Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. NO DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, PREFEITURA E CMDPD REALIZAM ENCONTRO SOBRE ACESSIBILIDADE

NO DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, PREFEITURA E CMDPD REALIZAM ENCONTRO SOBRE ACESSIBILIDADE

Publicado em:

“1º Encontro Municipal sobre Acessibilidade” trouxe à discussão alguns dos desafios da pessoa com deficiência.

A Câmara Municipal de Tatuí sediou, na manhã desta quarta-feira (21/09), o “1º Encontro Municipal sobre Acessibilidade”, promovido pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CMDPD. A realização do evento se deu em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. 

O encontro teve início com uma belíssima apresentação do coral da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Tatuí, seguido por uma palestra sobre acessibilidade e a leitura de um texto de conscientização. 

A palestra, com o tema “Acessibilidade na Prática”, foi conduzida pela professora-doutora de Engenharia Civil, Aparecida Silva Santos Carbone, e pelo engenheiro civil pleno, especialista em Mobilidade Urbana, Cleyzerson Pinheiro. Eles explanaram sobre a importância da conscientização sobre o respeito e a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, principalmente nas questões voltadas à mobilidade e à acessibilidade, fatores que refletem na circulação, na autonomia e na qualidade de vida das pessoas. 

Além disso, os palestrantes apresentaram exemplos de experiências sobre a problemática, como o material de confecção de calçadas e a arborização urbana e seu impacto na caminhabilidade, para ressaltar a importância do planejamento dos municípios na questão da acessibilidade, seguindo a tendência “Smart Cities” – Cidades Inteligentes, em tradução livre.  

Por fim, encerrando o evento, os presentes na Câmara puderam fazer perguntas, o que possibilitou que um amplo debate sobre a temática acontecesse no local. 

O “1º Encontro Municipal sobre Acessibilidade” contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Marcos de Abreu, e dos vereadores Renan Cortez e Jairo Martins (Pepinho); dos secretários municipais Tirza Luiza de Melo Meira Martins (Saúde), Elaine Leite de Camargo Miranda (Direitos Humanos, Família e Cidadania), Aniz Eduardo Boneder Amadei (Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho), Miguel Angelo de Campos (Segurança Pública e Mobilidade Urbana) e Alessandro Bosso (Assistência e Desenvolvimento Social); do chefe de Gabinete, Christian Pereira de Camargo; do diretor do Departamento da Pessoa com Deficiência, Rodnei Rocha; da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Marina Oliveira; e da presidente da APODET – Associação das Pessoas com Deficiência, Francelina de Fatima Martins. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo