Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI FORAM EXPOSTAS EM SALA DE SITUAÇÃO DA DENGUE;…

AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI FORAM EXPOSTAS EM SALA DE SITUAÇÃO DA DENGUE; 7 CASOS SÃO REGISTRADOS EM 2023

Publicado em:

O Setor de Combate à Dengue fez a distribuição de panfletos informativos sobre Dengue e sobre a Operação “Limpeza nos Bairros” que, nesta sexta-feira (17/03), será no Residencial Astória.

Com o objetivo de ampliar o fluxo de informações, planejar novas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti (especialmente neste período de chuvas, propício para a proliferação) e facilitar a tomada de decisões, a Prefeitura de Tatuí, por meio do Setor de Combate à Dengue da Secretaria da Saúde, em parceria com a Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde, promoveu a 3ª Sala de Situação da Dengue deste ano.

O encontro – que aconteceu nesta quinta-feira (16/03), no Paço Municipal – reuniu secretários, coordenadores, diretores e servidores de diferentes setores da Prefeitura, além de representantes do Conselho Municipal de Saúde, da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde e da Sabesp.

No período de 17/02 a 15/03, foram 3 casos notificados de Dengue, sendo 2 autóctones, contraídos no próprio município (1 no Bairro Tanquinho e 1 no Jardim Rosa Garcia 2) e 1 importado (no Jardim Santa Rita de Cássia). Somados aos números anteriores de 2023, totalizam-se 7 casos de Dengue em Tatuí, dos quais 4 são autóctones e 3 importados. 

O Setor de Combate à Dengue fez, neste mesmo período, 23.743 visitas à imóveis; 1.421 controles de criadouros; 891 nebulizações portáteis; 48 ações resolvidas; e 2 autos de infração aplicados em imóveis de acumuladores de entulhos, sendo 1 no Jardim Novo Horizonte e 1 na Avenida Vice-Prefeito Pompeo Realli.

Com isso, Tatuí já concluiu o 1º ciclo anual estipulado pela Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde, de um total de 4 ciclos mínimos. Cada ciclo é referente a 80% de visitas aos imóveis cadastrados no município, divididos por regiões. Soma-se a cada ciclo, o trabalho de Avaliação de Densidade Larvária e o acompanhamento especial nos pontos estratégicos (ferro velhos, cooperativas de reciclagem, borracharias etc).

Outra ação apresentada foi a distribuição de panfletos informativos sobre Dengue e sobre a Operação “Limpeza nos Bairros” que, nesta sexta-feira (17/03), acontecerá no Residencial Astória. A equipe de Combate à Dengue realizou este trabalho acompanhada de um carro de som pelas ruas do bairro.

A coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Juliana Aparecida Camargo da Costa, acrescenta que a população deve estar atenta e realizar, periodicamente, a fiscalização em seu quintal, especialmente neste período chuvoso e quente. O descarte correto de entulhos e demais materiais deve ser feito nos diversos Ecopontos da Prefeitura (confira a lista completa, com dias, horários e locais de funcionamento em www2.tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/). O munícipe também pode denunciar os terrenos sujos e abandonados da cidade, ou as casas recém-construídas sem moradores e com piscinas, para a Ouvidoria Municipal (tatui.sp.gov.br/ouvidoria) ou pelos telefones 0800-770-0665 e (15) 3251-3576; ou ainda pelo telefone da Secretaria da Saúde (15) 3305-8855.

Não menos importante, segundo os especialistas em Saúde, é o uso diário de repelentes. Caso a pessoa apresente algum sintoma das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti (Dengue, Zika ou Chikungunya), deve procurar imediatamente uma Unidade de Saúde para receber o diagnóstico e o tratamento adequados.

Compartilhe:

Outras

Notícias

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo