3. Segurança Pública e Mobilidade Urbana
  5. PLANO DE RECUPERAÇÃO DOS ESTRAGOS CAUSADOS PELA CHUVA É APRESENTADO PELA PREFEITURA

Na ocasião, o prefeito Miguel, seu secretariado e diversos técnicos do Poder Executivo estiveram prestando contas à sociedade civil sobre as ações tomadas para sanar os danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade no mês de janeiro.

A Prefeitura de Tatuí promoveu, no dia 9/3, no Centro Cultural, uma cerimônia de apresentação do “Plano de Recuperação dos Estragos Causados pela Chuva”. Na ocasião, o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, seu secretariado e diversos técnicos do Poder Executivo estiveram prestando contas à sociedade civil sobre as ações tomadas para sanar os danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade no mês de janeiro, em particular no dia 28.

Transmitido ao vivo por meio das redes sociais da Prefeitura, o evento apresentou explanações técnicas e detalhadas sobre o que aconteceu, o que foi feito até agora e as ações preventivas tomadas antes e depois das chuvas.

Desde 2021 a Prefeitura vem trabalhando com ações preventivas em diversos pontos da cidade, entre elas: limpeza e outros serviços nas margens do Ribeirão do Manduca e do Lago do Bela Vista; monitoramento constante das pontes do município; limpeza das bacias do Jardim Wanderley e do Jardim Rosa Garcia; construção de muro de arrimo no Residencial Alvorada; e construção de bacia de contenção de água no Jardim Santa Rita de Cássia.

No entanto, mesmo com todo este trabalho preventivo, a chuva ocasionou danos estimados em cerca de R$ 50 milhões, tais como: exposição da fundação, rompimento da tubulação de drenagem e risco de colapso estrutural da Ponte do Jardim Lírio; danos estruturais da escada hidráulica e avarias estruturais nos muros ala da Ponte Caridade III; exposição da fundação e risco de colapso estrutural da Ponte da Vila Esperança; avarias estruturais nos muros ala da Ponte da APAE; e estado crítico de, aproximadamente, 1.200 metros de margens do Ribeirão do Manduca.

Com isso, logo após as chuvas, várias ações já foram iniciadas pela Prefeitura: proteção estrutural das Pontes do Jardim Lírio e da Vila Esperança; conversas técnicas e visitas com o Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE, para início das obras de desassoreamento e retaludamento do Ribeirão do Manduca; assinatura de convênio com a Rio Vivo; e construção do Parque Linear Ribeirão Manduca.

Um estudo de Hidrologia também está sendo realizado, com a previsão de construção de duas novas Bacias de Contenção de Água e de um novo sistema de drenagem que se estenderá da Rodoviária até a Praça Ayrton Senna.

Outro ponto apresentado foi o Plano de Mobilidade Urbana, com projetos a curto, médio e longo prazo de novas rotas e estradas para o município, incluindo: a duplicação da SP-141 (Rodovia Mário Batista Mori); implantação do empreendimento Residencial Girassol; novo viaduto próximo ao Fórum; travessia entre a Avenida Donato Flores e o Residencial Santa Cruz; interligação do Jardim Santa Rita de Cássia com a Avenida Donato Flores; novo acesso ao bairro Vida Nova Tatuí (Pacaembu) pela SP-141; novo trevo no Km 110 da SP-127 (Rodovia Antônio Romano Schincariol); construção de anel viário para acesso ao Jardim Lírio; e construção da nova entrada da cidade.

A cerimônia de apresentação do “Plano de Recuperação dos Estragos Causados pela Chuva” também teve a participação da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí – FUSSTAT, Regiane de Oliveira Rosa Cardoso; do presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Dade Sallum; do vice-presidente da Câmara, vereador Antônio Marcos de Abreu; dos vereadores Renan Cortez, Valdir de Proença, José Eduardo Morais Perbelini, Débora Camargo, Micheli Vaz, João Éder Alves Miguel e Cintia Yamamoto Soares; dos secretários municipais Miguel Angelo de Campos (Segurança Pública e Mobilidade Urbana), Marco Luiz Rezende (Obras e Infraestrutura), Patrício Antunes Pereira (Serviços Públicos e Zeladoria), Gustavo Duarte Elias de Almeida (Administração e Transporte Público), Aniz Eduardo Boneder Amadei (Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho), Paulo Sérgio de Almeida Martins (Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal), Alessandro Bosso (Assistência e Desenvolvimento Social), Elaine Leite de Camargo Miranda (Direitos Humanos, Família e Cidadania), Roseli de Fátima Mochi (Saúde) e Douglas Dalmatti Alves Lima (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer); do coordenador da Defesa Civil, Sérgio Luiz de Moraes; dos engenheiros civis, Leonardo Spada e Diego Prando; e da arquiteta Fabíola Alves Ribeiro.

RETIFICADO O RESULTADO PARCIAL DO “4º FESTIVAL DE ARTE E CULTURA DE TATUÍ”

O recurso contra a publicação do resultado parcial pode ser apresentado pelo proponente até esta sexta-feira (26/4).

“DUPLA COMPANHIA” OFERECE CURSO GRATUITO DE TEATRO; INSCRIÇÕES PODEM SER FEITAS ATÉ 26 DE ABRIL

O curso proporcionará um espaço seguro e interdisciplinar, no qual artistas, atrizes, atores, pesquisadoras e pesquisadores poderão compartilhar vivências e experiências no campo cultural.