Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. “16ª PRIMAVERA DOS MUSEUS”: CONCERTO DIDÁTICO “ARS DE PULSATIONE” ACONTECERÁ QUINTA-FEIRA NO MUSEU

“16ª PRIMAVERA DOS MUSEUS”: CONCERTO DIDÁTICO “ARS DE PULSATIONE” ACONTECERÁ QUINTA-FEIRA NO MUSEU

Publicado em:

Concerto Didático “Ars de Pulsatione” será ministrado por Dagma Eid.

Como parte da programação nacional da “16ª Primavera dos Museus” – uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, receberá, na próxima quinta-feira (22/09), às 19h, o Concerto Didático “Ars de Pulsatione”, ministrado por Dagma Eid. 

Com classificação livre e entrada franca, o concerto é composto por músicas de correntes Renascentista, Barroca e Clássica – presentes em um álbum musical lançado em 2022 pela proponente do projeto. As composições serão executadas por instrumentos de cordas dedilhadas, que remontam aos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX, como vihuela, guitarra barroca e guitarra romântica. 

O nome em latim “Ars de Pulsatione” faz referência a arte de tocar os referidos instrumentos, que são parte da família do violão. Sendo assim, além de executar as composições, o Concerto demonstra a história da evolução deste instrumento de cordas. O público presente ainda poderá ter contato com réplicas de instrumentos da época. 

O projeto foi um dos habilitados no Edital de Cultural 03/2022, do “2º Festival de Arte e Cultural de Tatuí”, promovido pela Prefeitura de Tatuí.  

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, local do concerto didático, está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969. 

Sobre a proponente – Dagma Eid é violonista especializada em instrumentos de cordas dedilhadas históricas, doutoranda em Música pela Unesp, mestre em Música pela USP, bacharel em Música pela Unesp e formada em Violão Erudito pelo Conservatório de Tatuí. Ela já participou de diversos festivais e cursos de extensão universitária Brasil afora, sendo premiada em concursos nacionais.

A violonista também realiza atividades na música de câmara, atuando em duetos, trios, cameratas de violões, grupos de música antiga e outras formações. Com a Camerata de Violões de Tatuí, ela gravou os CD’s “Vê se te agrada” e “Octopus Convida”; com o Duo Favoriti – único duo brasileiro que utiliza réplicas da guitarra Lacôte de 1829 – gravou o CD “Diversi”. 

Em 2020, lançou o álbum “Ars de Pulsatione”, que descreve sua trajetória como violonista e pesquisadora, com o mesmo nome da série de vídeos que produz para seu canal no Youtube. Atualmente é professora de violão e de cordas dedilhadas históricas, música de Câmara e regente da Camerata Jovem de Violões do Conservatório de Tatuí. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo