Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. VISANDO A DEMOCRATIZAÇÃO DA ARTE, CIA. DE TEATRO DO CONSERVATÓRIO APRESENTA ESPETÁCULO NO CEU DAS ARTES

VISANDO A DEMOCRATIZAÇÃO DA ARTE, CIA. DE TEATRO DO CONSERVATÓRIO APRESENTA ESPETÁCULO NO CEU DAS ARTES

Publicado em:

Espetáculo “Kitembo – entre nascedouros e poentes”, da Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí, será apresentado no CEU das Artes.

O Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, da Prefeitura de Tatuí, receberá, neste domingo (28/08), o espetáculo “Kitembo – entre nascedouros e poentes”, da Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí. Com início às 16h, a peça escrita pela dramaturga Cristiane Sobral, terá entrada gratuita. 

A peça retrata a história de um menino que fica encantado e curioso com a existência de uma entidade chamada “Kitembo”, revelada por meio do nascimento de duas meninas, que conduz “as chegadas e partidas deste mundo”, levando ao público uma temporalidade com “gosto de vida, tátil em seus tecidos, tênues e perfumados”. 

A acessibilidade também se faz presente na apresentação teatral, por meio de elementos poéticos, ou seja, recursos de tradução apartados da cena passam a adentrar as composições visuais e sonoras do trabalho, graças a estudos feitos a partir da audiodescrição e da Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

Um fato importante sobre a peça, é ela ter sido a primeira escrita por uma mulher para a Companhia de Teatro do Conservatório; Sobral é reconhecida internacionalmente por suas publicações e palestras, principalmente em países africanos e nas Américas. Além disso, a peça tem direção de Thiago Leite e colaboração da atriz e professora Adriana Afonso. 

Os espetáculos dos grupos artísticos do Conservatório de Tatuí devem ocorrer até o final do ano, em bairros e equipamentos culturais do município, com o objetivo de democratizar cada vez mais o acesso as mais diversas manifestações artísticas.  

O CEU das Artes está situado na Rua Ana Rosa Monteiro, nº 475, Jardim Santa Helena. 

Cia. de Teatro – O agrupamento artístico do Conservatório de Tatuí foi criado em 2009 e tem a coordenação de Thiago Leite. Formado por 15 integrantes – alunos bolsistas do curso de Artes Cênicas -, o grupo já participou de diversos festivais Brasil afora, recebendo muitas premiações. 

Atualmente, a Companhia se dedica na encenação de obras da dramaturgia brasileira contemporânea, além de manter as raízes dos grupos que conduziam as atividades cênicas antes da criação do Departamento de Artes Cênicas, como o “Grupo Sófocles”, “Grupo de Teatro Contemporâneo” e “Grupo Teatral Novas Tendências”. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

“BIBLIOTECA ITINERANTE – INTERVALO LITERÁRIO” PROMOVE ENCONTRO COM O ESCRITOR RENATO J. MELLO NA E.E. PEI “PROF. ARY DE ALMEIDA SINISGALLI”

No bate-papo com Renato J. Mello, os alunos terão a oportunidade de interagir com um escritor, extraindo, de forma enriquecedora, tudo o que a escrita e a leitura podem proporcionar.

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE TATUÍ, EM PARCERIA COM O SENAI, INICIA A PRIMEIRA TURMA DO CURSO INÉDITO DE COMANDOS ELÉTRICOS

Há previsão de abertura de novas turmas; os interessados devem procurar o Centro de Formação Profissional de Tatuí – Parceria SENAI.

TATUÍ REALIZA A 2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE NESTA QUINTA-FEIRA (13/6)

Esta Conferência é uma etapa preparatória para a “7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas” e para a “6ª Conferência Nacional das Cidades”.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo