Ir para o conteúdo
  1. Home
  2. »
  3. Educação
  4. »
  5. TATUÍ REALIZA ETAPA MUNICIPAL DA CONAE – CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO – COM A PRESENÇA DE…

TATUÍ REALIZA ETAPA MUNICIPAL DA CONAE – CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO – COM A PRESENÇA DE 170 PROFISSIONAIS DA ÁREA

Publicado em:

Evento correu nas dependências da Fatec de Tatuí.

Com o intuito de canalizar as aspirações e expectativas da sociedade, construindo propostas para a definição e implementação de políticas públicas de Educação no País, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, nos dias 25 e 26/05, a Etapa Municipal da Conferência Nacional de Educação – CONAE 2022.  

Cerca de 170 pessoas, entre representantes dos Ensinos Municipal, Estadual e Particular, da Educação Infantil e Fundamental, além dos Ensinos Médio, Técnico e Superior, estiveram presentes no evento, que aconteceu na FATEC – Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”. 

A abertura oficial ocorreu no dia 25/05, com apresentação cultural do Trio Bravo Electro e uma dança do casal Isabela Domingues e Victor Gimenez, alunos da APAE Tatuí. A mesa de autoridades foi composta pelo prefeito de Tatuí, professor Miguel Lopes Cardos Júnior; pela secretária municipal de Educação, professora Elisângela da Costa Rosa Cecílio; pelo diretor da FATEC Tatuí, Anderson Luiz de Souza; e pelo coordenador do Núcleo 8 da organização da CONAE da UNCME (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação), presidente do Conselho Municipal de Educação de Itapetininga e assessor técnico de Relações Institucionais da Secretaria de Educação de Itapetininga, Rodrigo Furtado Borges Neto; que enfatizaram a importância de se fazer parte do processo de construção do Plano Nacional de Educação que perpetuará de 2024 a 2034. 

Os participantes também puderam desfrutar de uma palestra referente ao tema central da CONAE 2022: “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, a qual trouxe um relevante conhecimento e foi de grande contribuição para os debates que aconteceram nas plenárias. Esta palestra foi ministrada pelo professor Guilherme de Almeida, que é doutorando em Educação e mestre em Educação pela UNICAMP, coordenador da construção das Diretrizes Curriculares Municipais da Educação Básica dos municípios de Leme (SP, 2020) e Atibaia (SP, 2020), coordenador do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade do Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos (INPPDH) e coordenador-geral do Coletivo Autista da UNICAMP. A secretária de Educação encerrou o evento desta noite agradecendo ao palestrante e entregando-lhe um mimo que representa a “Terra dos Doces Caseiros”. 

Na quinta-feira (26/05), a Conferência foi aberta pelos alunos que formam o “Cordão dos Bichos Mirim”, que são estudantes do Maternal II e das 1ª e 2ª Fases da Pré-escola da EMEI “Joaquim da Silva Campos”. Os participantes do evento também tiveram a oportunidade de presenciar uma mesa de conversa entre a secretária Elisângela e o professor Rodrigo Furtado Borges Neto, com mediação da terapeuta ocupacional, Talita de Campos Urso, especialista em Gestão Pública e em Tecnologia Assistiva. Talita fez perguntas disparadoras sobre a temática central e sobre os três eixos que estruturam a CONAE 2022: 1. O Plano Nacional de Educação – PNE 2024-2034: avaliação das diretrizes e metas; 2.Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da Educação; e 3.Criação do Sistema Nacional de Educação – SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção. Posterior às colocações da mesa, foi feita a Plenária do Regimento Interno e o mesmo foi aprovado por unanimidade. Esse momento foi conduzido pela supervisora de Ensino Fundamental, professora Lucilene Cristina Domingues.  

Depois de um delicioso café e um bate-papo, os delegados foram divididos em cinco salas para plenárias de Eixos e Subeixos, sendo: Sala 1, Eixo 1, Subeixos: I. Evolução das Políticas Educacionais de 2018 a 2022 – avaliação da evolução das políticas públicas no âmbito da Educação, desde a realização da última CONAE (2018) até 2022; II. O Plano Nacional de Educação 2014-2024 – avaliação diagnóstica sobre as 10 diretrizes e 20 metas estabelecidas, atualização sobre as atuais demandas; e III. O PNE 2024-2034 e a valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde. Sala 2, Eixo 1, Subeixos: IV O PNE 2024-2034 e a Inclusão: acessibilidade, direitos humanos e ambientais, justiça social, políticas de cotas, educação especial e diversidade; V. O PNE 2024-2034 e a equidade: democratização do acesso, permanência, aprendizagem e gestão do fluxo escolar; e VI. O PNE 2024-2034 e a qualidade: avaliação e regulação das políticas educacionais, e Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Sala 3, Eixo 1, Subeixos: VII. O PNE 2024-2034 e a gestão democrática da escola pública: participação popular e controle social; XIII. O PNE 2024-2034: os limites e necessidades impostos por crises que impactem a escola: educação em tempos de pandemia; e IX. O PNE 2024-2034: desenvolvimento da educação profissional e tecnológica. Sala 4, Eixo 2Subeixos: I. O PNE 2024-2034 na definição de uma escola para o futuro que assegure o acesso a inovação, tecnologias, oferta de educação aberta e a distância; II. O PNE 2024-2034 na organização e construção de uma escola para o futuro: garantia referenciais curriculares, práticas pedagógicas, formação de professores e infraestrutura física e tecnológica que permitam a ampliação da conectividade, o acesso à internet e a dispositivos computacionais. Sala 5, Eixo 3, Subeixos: I. O PNE 2024-2034 na articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, parcerias público-privadas, avaliação e regulação da educação; II. O PNE 2024-2034, políticas intersetoriais de desenvolvimento e educação, cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação; III. O PNE 2024-2034 e o financiamento da educação: gestão, transparência e controle social. 

A Etapa Municipal da IV CONAE em Tatuí elegeu um delegado e um suplente de cada segmento da educação, sendo: Educação Básica, titular a coordenadora de Ensino Fundamental, Isabelle Karoline Chaves de Oliveira, eleita com 35,5% dos votos, e a suplente a coordenadora da Educação Infantil, Patrícia Olegário, que obteve 21,8% dos votos; Ensino Técnico, titular a pedagoga da Equipe Técnica da APAE, Simone Missias de Almeida, eleita com 100% dos votos; e Ensino Superior, titular a vice-diretora da FATEC Tatuí, Patrícia Glaucia Moreno, eleita com 70,8% dos votos, e a suplente a mestranda/pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar, Bruna Paes Junqueira Araújo, obteve 29,2% dos votos. 

A supervisora de Ensino Fundamental, professora Tatiane Barros de Miranda Popets, explicou que não haveria Plenária Final, pois nela consiste em aprovar ou rejeitar os textos e emendas que obtiveram mais de 30% e menos de 50% de votos dos presentes nas plenárias de Subeixos. Portanto, em todas as salas houve mais de 50% de votos nos textos e emendas, além de seus aditivos, supressivos e substitutivos. Após, a secretária Elisângela fez a homologação do documento de eleição e encerrou agradecendo e parabenizando a todos os que participaram desse ato democrático. 

Para a diretora da EMEF “Teresinha Vieira de Camargo Barros”, Ana Paula Camargo Bonassoli, a CONAE permitiu uma reflexão sobre o futuro do decênio 2024-2034, oportunizando o protagonismo junto à educação do País, dando voz e maior conhecimento das políticas públicas educacionais as quais fazem parte dentro do ambiente escolar e que se reflete na vida de toda a sociedade.  

Já o coordenador do Núcleo 8 da CONAE 2022 da UNCME, Rodrigo Furtado Borges Neto, parabenizou a dedicação, o cuidado e o zelo da Prefeitura de Tatuí: “fiquei encantado com a forma de trabalho e, acima de tudo, com o olhar humano para a Educação do prefeito Miguel e da secretária Elisangela, que coordenou tudo com diplomacia e comprometimento, além de se fazer presente durante todo o tempo. Gratidão por esta vivência, pelo aprendizado e pela experiência riquíssima, pelo trabalho de toda Comissão Organizadora, delegados participantes e ao Município, que ganha quando temos à frente gestores preocupados em promover, de fato, uma Educação de qualidade para todos”, enfatizou Rodrigo. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

TATUÍ APRESENTA RESULTADOS DA MURALHA DIGITAL EM FÓRUM REGIONAL SOBRE CIDADES INTELIGENTES

O prefeito Miguel é um dos palestrantes confirmados no evento que reunirá prefeitos, gestores e servidores públicos na próxima semana, em Sorocaba, para tratar da transformação digital das administrações municipais.

MAIS DE 1900 PORÇÕES DE DROGAS SÃO APREENDIDAS PELA GCM DE TATUÍ EM AÇÕES DE PATRULHAMENTO

As ações ocorreram em diferentes bairros da cidade, com destaque para as regiões do Jardim Wanderley, Vila São Lázaro e Vila Esperança.

100 DIAS DE GOVERNO: INVESTIMENTOS NO TURISMO FORTALECEM ECONOMIA LOCAL

Entre os destaques estão o lançamento do “Roteiro Turístico & Gastronômico de Férias”, a realização do “Tatuí Folia 2025 – O Carnaval da Família” e da “2ª Feira da Mulher Empreendedora” e melhorias na infraestrutura dos prédios e praças culturais.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.