Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. “MÚSICA NA PRAÇA” TERÁ COMO ATRAÇÃO A BANDA LIRA SANTA CECÍLIA, DE PEREIRAS

“MÚSICA NA PRAÇA” TERÁ COMO ATRAÇÃO A BANDA LIRA SANTA CECÍLIA, DE PEREIRAS

Publicado em:

Banda Lira Santa Cecília, de Pereiras, será atração do Projeto “Música na Praça”, neste sábado, às 11h, na Praça da Matriz.

Mesmo após muitos shows do Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”, a programação musical não para em Tatuí. Neste sábado (16/07), o Projeto “Música na Praça”, ação cultural da Prefeitura de Tatuí, receberá a Banda Lira Santa Cecília, da cidade de Pereiras, às 11h, na Praça da Matriz. 

Fundada oficialmente em 1884, a Banda já tinha registros de sua existência desde 1878, graças as viagens a cavalo, de Tietê até Pereiras, do maestro Honório de Almeida para dar aulas de música. Dentre seus alunos, destacaram-se Alexandre Paschoal e Rozendo Duarte Lobo, que foi maestro por 26 anos. Inicialmente, o grupo tinha o nome de “Lyra Pereirense”, mas, por indicação do padre Ângelo Tersi, teve seu nome alterado em homenagem a santa que é padroeira dos músicos, Santa Cecília. 

Um dos alunos de Honório, Alexandre Paschoal, foi professor de Sabatino Pastore, que regeu a Banda por 58 anos, sendo o grande responsável pela formação de muitos músicos de Pereiras e região. Ele foi sucedido por Maria Cristina de Jesus da Silva Ghiraldi – a primeira maestrina do grupo – que, faleceu em 2013; fato este que fez com que Juliano Gomes da Silva assumisse a função, a qual exerceu até o mês de agosto de 2021, quando assumiu o atual maestro, Roberto Elias da Silva Savoia. 

Além disso, a Escola de Música “Nicanor Molitor”, que surgiu por meio da Banda Lira Santa Cecília, funciona até hoje, formando músicos e enriquecendo ainda mais a história do grupo musical que existe há mais de um século. Atualmente, tem a frente Matheus Oliveira, na área de “madeiras”, Roberto Savóia, na área de “metais”, e Diego Veloso, na área de “percussão”. 

A corporação musical possui também um CD, intitulado “Nossa Banda… Nossa História…”, que registra obras de compositores pereirenses, expressando com evidência o valor da arte musical daquela terra. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

EVANDRO CAMARGO É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO “HAPPY HOUR MUSICAL”

Cantor tatuiano se apresenta no dia 28 de junho, sexta-feira, às 19h, na Praça de Alimentação Municipal.

VIOLINISTA ALESSANDRO PENEZZI É O CONVIDADO ESPECIAL DO PROJETO “RODA DE CHORO”

O evento, às 17h do dia 25 de junho, é gratuito e acontece no Foyer Mário Covas, situado no Teatro Procópio Ferreira.

NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TATUÍ COMEÇA A DIMINUIR COM O FIM DO PERÍODO EPIDÊMICO, QUE TERMINOU NO MÊS DE MAIO

Clima mais frio e seco, somado as ações realizadas pela Prefeitura e pela população, atuam na diminuição dos focos do mosquito Aedes Aegypti.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo