Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. PSICÓLOGA JOCIANE MARTHENDAL OLIVEIRA SANTOS LANÇARÁ DOIS LIVROS NESTA NOITE, NO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL”

PSICÓLOGA JOCIANE MARTHENDAL OLIVEIRA SANTOS LANÇARÁ DOIS LIVROS NESTA NOITE, NO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL”

Publicado em:

Obras são da psicóloga Jociane Marthendal Oliveira Santos, que também fará uma noite de autógrafos de seus exemplares.

Nesta terça-feira (09/08), às 19h, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, sediará o lançamento dos livros “O estágio curricular supervisionado em cursos de graduação de Psicologia: avaliação sobre a implementação da política” e “O lugar dos pais no tratamento clínico com crianças”. As obras são da psicóloga Jociane Marthendal Oliveira Santos, que também fará uma noite de autógrafos de seus exemplares, que podem ser adquiridos no site www.editoracrv.com.br.  

O primeiro livro é fruto da dissertação de Mestrado da escritora, concluído em 2020, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-So) do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sob a orientação do professor Paulo Gomes Lima, do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So) da referida instituição. 

De acordo com Jociane, a pesquisa teve o objetivo de analisar o processo de implementação dos estágios curriculares supervisionados (ECS) nos cursos de graduação em Psicologia, após a criação da Lei do Estágio nº 11.788/2008, considerando a visão de coordenadores e professores supervisores de estágios das instituições selecionadas. 

No livro, a autora contextualiza o cenário do estágio curricular supervisionado no Brasil; descreve o processo de introdução de estágio curricular nos cursos de Psicologia no Brasil; compreende a dimensão das políticas de estágio curricular supervisionado, à luz da abordagem do ciclo de políticas; e discute as alterações predominantes quanto à organização e oferta dos ECS em Psicologia nas instituições selecionadas, a partir das devolutivas dos respondentes (coordenadores e supervisores). 

Além de todo esse levantamento bibliográfico, Jociane realizou entrevistas com coordenadores e professores supervisores de estágios de quatro universidades, dos quais alguns deles atuam há mais de 30 anos e outros ainda estão no começo de suas carreiras – ambos em cursos de Psicologia -, para que as opiniões sobre os estágios como uma “política educacional” pudessem ser comparadas.  

Os resultados obtidos contribuem para a análise sobre a formação de psicólogos no Brasil e apresenta os caminhos percorridos na formação desses profissionais no País. “A pesquisa apresenta as problematizações que transversalizam os estágios de Psicologia, as modificações na legislação e os regimentos que acompanham os movimentos globais do capitalismo, requerendo da estrutura educacional brasileira estratégias no atendimento às demandas sociais e, por outro lado, às demandas do mercado a partir do neoliberalismo. É nesta relação conflituosa entre a formação ética e as demandas advindas do capital que o estágio se torna o cerne para a investigação e a análise do processo de formação no Ensino Superior”, destaca a autora. 

Já o segundo livro, que também será lançado nesta noite, intitulado “O lugar dos pais no tratamento clínico com crianças”, é um manual para estudantes e psicólogos iniciantes em práticas clínicas com crianças. A obra apresenta uma proposta de trabalho a ser realizada, com o diferencial de disponibilizar fragmentos de dois casos, para análises que podem ser feitas em sala de aula. 

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, local do evento, está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969.









Compartilhe:

Outras

Notícias

EVANDRO CAMARGO É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO “HAPPY HOUR MUSICAL”

Cantor tatuiano se apresenta no dia 28 de junho, sexta-feira, às 19h, na Praça de Alimentação Municipal.

VIOLINISTA ALESSANDRO PENEZZI É O CONVIDADO ESPECIAL DO PROJETO “RODA DE CHORO”

O evento, às 17h do dia 25 de junho, é gratuito e acontece no Foyer Mário Covas, situado no Teatro Procópio Ferreira.

NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TATUÍ COMEÇA A DIMINUIR COM O FIM DO PERÍODO EPIDÊMICO, QUE TERMINOU NO MÊS DE MAIO

Clima mais frio e seco, somado as ações realizadas pela Prefeitura e pela população, atuam na diminuição dos focos do mosquito Aedes Aegypti.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo