Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. VIAGEM DE DOM PEDRO I DE VOLTA À PORTUGAL É TEMA DO FILME QUE SERÁ EXIBIDO NO…

VIAGEM DE DOM PEDRO I DE VOLTA À PORTUGAL É TEMA DO FILME QUE SERÁ EXIBIDO NO PROJETO “PONTOS MIS” NESTE FIM DE SEMANA  

Publicado em:

Projeto “Pontos MIS” exibirá o filme “A Viagem de Pedro” no Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

Das 20h desta sexta-feira (23/09) até a mesma hora deste sábado (24/09), o Projeto “Pontos MIS”, realizado pelo Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), exibirá o filme “A Viagem de Pedro”. Já o Bate-papo de Cinema acontecerá no sábado (24/09), a partir das 16h, após a exibição do filme no “Auditório MIS”, informa a Prefeitura de Tatuí, por meio do Museu Histórico “Paulo Setúbal”. 

O filme (Brasil, 2022, 96 minutos, 14 anos) é dirigido pela cineasta Laís Bodanzky e tem a participação do ator Cauã Reymond como Dom Pedro I (coprodução Brasil/Portugal). Ele apresenta um retrato de desconstrução de uma das figuras históricas mais importantes do Brasil, Dom Pedro I. O primeiro imperador do Brasil, doente e inseguro, a bordo da nau inglesa “Warspite”, em 1831, está retornando à Europa e, durante a travessia pelo Oceano Atlântico, reflete sobre sua vida no Brasil, desde a infância até sua saída na calada na noite, na companhia de membros da corte, oficiais, serviçais e escravizados. 

Para assistir ao filme é necessário realizar a inscrição no link https://bit.ly/3DFos45. Esta exibição compõe a programação da “16ª Primavera dos Museus” – uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), que neste ano tem como tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, em virtude do bicentenário da Independência do Brasil. 

Bate-Papo de Cinema – A ação, que poderá ser acompanhada no link https://bit.ly/3Btddt3, será mediada pelo cineasta Bruno Cucio, sócio da “Travessia Filmes”, que desde 2009 atua em projetos audiovisuais de produção artística e formação de público. Foi produtor executivo do longa-metragem “Para’í”, exibido em diversos festivais nacionais e internacionais, dirigiu os curtas-metragens “Um Homem Satisfeito” (2015), “Até Onde” (2013) e “Será (?)” (2012). Também foi produtor e curador dos festivais de cinema “XI Cinefest Gato Preto” – contemplado pelo ProAC Ações de Fomento, em 2014 – e “Move Cine Arte”, em 2012. 

O bate-papo trará membros da equipe do filme, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cineclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades da produção. São eles: Laís Bodanzky (diretora do filme em exibição, sócia da produtora Buriti Filmes, ex-presidente da SPCine – responsável pelo setor audiovisual da Capital Paulista – e membro da “The Academy”, que fez com que ela tivesse direito a voto na premiação do “Oscar”); Marcial Macome (licenciado em Teatro e doutorando em Artes Cênicas na USP, já participou de diversos festivais, como ator e diretor, entre eles o “Drama Festival”, em Johanesburgo, o “Theater Festival”, no Zimbábue, o “Amandla Festival”, na Tanzânia, o “Helsinque Festival of Drama”, na Finlândia e o “Festival de Teatro de Rua”, em Belo Horizonte); e Dirce Thomaz (mestranda em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades, que atua há mais de 30 anos como atriz e já participou de diversos projetos de teatro e cinema). 

Compartilhe:

Outras

Notícias

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo