Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. “SETEMBRO AMARELO”: EM TATUÍ, REDE DE APOIO BUSCA CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO AO SUICÍDIO 

“SETEMBRO AMARELO”: EM TATUÍ, REDE DE APOIO BUSCA CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO AO SUICÍDIO 

Publicado em:

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado em 10 de setembro, porém, a Campanha é realizada ao longo de todo o mês, com o objetivo de diminuir os índices de suicídio.

Neste mês dedicado à prevenção ao suicídio e intitulado “Setembro Amarelo”, diversas ações para solucionar a problemática são realizadas em todo o País. A Campanha promovida nacionalmente desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), tem como tema neste ano “A vida é a melhor escolha”.  

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado em 10 de setembro, porém, a Campanha é realizada ao longo de todo o mês, com o objetivo de diminuir os índices de suicídio. No município, as ações são realizadas pela Prefeitura de Tatuí, por meio da RAPS – Rede de Atenção Psicossocial, vinculada à Secretaria de Saúde, com o apoio da Rede Interssetorial e da Atenção Básica em Saúde.  

Para abordar o tema “A vida é a melhor escolha, você não está sozinho”, a equipe está realizando diversas ações, entre elas: palestras nas Unidades Básicas de Saúde e nas unidades escolares de Ensinos Fundamental e Médio; reuniões nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS’s); além de um evento, dia 21/09 (quarta-feira), às 9h, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, sobre a importância da dança e da atividade física no enfrentamento à ansiedade e à depressão, com apresentação da equipe do Centro de Valorização da Vida (CVV) e do coral do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas). 

Combate ao suicídio – Embora os números de suicídio estejam caindo em todo o mundo, na América Latina acontece o inverso. No Brasil, são registrados, aproximadamente, 14 mil casos por ano, o que corresponde a cerca de 38 suicídios por dia, o que é um número muito alarmante – sem contar os casos de subnotificação. 

Em virtude disso, são necessárias as ações de combate e orientação ao suicídio, por meio de diversas táticas, como a de disseminar conteúdos de orientação para toda a população, com o intuito de diminuir esses números. 

Em Tatuí, as pessoas podem procurar atendimento no CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), situado na Rua Benedito Pereira Machado, nº 450, Vila Paulina, telefone (15) 3251-4370; no CAPS-II, situado na Avenida Zilah de Aquino, nº 1310, Bairro Valinho, telefone (15) 3205-1135; com os psicólogos da Unidade de Saúde mais próxima de sua residência; e, em caso de emergência, na Unidade de Pronto Atendimento de Tatuí  – UPA 24 horas, situada na Rua Quim Quevedo, nº 56, Jardim Junqueira, telefone (15) 3305-1032. 

Além disso, existem os atendimentos por meio do Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo telefone 188 ou pelo chat, no site cvv.org.br. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

“MÚSICA NA PRAÇA”: BANDAS SINFÔNICAS JUVENIL E JOVEM DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ SE APRESENTAM NO CORETO DA PRAÇA DA MATRIZ

No repertório, os grupos apresentarão músicas que marcaram a trilha sonora de clássicos do cinema, além de obras de importantes compositores brasileiros.

PARA OFERECER CURSOS GRATUITOS DO FUSSTAT, PREFEITURA INAUGURA O CENTRO COMUNITÁRIO “PEDRO ANTÔNIO SANTI”

O local tem capacidade para oferecer até três cursos gratuitos do FUSSTAT simultaneamente, atendendo, aproximadamente, 40 alunos por dia.

NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA DESTE MÊS DE JUNHO, DIA 28, BIBLIOTECA MUNICIPAL APRESENTA SHOW DO DUO CANTARSI

Formado por Karine Franklin (canto e alaúde) e Dagma Eid (alaúde, guitarra barroca e arquialaúde), o Duo Cantarsi tem em comum o entusiasmo pela música antiga.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo