Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Gabinete
  4. »
  5. TATUÍ DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DEVIDO AS FORTES CHUVAS DE SÁBADO

TATUÍ DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DEVIDO AS FORTES CHUVAS DE SÁBADO

Publicado em:

Secretarias e Defesa Civil trabalham para o restabelecimento imediato das situações críticas provocadas pelas chuvas.

O prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior, decretou situação de emergência na manhã desta segunda-feira, 30/01 devido à forte chuva que atingiu o Município na tarde de sábado, 28/01.  

As chuvas intensas no final da tarde de sábado atingiram 89 mm em, aproximadamente, duas horas, causando estragos “em toda a extensão territorial, especialmente, nos bairros Vila Angélica, Vila Esperança, São Cristóvão, Vila Dr. Laurindo, Village Campos, Vila Juca Menezes e Jardim Manoel de Abreu, além das vias Avenida Senador Laurindo Dias Minhoto, Nho Nho da Botica, Prefeito Antonio Tricta Júnior, Coronel Lúcio Seabra e em grande trecho da Marginal do Ribeirão do Manduca”. 

No decreto o prefeito cita que “casas foram interditadas, famílias foram desalojadas, a malha viária do Município foi comprometida com a perda de seu pavimento, afetando a mobilidade urbana, deslizamento de taludes e encostas, comprometimento da estrutura de pontes, danos em sistemas de drenagem e quedas de árvores e vegetação”. 

Toda a situação vem sendo acompanhada pela Defesa Civil, secretarias e Guarda Civil Municipal. Desde sábado, servidores públicos e técnicos, entre engenheiros e arquitetos, estão acompanhando os desdobramentos das chuvas, em seus pontos críticos. Uma informação preliminar aponta 75 pessoas desalojadas (25 famílias), que estão sendo monitoradas pelas Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Todas elas foram realocadas em casas de familiares e amigos.  

O prefeito, após visitar vários dos locais apontados como críticos, se reuniu com o secretariado, parte técnica da Defesa Civil, vereadores e diretores municipais, na tarde de domingo, 29/01, no Paço Municipal, para definir ações e estratégias neste momento difícil, principalmente para as famílias mais prejudicadas pelas chuvas. 

“Passamos a noite de sábado para domingo, além do domingo todo e início deste segunda-feira, trabalhando na limpeza de espaços públicos e desobstrução de vias. Mas Deus sabe de todas as coisas, ele está no controle. Agora, cabe a nós trabalharmos para minimizar o sofrimento das pessoas”, disse o chefe do Poder Executivo. 

Segundo o prefeito Miguel, a prioridade da Prefeitura de Tatuí, neste primeiro momento, é ajudar às vítimas da chuva. Segundo a Defesa Civil, não houve o registro de vítima fatal, mas foi apontado que os danos materiais de muitas famílias foram graves. 

Nenhuma ponte sobre o Ribeirão do Manduca caiu com a força das águas. Conforme o prefeito, “nenhuma ponte caiu, mas algumas foram prejudicadas pela força da água e passam por vistoria técnica. A ponte do Jardim Lírio, que já estava interditada para o tráfego de veículos devido ao seu comprometimento com o peso de caminhões e treminhões que circulam pela região, continua fechada, até a sua recomposição”. 

O decreto de situação de emergência deve agilizar a vinda de recursos estaduais e federais para o enfrentamento deste momento crítico. “A prioridade é ir atrás de recursos para recompor a infraestrutura e o sistema de drenagem”, destacou o prefeito.  

Governador Tarcísio de Freitas entra em contato – No domingo, 29/01, o governador Tarcísio de Freitas entrou em contato por telefone com o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior para saber a situação de Tatuí, após as chuvas. Tarcísio determinou a vinda de diversos kits humanitários de emergência, que chegaram na madrugada desta segunda-feira, 30/01. Solicitou também o governador um atendimento especial com Tatuí por parte do coronel PM Henguel Ricardo Pereira secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil. O governador determinou que a Defesa Civil Estadual atue em conjunto com as autoridades de Tatuí. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

“BIBLIOTECA ITINERANTE – INTERVALO LITERÁRIO” PROMOVE ENCONTRO COM O ESCRITOR RENATO J. MELLO NA E.E. PEI “PROF. ARY DE ALMEIDA SINISGALLI”

No bate-papo com Renato J. Mello, os alunos terão a oportunidade de interagir com um escritor, extraindo, de forma enriquecedora, tudo o que a escrita e a leitura podem proporcionar.

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE TATUÍ, EM PARCERIA COM O SENAI, INICIA A PRIMEIRA TURMA DO CURSO INÉDITO DE COMANDOS ELÉTRICOS

Há previsão de abertura de novas turmas; os interessados devem procurar o Centro de Formação Profissional de Tatuí – Parceria SENAI.

TATUÍ REALIZA A 2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE NESTA QUINTA-FEIRA (13/6)

Esta Conferência é uma etapa preparatória para a “7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas” e para a “6ª Conferência Nacional das Cidades”.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo