Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. PRAÇA DA MATRIZ SERÁ PALCO DE ESPETÁCULO DE PALHAÇARIA NA TARDE DESTE SÁBADO

PRAÇA DA MATRIZ SERÁ PALCO DE ESPETÁCULO DE PALHAÇARIA NA TARDE DESTE SÁBADO

Publicado em:

“Atenção, Respeitável Público” promove o encontro entre duas palhaças e um mestre da palhaçaria brasileira: Fernanda Jannuzzelli (Begônia) e Lara Prado (Brigite), sob a direção de Pereira França Neto, o Palhaço Tubinho.

“Atenção, respeitável público!”. Este é o título, mais do que convidativo, do espetáculo de palhaçaria que será apresentado neste sábado (18/03), às 16h, na Praça da Matriz. Criada pela produtora Damião e Cia, de Campinas, a montagem terá participação especial da Nossa Trupe Teatral, de Tatuí, e apoio cultural da Prefeitura local, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer; além de ter sido contemplada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), a partir do Edital 8/2022 – Circo/Circulação de Espetáculos.

A temporada celebra os 10 anos de estrada de “Atenção, Respeitável Público”, que somam mais de 300 apresentações para um público de, aproximadamente, 30 mil pessoas. O espetáculo tem duração de 60 minutos e classificação livre, promovendo o encontro entre duas palhaças e um mestre da palhaçaria brasileira: Fernanda Jannuzzelli (Begônia) e Lara Prado (Brigite), sob a direção de Pereira França Neto, o Palhaço Tubinho.

O primeiro destaque é colocar a mulher no centro do picadeiro, possibilitando-a apresentar à plateia as potencialidades da graça feminina. “Um espetáculo protagonizado por mulheres palhaças contribui com a diversidade cultural e promove a renovação da tradição circense. Quando duas palhaças recriam esquetes tradicionais, que estão há décadas sendo reproduzidos, elas nos mostram como a tradição circense é porosa e aberta a mudanças e adaptações que acompanham as transformações da nossa sociedade”, destaca Pereira França Neto.     

E este é justamente o propósito da peça: revitalizar esquetes cômicos baseados na tradição circense de picadeiro a partir da transposição do contexto dos números para os dias atuais. Como ponto de partida, as atrizes se utilizam da essência da dupla cômica Branco e Augusto, bastante clássica nos circos brasileiros, para inspirar as relações criadas entre as duas palhaças que, em meio a muitas confusões e trapalhadas, cumprem o desígnio de fazer rir e encantar.

A montagem é concebida a partir de dois esquetes e um interlúdio. Quem for ver o espetáculo assistirá ao “O Elevador”, extraído da obra do escritor e historiador de circo francês Tristan Rémy, bem como ao hilário e popular “Show de Pulgas” e ao misterioso quadro “A Levitação”. “Amamos estar em cena fazendo esse tipo de linguagem. Mas, acima de tudo, amamos estar em contato com a plateia. Apenas esse encontro já dá sentido ao nosso ofício”, comenta Fernanda Jannuzzelli.

O espetáculo tem como objetivo fazer rir, destacando a importância da alegria na vida das pessoas e da necessidade dos encontros nos espaços públicos, buscando não ferir ninguém com o humor ou com a graça.

Na ficha técnica de “Atenção, respeitável público!” estão: Fernanda Jannuzzelli e Lara Prado; concepção de Fernanda Jannuzzelli e Aline Olmos; direção artística de Pereira França Neto, o Palhaço Tubinho; música original, Arturo Cussen (Circo da Silva); iluminação de Karen Mezza; cenografia de Claudio Saltini; figurinos de Aline Olmos, Fernanda Jannuzzelli e Lara Prado; e confecção de figurinos de Dalvina Rodrigues e Graciete Mary dos Santos.

SOBRE A PRODUTORA

A Damião e Cia é um grupo de pesquisa e criação em teatro e circo fundado em 2012 por artistas bacharéis em Artes Cênicas pela Unicamp. A companhia fundamenta sua linguagem no estudo das mais variadas formas de teatro popular, buscando a valorização da tradição, assim como sua reinvenção em prol do diálogo com a contemporaneidade.

Ao longo de sua trajetória, produziu os espetáculos “As Presepadas de Damião” (Mario Santana, 2012), “Atenção, Respeitável Público” (2012), “Estrela da Madrugada” (Mario Santana, 2013), “Burundanga – a revolução do baixo ventre” (Fernando Neves, 2018), “Andante” (Cia Markeliñe/Espanha e Damião e Cia, 2019), “As Desventuras do Capitão Rabeca” (Tiche Vianna, 2019), “Gran Cirque Brado” (Thiago Sales, 2022), em parceria com o “Circo Caramba”, e “Trupica Coração” (Kátia Daher, 2022).

Os espetáculos do grupo são criados para diferentes espaços de representação e buscam a comunicação com um público heterogêneo, de modo a proporcionar a expansão do universo simbólico e criar rupturas no cotidiano, possibilitando encontros e trocas.

Compartilhe:

Outras

Notícias

“MÚSICA NA PRAÇA”: BANDAS SINFÔNICAS JUVENIL E JOVEM DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ SE APRESENTAM NO CORETO DA PRAÇA DA MATRIZ

No repertório, os grupos apresentarão músicas que marcaram a trilha sonora de clássicos do cinema, além de obras de importantes compositores brasileiros.

PARA OFERECER CURSOS GRATUITOS DO FUSSTAT, PREFEITURA INAUGURA O CENTRO COMUNITÁRIO “PEDRO ANTÔNIO SANTI”

O local tem capacidade para oferecer até três cursos gratuitos do FUSSTAT simultaneamente, atendendo, aproximadamente, 40 alunos por dia.

NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA DESTE MÊS DE JUNHO, DIA 28, BIBLIOTECA MUNICIPAL APRESENTA SHOW DO DUO CANTARSI

Formado por Karine Franklin (canto e alaúde) e Dagma Eid (alaúde, guitarra barroca e arquialaúde), o Duo Cantarsi tem em comum o entusiasmo pela música antiga.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo