Ir para o conteúdo

Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. “16ª PRIMAVERA DOS MUSEUS”: CONCERTO DIDÁTICO “ARS DE PULSATIONE” ACONTECERÁ QUINTA-FEIRA NO MUSEU

“16ª PRIMAVERA DOS MUSEUS”: CONCERTO DIDÁTICO “ARS DE PULSATIONE” ACONTECERÁ QUINTA-FEIRA NO MUSEU

Publicado em:

Concerto Didático “Ars de Pulsatione” será ministrado por Dagma Eid.

Como parte da programação nacional da “16ª Primavera dos Museus” – uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, receberá, na próxima quinta-feira (22/09), às 19h, o Concerto Didático “Ars de Pulsatione”, ministrado por Dagma Eid. 

Com classificação livre e entrada franca, o concerto é composto por músicas de correntes Renascentista, Barroca e Clássica – presentes em um álbum musical lançado em 2022 pela proponente do projeto. As composições serão executadas por instrumentos de cordas dedilhadas, que remontam aos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX, como vihuela, guitarra barroca e guitarra romântica. 

O nome em latim “Ars de Pulsatione” faz referência a arte de tocar os referidos instrumentos, que são parte da família do violão. Sendo assim, além de executar as composições, o Concerto demonstra a história da evolução deste instrumento de cordas. O público presente ainda poderá ter contato com réplicas de instrumentos da época. 

O projeto foi um dos habilitados no Edital de Cultural 03/2022, do “2º Festival de Arte e Cultural de Tatuí”, promovido pela Prefeitura de Tatuí.  

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, local do concerto didático, está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969. 

Sobre a proponente – Dagma Eid é violonista especializada em instrumentos de cordas dedilhadas históricas, doutoranda em Música pela Unesp, mestre em Música pela USP, bacharel em Música pela Unesp e formada em Violão Erudito pelo Conservatório de Tatuí. Ela já participou de diversos festivais e cursos de extensão universitária Brasil afora, sendo premiada em concursos nacionais.

A violonista também realiza atividades na música de câmara, atuando em duetos, trios, cameratas de violões, grupos de música antiga e outras formações. Com a Camerata de Violões de Tatuí, ela gravou os CD’s “Vê se te agrada” e “Octopus Convida”; com o Duo Favoriti – único duo brasileiro que utiliza réplicas da guitarra Lacôte de 1829 – gravou o CD “Diversi”. 

Em 2020, lançou o álbum “Ars de Pulsatione”, que descreve sua trajetória como violonista e pesquisadora, com o mesmo nome da série de vídeos que produz para seu canal no Youtube. Atualmente é professora de violão e de cordas dedilhadas históricas, música de Câmara e regente da Camerata Jovem de Violões do Conservatório de Tatuí. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

MÚSICA, EMOÇÃO E NOVOS ESPAÇOS CULTURAIS: FESTIVAL CAPITAL DA MÚSICA SEGUE ENCANTANDO NA 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ

Programação musical valoriza talentos locais, promove encontros emocionantes e leva cultura de qualidade ao coração da cidade.

COM RECORDE DE PÚBLICO, 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ ATRAI MAIS DE 40 MIL VISITANTES NO PRIMEIRO DIA

Evento teve início no feriado da Revolução Constitucionalista e reforça o protagonismo de Tatuí como Terra dos Doces Caseiros e Capital da Música.

GCM DE TATUÍ PRENDE PROCURADO COM APOIO DA MURALHA DIGITAL

Reconhecimento facial e monitoramento da Muralha Digital durante a Feira do Doce auxiliam na localização e na prisão de indivíduo com mandado judicial.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.