Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. EXPOSIÇÃO “TERRA DE PAULO SETÚBAL” VOLTA EM CARTAZ A PARTIR DE SEGUNDA

EXPOSIÇÃO “TERRA DE PAULO SETÚBAL” VOLTA EM CARTAZ A PARTIR DE SEGUNDA

Publicado em:

Mingo Jacob, artista plástico de Tatuí.

Neste sábado (06/08), às 20h, na Praça da Matriz, acontecerá a abertura da Exposição “Terra de Paulo Setúbal”, do artista plástico Domingos Jacob Filho, mais conhecido como Mingo Jacob. O ato inicial da mostra será abrilhantado com a apresentação musical do Grupo “Seresteiros com Ternura”, e será transmitido no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no Youtube (https://bit.ly/2Yuui6i). 

Já a exposição, poderá ser apreciada gratuitamente no Centro Cultural de Tatuí, de 7 a 26 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e das 19h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 19h às 21h 

As 20 obras que compõe a exposição são um tributo a “terra do chão vermelho”. Nestas pinturas em óleo sobre tela, o artista retrata sua vivência rural por meio das paisagens de Tatuí, cidade natal de Paulo Setúbal. O escritor tatuiano, Paulo Setúbal, foi imortalizado pela Academia Brasileira de Letras e em 2020 comemorou-se o Jubileu de Centenário de sua obra “Alma Cabocla”, que descreve personagens e o cotidiano de Tatuí, e na qual as obras de Mingo são inspiradas. 

A exposição permitirá ao público sentir na alma a emoção de quem vive no campo e valoriza cada metro quadrado daquele ambiente, tornando o homem e o campo uma comunhão intensa na valorização do solo e seus frutos. 

Compõe a ficha técnica da exposição: a produtora “RV Produções Culturais”; o gestor cultural Rogério Vianna; o produtor cultural Donny Barros; a assistente de produção Maria Augusta de Abreu Raggio Barbará; o fotógrafo Laio de Almeida; arte visual por Paulo Rogério Ribeiro; e som e iluminação de Victor Barros.  

A Exposição “Terra de Paulo Setúbal” foi contemplada pela ProAC Expresso nº 14/2021 – Artes Visuais/Circulação, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura de Tatuí. O Centro Cultural de Tatuí está situado na Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro (Praça da Santa). 

Sobre o artista plástico e curador – Mingo Jacob iniciou sua carreira artística no final dos anos 70, desenvolvendo trabalhos como desenhista em diversos eventos da época. Conheceu Jaime Pinheiro e principiou no ofício da Serigrafia. 

Na pintura em óleo sobre tela, começou seus estudos com a professora Therezinha Pinto, que, com seus ensinamentos, o iniciou definitivamente no mundo da pintura à óleo.  

Em 2008, se aperfeiçoou em Pintura Acadêmica, na Associação Paulista de Belas Artes, em São Paulo.   

Foi presidente da Amart – Associação dos Artistas Plásticos de Tatuí e Região e, em 2012, realizou a exposição “Tatuí na visão do Artista”, dando visibilidade artística para diversos patrimônios históricos da cidade. Também participou de salões, exposições coletivas e individuais, obtendo diversas premiações. 

Em 2018, realizou a exposição “Terra de Paulo Setúbal”, no Hotel Del Fiol e, em 2021 no Museu Histórico “Paulo Setúbal”.  

Suas obras serviram de inspiração para o “19º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais”, realizado pela Prefeitura de Tatuí para alunos das Redes Municipal, Estadual e Particular de Ensino. Por sua relevante atuação no cenário tatuiano e na difusão das artes plásticas, Mingo é membro do Júri do Concurso Paulo Setúbal, na modalidade Artes Visuais. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.

RETIFICADO O RESULTADO PARCIAL DO “4º FESTIVAL DE ARTE E CULTURA DE TATUÍ”

O recurso contra a publicação do resultado parcial pode ser apresentado pelo proponente até esta sexta-feira (26/4).

“DUPLA COMPANHIA” OFERECE CURSO GRATUITO DE TEATRO; INSCRIÇÕES PODEM SER FEITAS ATÉ 26 DE ABRIL

O curso proporcionará um espaço seguro e interdisciplinar, no qual artistas, atrizes, atores, pesquisadoras e pesquisadores poderão compartilhar vivências e experiências no campo cultural.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo