Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. NA ESF DO CDHU, 8 PACIENTES INICIAM TRATAMENTO PARA REDUÇÃO DA DEPENDÊNCIA AO TABACO

NA ESF DO CDHU, 8 PACIENTES INICIAM TRATAMENTO PARA REDUÇÃO DA DEPENDÊNCIA AO TABACO

Publicado em:

Durante dois meses, os pacientes serão submetidos a tratamento médico e terapia farmacológica, para reduzir a dependência ao tabaco.

Oito pacientes iniciaram, na última terça-feira (09/08), na Estratégia Saúde da Família (ESF) “Othoniel Cerqueira Luz”, do Conjunto Residencial “Orlando Lisboa de Almeida” – CDHU, um tratamento no Programa Nacional de Combate ao Tabagismo, coordenado pela médica da Família, Raíssa Motta Russo.

Durante dois meses, os pacientes serão submetidos a tratamento médico e terapia farmacológica, para reduzir a dependência ao tabaco, além de terem apoio multiprofissional para que abandonem totalmente o uso do cigarro.

O Programa Nacional de Combate ao Tabagismo tem o objetivo de reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.

O tabagismo – O tabagismo é considerado uma doença crônica global, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), com elevado potencial de morbimortalidade. Devido ser o tabaco uma droga legalizada, de fácil acesso e de preço acessível, esta doença se tornou um grande problema de saúde pública, principalmente no momento atual da pandemia, no qual, observa-se como um fator importante de risco para o agravamento da Covid-19. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), existem mais de 100 razões para as pessoas pararem de fumar, entre elas: todos os anos, 8 milhões de pessoas no mundo morrem e, no Brasil, 443 pessoas morrem a cada dia por causa direta do tabagismo; fumantes têm maior risco de desenvolverem quadro grave de Covid-19; aumenta-se potencialmente o risco de diversos tipos de cânceres e doenças cardiovasculares, como infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC), doenças do pulmão e doenças autoimunes; mais de 1 milhão de pessoas morrem todos os anos devido à exposição ao fumo passivo, além do aumento do risco de desenvolver câncer de pulmão e outras doenças; é caro, você pode usar seu dinheiro em coisas mais importantes e saudáveis; todas as formas de tabaco são letais e prejudiciais, tais como cigarro eletrônico,  narguilés e mascar tabaco; parar de fumar por um ano, diminui em 50% o risco de doenças cardiovasculares, por cinco anos diminui pela metade o risco de cânceres e, por 15 anos, o risco de sofrer um infarto passa a ser igual de quem nunca fumou.

Compartilhe:

Outras

Notícias

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo