Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. OFICINA ON-LINE DO PROJETO “PONTOS MIS”, BASEADA NAS PRODUÇÕES  DE LEON HIRSZMAN, COMEÇARÁ NA PRÓXIMA…

OFICINA ON-LINE DO PROJETO “PONTOS MIS”, BASEADA NAS PRODUÇÕES  DE LEON HIRSZMAN, COMEÇARÁ NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA 

Publicado em:

Leon Hirszman foi cineasta.

Nos dias 18, 20 e 25 de julho, das 18h30 às 20h30, o Projeto “Pontos MIS”, realizado pelo Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), promoverá uma Oficina on-line intitulada “Por um Cinema Popular: Leon Hirszman, Política e Resistência”, com Reinaldo Cardenuto, informa a Prefeitura de Tatuí, por meio do Museu Histórico “Paulo Setúbal”. 

Os interessados em participar das 6 horas/aulas da Oficina, que tem classificação indicativa livre, devem fazer, gratuitamente, a inscrição no link https://bit.ly/3aJYe4v.  

A Oficina analisará a trajetória artística de um dos principais idealizadores do movimento “Cinema Novo”, Leon Hirszman, por meio de reflexões sobre a história política e cultural do Brasil entre 1960 e 1980. Cineasta de tradição realista, cuja obra transitou entre a militância política, a cultura popular e o apuro estético, Hirszman dirigiu filmes que propuseram leituras críticas em torno das heranças autoritárias do País. 

No curso, serão comentados os filmes “Pedreira de São Diogo” (1962), “S. Bernardo” (1972-74), “Partido Alto” (1976-82), “ABC da Greve” (1979-90) e “Eles não usam Black-tie” (1981), nos quais ele busca um cinema em diálogo com um público amplo, sempre se envolvendo com a resistência cultural em oposição à Ditadura Militar, que governou o País de 1964 a 1985. 

O oficineiro Reinaldo Cardenuto é professor adjunto do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense e possui doutorado em Meios e Processos Audiovisuais, pela Universidade de São Paulo (USP). Dentre suas publicações, destaca-se o livro homônimo à Oficina, finalista do “Prêmio Jabuti”, e a direção do documentário “Entre Imagens (Intervalos)”. É docente do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine) da UFF, e também atua como coordenador editorial da revista acadêmica C-Legenda. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

PREFEITURA REALIZA SETE PLANTÕES TIRA-DÚVIDAS DOS DOIS EDITAIS REFERENTES AO SALDO REMANESCENTE DA LEI PAULO GUSTAVO

As ações acontecerão nos dias 25 e 26 de junho e 2, 4, 11, 16 e 18 de julho, das 9h às 11h e das 13h às 17h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”.

PESSOA PORTADORA DE FIBROMIALGIA TEM ATENDIMENTO PRIORITÁRIO EM TATUÍ; CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO PODE SER ADQUIRIDA NO CIR – CENTRO INTEGRADO DE REABILITAÇÃO

A Carteira de Identificação da Pessoa Portadora de Fibromialgia é reconhecida como documento hábil para garantir atenção integral e atendimento prioritário nos serviços públicos e privados do município de Tatuí.

NOVA APRESENTAÇÃO DE MATHEUS FRANZ QUINTETO COM O CONCERTO “NOVAS NOTAS” É REALIZADA NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

O último concerto será neste domingo, dia 23 de junho, às 16h.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo