ATIVIDADES DA “VIRADA INCLUSIVA” TEM A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 2 MIL PESSOAS NA PRAÇA DA MATRIZ

Evento reuniu várias secretarias e departamentos municipais, APAE e APODET.

Cerca de 2 mil pessoas participaram, no último sábado (3/12), da Campanha “Virada Inclusiva”, que aconteceu na Praça da Matriz. O ato foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), em parceria com a Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias da Educação, de Direitos Humanos, Família e Cidadania e da Saúde, com o Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, a APODET – Associação das Pessoas com Deficiência e a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), envolvendo cerca de 100 profissionais. 

Realizada em comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a “Virada Inclusiva” tem o objetivo de aproximar a sociedade das pessoas com deficiência, promovendo o respeito, o amor, a empatia e, principalmente, a história de vida de pessoas que também têm sentimentos, sonhos e que querem viver e ser feliz. 

Muitas atividades foram realizadas ao longo da manhã, como uma apresentação de dança dos alunos da APAE e a leitura do Cordel “Peleja da Inclusão”, de Hélio de Araújo. Além da conscientização explicativa, também aconteceram atividades de conscientização prática, como a demonstração das atividades de reabilitação do CIR – Centro Integrado de Reabilitação, e os trabalhos dos alunos do Atendimento Educacional Especializado – AEE, da Secretaria da Educação.  

Além disso, diversos trabalhos desenvolvidos pela APODET, APAE, DEPCD – Departamento da Pessoa com Deficiência de Tatuí e pelo Departamento de Trânsito (DEMUT) estiveram expostos na Praça durante o evento. Também foram realizados, em outro ponto da Praça da Matriz, testes rápidos de detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, da Campanha “Fique Sabendo”, da Secretaria da Saúde. 

Participaram das atividades da “Virada Inclusiva” a secretária da Educação, Elisângela Cecílio; a presidente da APODET, Francelina Martins; a presidente do CMDPD, Marina Oliveira; o secretário-geral do CMDPD e coordenador da APODET, Vade Manoel Ferreira; a vice-presidente da APODET, Mercia das Virgens Santos; o diretor do Departamento da Pessoa com Deficiência, Rodnei Rocha; e a colaboradora do DEPCD e diretora estratégica do Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT, Fabiana Grechi. 

Compartilhe:

Skip to content