3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. PRAÇA DA MATRIZ SERÁ PALCO DE ESPETÁCULO DE PALHAÇARIA NA TARDE DESTE SÁBADO

PRAÇA DA MATRIZ SERÁ PALCO DE ESPETÁCULO DE PALHAÇARIA NA TARDE DESTE SÁBADO

“Atenção, Respeitável Público” promove o encontro entre duas palhaças e um mestre da palhaçaria brasileira: Fernanda Jannuzzelli (Begônia) e Lara Prado (Brigite), sob a direção de Pereira França Neto, o Palhaço Tubinho.

“Atenção, respeitável público!”. Este é o título, mais do que convidativo, do espetáculo de palhaçaria que será apresentado neste sábado (18/03), às 16h, na Praça da Matriz. Criada pela produtora Damião e Cia, de Campinas, a montagem terá participação especial da Nossa Trupe Teatral, de Tatuí, e apoio cultural da Prefeitura local, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer; além de ter sido contemplada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), a partir do Edital 8/2022 – Circo/Circulação de Espetáculos.

A temporada celebra os 10 anos de estrada de “Atenção, Respeitável Público”, que somam mais de 300 apresentações para um público de, aproximadamente, 30 mil pessoas. O espetáculo tem duração de 60 minutos e classificação livre, promovendo o encontro entre duas palhaças e um mestre da palhaçaria brasileira: Fernanda Jannuzzelli (Begônia) e Lara Prado (Brigite), sob a direção de Pereira França Neto, o Palhaço Tubinho.

O primeiro destaque é colocar a mulher no centro do picadeiro, possibilitando-a apresentar à plateia as potencialidades da graça feminina. “Um espetáculo protagonizado por mulheres palhaças contribui com a diversidade cultural e promove a renovação da tradição circense. Quando duas palhaças recriam esquetes tradicionais, que estão há décadas sendo reproduzidos, elas nos mostram como a tradição circense é porosa e aberta a mudanças e adaptações que acompanham as transformações da nossa sociedade”, destaca Pereira França Neto.

E este é justamente o propósito da peça: revitalizar esquetes cômicos baseados na tradição circense de picadeiro a partir da transposição do contexto dos números para os dias atuais. Como ponto de partida, as atrizes se utilizam da essência da dupla cômica Branco e Augusto, bastante clássica nos circos brasileiros, para inspirar as relações criadas entre as duas palhaças que, em meio a muitas confusões e trapalhadas, cumprem o desígnio de fazer rir e encantar.

A montagem é concebida a partir de dois esquetes e um interlúdio. Quem for ver o espetáculo assistirá ao “O Elevador”, extraído da obra do escritor e historiador de circo francês Tristan Rémy, bem como ao hilário e popular “Show de Pulgas” e ao misterioso quadro “A Levitação”. “Amamos estar em cena fazendo esse tipo de linguagem. Mas, acima de tudo, amamos estar em contato com a plateia. Apenas esse encontro já dá sentido ao nosso ofício”, comenta Fernanda Jannuzzelli.

O espetáculo tem como objetivo fazer rir, destacando a importância da alegria na vida das pessoas e da necessidade dos encontros nos espaços públicos, buscando não ferir ninguém com o humor ou com a graça.

Na ficha técnica de “Atenção, respeitável público!” estão: Fernanda Jannuzzelli e Lara Prado; concepção de Fernanda Jannuzzelli e Aline Olmos; direção artística de Pereira França Neto, o Palhaço Tubinho; música original, Arturo Cussen (Circo da Silva); iluminação de Karen Mezza; cenografia de Claudio Saltini; figurinos de Aline Olmos, Fernanda Jannuzzelli e Lara Prado; e confecção de figurinos de Dalvina Rodrigues e Graciete Mary dos Santos.

SOBRE A PRODUTORA

A Damião e Cia é um grupo de pesquisa e criação em teatro e circo fundado em 2012 por artistas bacharéis em Artes Cênicas pela Unicamp. A companhia fundamenta sua linguagem no estudo das mais variadas formas de teatro popular, buscando a valorização da tradição, assim como sua reinvenção em prol do diálogo com a contemporaneidade.

Ao longo de sua trajetória, produziu os espetáculos “As Presepadas de Damião” (Mario Santana, 2012), “Atenção, Respeitável Público” (2012), “Estrela da Madrugada” (Mario Santana, 2013), “Burundanga – a revolução do baixo ventre” (Fernando Neves, 2018), “Andante” (Cia Markeliñe/Espanha e Damião e Cia, 2019), “As Desventuras do Capitão Rabeca” (Tiche Vianna, 2019), “Gran Cirque Brado” (Thiago Sales, 2022), em parceria com o “Circo Caramba”, e “Trupica Coração” (Kátia Daher, 2022).

Os espetáculos do grupo são criados para diferentes espaços de representação e buscam a comunicação com um público heterogêneo, de modo a proporcionar a expansão do universo simbólico e criar rupturas no cotidiano, possibilitando encontros e trocas.

“DUPLA COMPANHIA” OFERECE CURSO GRATUITO DE TEATRO; INSCRIÇÕES PODEM SER FEITAS ATÉ 26 DE ABRIL

O curso proporcionará um espaço seguro e interdisciplinar, no qual artistas, atrizes, atores, pesquisadoras e pesquisadores poderão compartilhar vivências e experiências no campo cultural.

MATHEUS FRANZ QUINTETO APRESENTA O CONCERTO “NOVAS NOTAS” NO PROJETO “MÚSICA NA PRAÇA”

A apresentação será inspirada na música instrumental brasileira e se destaca por abordar ritmos regionais do Brasil, como Coco, Maracatu, Xaxado, Jongo, Chamamé, Ijexá, Samba, entre outros.

TIME TATUIANO VENCE MAIS UMA VEZ E SEGUE COM 100% DE APROVEITAMENTO NA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE

O próximo jogo do Grupo BT/Clube de Campo/ Tatuí neste campeonato será nesta sexta-feira (26/4), às 20h, no Clube de Campo de Tatuí, contra o F.R. Avaré.