CONDEPHAT APROVA O TOMBAMENTO DO “BANGALÔ DA FAMÍLIA CAMPOS AZEVEDO”

Imóvel que pertenceu à Família Campos Azevedo fica localizado defronte a Praça Martinho Guedes e, segundo consta, serviu de hospedagem para engenheiros e técnicos ingleses, para a construção da Fábrica Campos Irmãos.

O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí – CONDEPHAT aprovou, em reunião realizada no dia 10/11, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, equipamento da Prefeitura de Tatuí, o relatório técnico de tombamento do “Bangalô da Família Campos Azevedo”, como “Patrimônio Histórico e Artístico” do Município. O imóvel localiza-se na rua Santa Cruz, n° 360, esquina com rua Treze de Maio e com a Praça Martinho Guedes. Diz a história, que o imóvel, hospedou engenheiros e técnicos ingleses, durante a construção da Fábrica Campos & Irmãos, que iniciou suas atividades em 1908, sendo a segunda tecelagem a se instalar em Tatuí. 

Agora, após a votação unânime favorável, o relatório de 30 páginas – intitulado oficialmente como “Relatório Técnico do Processo de Tombamento nº 01/2022 – Bangalô da Família Campos Azevedo”, bem como a ata da reunião, serão encaminhados, por meio de ofício, ao prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior, para que ele os analise para a elaboração do Decreto Municipal de Tombamento. 

Após a publicação do Decreto, os atuais titulares do imóvel terão um prazo de 15 dias para se manifestarem, caso desejem. 

Sobre a residência – Segundo o site “igpatrimonio.org”, o “Bangalô da Família Campos Azevedo” é uma imponente e sólida construção – edificada durante a revolução arquitetônica – que mistura “Art Nouveau” com rococó, técnicas que marcaram o final do século XIX e o início do século XX.

Na construção, foram utilizadas soluções e materiais decorrentes da Revolução Industrial, além da preocupação com a distribuição, a funcionalidade, a orientação solar e a modernidade dos espaços. 

A propriedade foi edificada no centro de um amplo terreno, valorizando os espaços externos, como jardins, e apresentando traços geométricos que definem todos os acessos de circulação externa, compostos por pedras no piso e barrados na edificação. 

Compartilhe:

Skip to content