Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Destaque
  4. »
  5. MAIS DE 175 MIL PESSOAS PRESTIGIARAM A 8ª EDIÇÃO DA FEIRA DO DOCE DE TATUÍ

MAIS DE 175 MIL PESSOAS PRESTIGIARAM A 8ª EDIÇÃO DA FEIRA DO DOCE DE TATUÍ

Publicado em:

Doceiros que foram certificados no último dia da 8ª Feira do Doce de Tatuí, na Praça da Matriz.

Um dos principais eventos turísticos do Estado de São Paulo, a Feira do Doce de Tatuí, que neste ano esteve em sua 8ª edição, reuniu mais de 175 mil pessoas – oriundas de, aproximadamente, 50 cidades – durante os quatro dias da festa, que aconteceu de 7 a 10 de julho, na Praça da Matriz. A Feira do Doce contou com a presença de 60 doceiros tatuianos e 33 atrações musicais no Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”, que animou todos os dias do evento. 

Uma das grandes novidades desta edição da Feira, foi o sistema de monitoramento em tempo real na Praça, sob controle da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Tatuí e da Guarda Civil Municipal (GCM), com apoio de empresas privadas. Testado com sucesso na última Festa de São João do Bemfica, o sistema contou com câmeras de monitoramento em 360º para contagem de público e controle de acesso, com o intuito de coibir furtos, roubos e outras eventuais situações. 

Por meio deste sistema foi possível atestar que 30.179 pessoas passaram pela Praça da Matriz na quinta-feira (07/07); 40.650 pessoas estiveram no segundo dia da Feira (08/07); no feriado de 9 de julho (sábado), 56.162 pessoas passaram pelo local; e no domingo (10/07), 48.901 pessoas prestigiaram o último dia da 8ª edição da Feira do Doce, totalizando um público de 175.892 pessoas. 

Deste número, destaca-se a presença de turistas de várias partes do Brasil, como Belo Horizonte (MG), Blumenau (SC), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Manaus (AM), além, é claro, de todas as regiões do Estado de São Paulo, incluindo a capital e o litoral. “Vale mencionar, também, que recebemos grupos de visitantes por meio de agências de viagens, sendo dois ônibus da cidade de Sorocaba, dois de Itapecerica da Serra, além de São Paulo, Osasco e Jumirim”, destacou o secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Cassiano Sinisgalli. 

A Feira do Doce é um evento turístico, com foco no empreendedorismo, na geração de renda, na criação de novos negócios e no aumento da rede de contatos, com a participação de 60 doceiros locais, que comercializaram em seus stands mais de 250 tipos de doces caseiros. O objetivo do evento, que faz parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo por meio da Lei Estadual nº 15.844/2015, é buscar o empreendedorismo dos produtores de doce, dando oportunidade para que os visitantes encontrem todas as guloseimas gastronômicas em um único lugar, promovendo o desenvolvimento turístico do município, conhecido como a “Terra dos Doces Caseiros”. 

“O turismo gera lazer, desenvolvimento, renda e emprego para os municípios. Com a Feira do Doce deste ano, estimamos que foram criados mais de 500 empregos diretos, além dos empregos indiretos, e mais de R$ 1,5 milhões foram negociados pelos doceiros, movimentando todo o trade turístico, como bares, restaurantes, hotéis e estacionamentos. Estes números – que ainda serão confirmados por meio de um relatório estatístico da Feira – comprovam que Tatuí tem um potencial turístico muito forte”, concluiu o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior. 

Neste ano, a Feira do Doce contou com o apoio institucional da Associação Comercial e Empresarial de Tatuí – ACE, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista”, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, do Conservatório de Tatuí, da Sustenidos – Organização Social de Cultura, da Webby Internet e da Central de Rádio; e apoio cultural da Associação de Produtores de Doces de Tatuí (Aprodoce), do Sítio do Carroção, do McDonald’s, do Polo Industrial, do Centro Hípico, da Kéke Empreendimentos, da Cooperativa de Consumo – COOP, do Laboratório Cruzeiro, da BRZ Empreendimentos, do Caixa Aqui “JR Correspondente”, da Toyota Ramires, da Lucy Pet Shop, da Zillef Jeans e da Strufaldi – Pastilhas Cerâmicas. 

Festival Capital da Música – Desde 2017, a Feira do Doce é abrilhantada pelo festival de música que homenageia o saudoso maestro Antônio Carlos Neves Campos. Durante os quatro dias de festa, além de se deliciar com os mais diversos tipos de doces, o público pode apreciar música de qualidade com 23 grupos musicais, dos mais diversos gêneros – como Samba, Rock, Pop, Jazz, Blues, Música Popular Brasileira (MPB) e de Tradição e Raiz – que se apresentaram no coreto da Praça da Matriz.

Destaca-se, principalmente, a apresentação da Orquestra Sinfônica de Tatuí, na sexta-feira (08/07), na cerimônia de abertura da Feira, que foi abrilhantada com a participação do renomado pianista e maestro João Carlos Martins que, além de encantar a todos os presentes ao tocar algumas músicas no piano, também regeu a orquestra tatuiana. 

Outros diversos grupos se apresentaram, entre eles: “Doce Dueto”, com Maria Antônia Negrão (piano) e Rogers Bertinotti (violino); Duo Natália Campos (voz) e Joseval Paes (guitarra); “Duo Gama”, com Ivanilda Gama (voz e violão) e Sidnei Gama (piano); Rose Araújo Trio; Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí; Banda Revoltrio; Big Band do Conservatório de Tatuí; Júlio Nassi Trio; Seresteiros Alados de Tatuí; Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí; Orquestra Sinfônica do Centro Cultural Special Dog; Mistura Fina; Ruby Woo; M. Medeiros Grupo de Choro; Música Raiz do Conservatório de Tatuí; Banda Cherry Bomb; “Duo Casa Forte”, formado por Mayara Rios (piano e voz) e Reginaldo César (trombone e percussão); Jazz Combo do Conservatório de Tatuí; Flaviano Gomes e Banda; Samba em Família; Banda Live By Night; Bravo Electro e Ângelo Varella. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

EVANDRO CAMARGO É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO “HAPPY HOUR MUSICAL”

Cantor tatuiano se apresenta no dia 28 de junho, sexta-feira, às 19h, na Praça de Alimentação Municipal.

VIOLINISTA ALESSANDRO PENEZZI É O CONVIDADO ESPECIAL DO PROJETO “RODA DE CHORO”

O evento, às 17h do dia 25 de junho, é gratuito e acontece no Foyer Mário Covas, situado no Teatro Procópio Ferreira.

NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TATUÍ COMEÇA A DIMINUIR COM O FIM DO PERÍODO EPIDÊMICO, QUE TERMINOU NO MÊS DE MAIO

Clima mais frio e seco, somado as ações realizadas pela Prefeitura e pela população, atuam na diminuição dos focos do mosquito Aedes Aegypti.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo