museu Histórico “Paulo Setúbal”, de Tatuí; Polo 6 – Pinacoteca de São Bernardo do Campo; e Polo 7 – Museu do Folclore de São José dos Campos.

SOBRE A ATUAÇÃO DO POLO 5

O Polo 5, que é o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, de Tatuí, engloba as antigas representações regionais do SISEM-SP de Sorocaba, Vale do Ribeira e Itapeva. Ao todo, reunirá 41 museus mapeados em 89 municípios, sendo eles: Águas de Santa Bárbara, Alambari, Alumínio, Angatuba, Anhembi, Apiaí, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Arandu, Areiópolis, Avaré, Barão de Antonina, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Bofete, Boituva, Bom Sucesso de Itararé, Botucatu, Buri, Cajati, Campina do Monte Alegre, Cananéia, Capão Bonito, Capela do Alto, Cerqueira César, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Coronel Macedo, Eldorado, Fartura, Guapiara, Guareí, Iaras, Ibiúna, Iguape, Ilha Comprida, Iperó, Iporanga, Itaberá, Itaí, Itaóca, Itapetininga, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itaporanga, Itararé, Itariri, Itatinga, Itu, Jacupiranga, Jumirim, Juquiá, Laranjal Paulista, Mairinque, Manduri, Miracatu, Nova Campina, Paranapanema, Pardinho, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Piedade, Pereiras, Pilar do Sul, Piraju, Porangaba, Porto Feliz, Pratânia, Quadra, Registro, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Manuel, São Roque, Sarapuí, Sarutaiá, Sete Barras, Sorocaba, Taguaí, Tapiraí, Taquarituba, Taquarivaí, Tatuí, Tejupá, Tietê, Torre de Pedra e Votorantim.

Compartilhe:

Outras

Notícias

ESTÁ ABERTO O CHAMAMENTO PARA INTERESSADOS EM ATUAR NO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS

Quem quiser compor o Conselho, deve se manifestar – até o dia 1º de março (sexta-feira) – por e-mail.

REGISTRO NO CADASTUR É OBRIGATÓRIO PARA EMPRESAS DO SETOR DE TURISMO DE TATUÍ

Os cadastrados podem usufruir de diversas vantagens e oportunidades, como acesso a financiamentos por meio de bancos oficiais; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; entre outras.

CONSERVATÓRIO DE TATUÍ TEM TOMBAMENTO, EM ÂMBITO MUNICIPAL, APROVADO PELO CONDEPHAT

Além disso, o CONDEPHAT reconheceu, como Patrimônio Imaterial as práticas, as representações, as expressões, os conhecimentos e as técnicas da instituição em âmbito municipal.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo