DIVERSAS AÇÕES FORAM REALIZADAS EM TATUÍ NA “SEMANA ESTADUAL DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI”

Nas ações realizadas, as equipes da Prefeitura retiraram cerca de três caminhões de materiais inservíveis que estavam acumulados nas margens do Ribeirão Manduca.

De 21 a 26 de novembro, em todo o Estado de São Paulo, aconteceu a “Semana Estadual de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti”. Em Tatuí, diversas ações foram realizadas pela Prefeitura de Tatuí, por meio do Setor de Combate à Dengue da Secretaria da Saúde. 

Na segunda-feira (21/11), aconteceu uma carreata em 24 bairros do município, que, inclusive, contou com a presença de um carro de som, ecoando em seus autofalantes alertas para a população sobre os sintomas da Dengue e as formas de combate ao mosquito.  

O comércio local e as escolas particulares da região central de Tatuí foram alvos de uma ação de distribuição de cartazes na terça-feira (22/11). Ao todo, 38 locais foram visitados.  

No dia seguinte (23/11), os agentes de Controle de Endemias participaram de um treinamento de nebulização portátil, realizado pela SUCEN – Superintendência de Controle de Endemias. 

As ações continuaram na quinta e sexta-feira (dias 24 e 25/11), quando as equipes da Prefeitura retiraram cerca de três caminhões de materiais inservíveis que estavam acumulados nas margens do Ribeirão Manduca. 

Nas redes sociais da Prefeitura de Tatuí, também foram postados, diariamente, alertas sobre os cuidados com os criadouros e as doenças causadas por tal mosquito. O Setor de Combate à Dengue ainda colaborou com informações para uma reportagem especial sobre os cuidados com a Dengue, que foi produzida pelo Jornal “O Progresso de Tatuí”. 

Paralelamente as ações citadas, os agentes continuaram a realizar as visitas cotidianas aos imóveis, principalmente em residências fechadas.  

Cuidados com o mosquito – A Prefeitura de Tatuí pede a colaboração de todos quanto à limpeza e à manutenção de terrenos e residências e salienta que as denúncias sobre possíveis criadouros do mosquito podem ser esclarecidas e/ou informadas para a Ouvidoria Municipal. O atendimento pode ser presencial (na Rua Júlia de Melo Machado, nº 270, Parque Industrial, sede da Secretaria de Serviços Públicos e Zeladoria), de segunda a sexta-feira das 8h às 17h; pelos telefones (15) 3251-3576 e 0800-770-0665; ou ainda pelo http://tatui.sp.gov.br/ouvidoria 

Além das denúncias, é importante que cada um faça a sua parte na própria residência, como deixar a caixa d’água bem fechada e limpa; descartar de forma adequada pneus usados; retirar do quintal objetos que acumulam água, como vasos de planta, potes e garrafas; e manter materiais de reciclagem em saco fechado e em local aberto. 

Se, porventura, o cidadão apresentar sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti (Dengue, Zika ou Chikungunya), é de extrema importância que procure uma Unidade de Saúde, para que receba o diagnóstico e o atendimento adequado. 

Compartilhe:

Skip to content