“SETEMBRO AMARELO”: SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE, NA CÂMARA, PALESTRA DE COMBATE AO SUICÍDIO

Palestra "A vida é a melhor escolha" aconteceu na Câmara de Tatuí.

Como parte das ações da Campanha “Setembro Amarelo”, promovida nacionalmente desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, na última sexta-feira (16/09), na Câmara Municipal de Tatuí, a palestra “A vida é a melhor escolha”. 

A palestra, aberta ao público em geral, foi conduzida pelas psicólogas da Rede de Atenção Básica, Fernanda Pereira dos Santos e Lucimara Rosa Ribeiro de Paula, que explanaram a respeito de sofrimento psíquico e de suicídio. 

Combate ao suicídio – Embora os números de suicídio estejam caindo em todo o mundo, na América Latina acontece o inverso. No Brasil, são registrados, aproximadamente, 14 mil casos por ano, o que corresponde a cerca de 38 suicídios por dia, o que é um número muito alarmante – sem contar os casos de subnotificação.  

Em virtude disso, são necessárias as ações de combate e orientação ao suicídio, por meio de diversas táticas, como a de disseminar conteúdos de orientação para toda a população, com o intuito de diminuir esses números.  

Em Tatuí, as pessoas podem procurar atendimento no CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), situado na Rua Benedito Pereira Machado, nº 450, Vila Paulina, telefone (15) 3251-4370; no CAPS-II, situado na Avenida Zilah de Aquino, nº 1310, Bairro Valinho, telefone (15) 3205-1135; com os psicólogos da Unidade de Saúde mais próxima de sua residência; e, em caso de emergência, na Unidade de Pronto Atendimento de Tatuí – UPA 24 horas, situada na Rua Quim Quevedo, nº 56, Jardim Junqueira, telefone (15) 3305-1032.  

Além disso, existem os atendimentos por meio do Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo telefone 188 ou pelo chat, no site cvv.org.br. 

Compartilhe:

Skip to content