Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. “4º ENCONTRO MUNICIPAL DE TURISMO” REÚNE DEZENAS DE PESSOAS  NO CENTRO HÍPICO E DESTACA O…

“4º ENCONTRO MUNICIPAL DE TURISMO” REÚNE DEZENAS DE PESSOAS  NO CENTRO HÍPICO E DESTACA O POTENCIAL DE TATUÍ NO SETOR

Publicado em:

Realização do encontro turístico se dá com o intuito de proporcionar trocas de experiências entre as cidades da região e as microrregiões turísticas.

Na manhã de quinta-feira (29/09), no Centro Hípico de Tatuí – CHT, aconteceu o “4º Encontro Municipal de Turismo”, realizado pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, em parceria com a Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista”, com o Conselho Municipal de Turismo de Tatuí (COMTUR) e com o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”. 

Participaram do encontro – que teve o tema “Turismo como desenvolvimento da economia” – o prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior; o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Marcos de Abreu; o secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Cassiano Sinisgalli; o presidente do COMTUR, Cesar Augusto de Araújo; o presidente executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau e da “Unedestinos – União Nacional dos CVBs e Entidades de Destinos”, Toni Sando; o secretário de Turismo da Prefeitura de Brotas, Fábio Pontes Ferreira; além de mais de 10 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e da capital. 

A realização do encontro turístico se dá com o intuito de proporcionar trocas de experiências entre as cidades da região e as microrregiões turísticas, sempre com o objetivo mútuo de fortalecer este setor. 

No início do evento, os participantes tiveram uma recepção musical do “Quarteto Ecos de Cordas”, do Conservatório de Tatuí, e um café da manhã, feito pela equipe do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí – FUSSTAT, com todas as delícias que são ensinadas nos cursos de capacitação. Em seguida, a gerente do Centro Hípico, Cristina Granato, como anfitriã, explanou aos presentes sobre o local, sua estrutura e sobre as atividades – de diversas naturezas – que lá são realizadas. 

Em seguida, com o tema “Turismo como desenvolvimento da economia local e regional”, Fábio Ferreira, apresentou um panorama do setor turístico da cidade a qual ele é secretário de Turismo, Brotas, por meio de números, estratégias e diagnósticos das ações realizadas. 

Já Toni Sando, levou aos presentes uma reflexão sobre o rol turístico nos últimos tempos, muito abalado pela pandemia e com um cenário muito incerto, ainda pelos efeitos da Covid-19 e da guerra na Ucrânia, mas sempre com pensamentos positivos por dias melhores. 

O secretário de Turismo de Tatuí e interlocutor da Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista”, Cassiano Sinisgalli, também fez um panorama geral do polo turístico das 10 cidades que integram a região, destacando as ações realizadas, as posições dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, os empregos gerados no setor turístico e os atrativos e eventos que acontecem nas referidas cidades.  

O “4º Encontro Municipal de Turismo” faz parte do Calendário Oficial de Tatuí, como estabelecido pela Lei Municipal n° 5.460/2020, que também cria o Dia Municipal de Turismo no município, a ser celebrado no mesmo dia do Dia Nacional do setor, em 27 de setembro. 

Selo de Qualidade Turística – Também durante o evento foram entregues certificados do Selo de Qualidade Turística aos estabelecimentos aprovados em 2022. São eles: GiCakes e Doces; Doce Cidade; Ana Banana Cone Trufado; Restaurante Matriz 26; Pesqueiro e Restaurante Tradição; Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”; Galeria Mangueiras; Michele Machado de Oliveira; Antigomobilismo Clube de Tatuí; LRJ – Eventos Esportivos, Culturais e Turísticos; Hotel Del Fiol; Doceria Pingo Doce; Boteco do Bodega; Maracangalha Gastronomia; Pastelaria Oliveira; Pinga dos Ramos; Netos Café; Centro Hípico Tatuí; Museu Histórico “Paulo Setúbal”; Rancho da Viola; Espaço Jardim Babilônia; Açaí Town; Docicado Doceria; e Águas Claras Estância e Pesqueiro.

O Selo é uma certificação totalmente gratuita, que visa incentivar a melhoria da qualidade no atendimento turístico local, como um elemento de reconhecimento àqueles que investirem na qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes.  

Esse mecanismo de certificação dá credibilidade aos estabelecimentos comprometidos em oferecerem bons serviços, orientando tanto os turistas quanto à população do município; além de valorizar os estabelecimentos do segmento turístico, auxiliando-os na retomada econômica e no fortalecimento deste setor após o fim das restrições impostas por causa da pandemia. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

“MÚSICA NA PRAÇA”: BANDAS SINFÔNICAS JUVENIL E JOVEM DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ SE APRESENTAM NO CORETO DA PRAÇA DA MATRIZ

No repertório, os grupos apresentarão músicas que marcaram a trilha sonora de clássicos do cinema, além de obras de importantes compositores brasileiros.

PARA OFERECER CURSOS GRATUITOS DO FUSSTAT, PREFEITURA INAUGURA O CENTRO COMUNITÁRIO “PEDRO ANTÔNIO SANTI”

O local tem capacidade para oferecer até três cursos gratuitos do FUSSTAT simultaneamente, atendendo, aproximadamente, 40 alunos por dia.

NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA DESTE MÊS DE JUNHO, DIA 28, BIBLIOTECA MUNICIPAL APRESENTA SHOW DO DUO CANTARSI

Formado por Karine Franklin (canto e alaúde) e Dagma Eid (alaúde, guitarra barroca e arquialaúde), o Duo Cantarsi tem em comum o entusiasmo pela música antiga.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo