CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DEFINE COMPOSIÇÃO PARA O TRIÊNIO 2023-2025

Eleição foi conduzida pelo presidente da Comissão Eleitoral, o Procurador do Município Alexandre Novais do Carmo.

Na sede da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí aconteceu, na manhã de quarta-feira (16/11), a eleição do Conselho Municipal de Saúde, que tem como função fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas de saúde nas suas mais diferentes áreas, levando as demandas da população ao Poder Público. 

A eleição foi conduzida pelo presidente da Comissão Eleitoral, o Procurador do Município Alexandre Novais do Carmo; que esteve acompanhado da relatora Iris Margarete Charlier Cardia e da membro Érica Iafélix Sallum. Participaram como convidados a secretária de Saúde, Tirza Luiza de Melo Meira Martins; e o atual presidente do Conselho, Antônio Celso Fiuza Junior. 

O Conselho Municipal de Saúde, como um órgão autônomo, permanente, colegiado e deliberativo, é formado por 16 membros eleitos, que exercerão suas funções por um mandato de três anos (2023 a 2025).  

Foram inscritos e vencedores os seguintes órgãos, entidades e/ou movimentos sociais: 

– Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) -representando as associações de pessoas com patologias: Grupo de Estímulo à Vida – GREV e Liga Tatuiana de Assistência aos Cancerosos – Litac; representando as associações de pessoas com deficiências: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE; representando os movimentos sociais, populares e organizados: Rotary Club de Tatuí; representando as entidades de aposentados e pensionistas: Instituto de Previdência Própria do Município de Tatuí – Tatuíprev; representando as entidades congregadas de sindicatos, centrais sindicais, confederações e federações de trabalhadores urbanos e rurais: Ordem dos Advogados do Brasil – OAB; representando as organizações de moradores: Associação de Bairros do Inocoop; e representando a comunidade científica: Associação de Ensino Julian Carvalho – AEJC (FAESB). 

– Entidades dos trabalhadores da área da Saúde -representando as associações, confederações, conselhos de profissões regulamentadas, federações e sindicatos, obedecendo as instâncias federativas: Conselho Regional de Farmácia, Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, Sindicato Único dos Trabalhadores e Estabelecimentos de Serviços de Saúde e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tatuí e Região. 

– Governo e prestadores de serviços privados conveniados ou sem fins lucrativos – representando os serviços de apoio e diagnóstico terapêutico: Laboratório de Análises Clínicas Cruzeiro Ltda; representando os hospitais públicos ou privados, sem fins lucrativos ou conveniados ao Sistema Único de Saúde: Santa Casa de Misericórdia de Tatuí; além de representantes das Secretarias Municipal e Estadual da Saúde. 

As entidades eleitas indicarão, até o dia 25/11, seus representantes titulares e suplentes para compor o Conselho. Depois, estes representantes serão nomeados oficialmente por meio de um Decreto Municipal do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, para que possam ser empossados no mês de dezembro. 

Compartilhe:

Skip to content