Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. DOCUMENTO DE ELEVAÇÃO DA IGREJA MATRIZ A BASÍLICA, ENVIADO AO VATICANO, PASSA A COMPOR RESERVA TÉCNICA DO MUSEU 

DOCUMENTO DE ELEVAÇÃO DA IGREJA MATRIZ A BASÍLICA, ENVIADO AO VATICANO, PASSA A COMPOR RESERVA TÉCNICA DO MUSEU 

Publicado em:

Padre Élcio Roberto entrega documento histórico ao gestor do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Rogério Vianna.

No último dia 20 de abril (quarta-feira), o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, recebeu da Basílica Nossa Senhora da Conceição, para salvaguardo, uma cópia do documento “Notatiae ad Titulum Basilicae Minores Obtenendum” (em português: Questionário para Obtenção do Título de Basílica Menor). O arquivo do questionário da agora 74ª Basílica Menor do Brasil foi entregue pelo reitor da Basílica, padre Élcio Roberto de Góes, ao gestor do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Rogério Vianna. Tal documento ficará em posse do Museu, passando a compor sua Reserva Técnica. 

Em suas mais de 140 páginas, o documento descreve detalhes minuciosos de todos os elementos do templo religioso, que foram enviados para o Vaticano como parte do processo de elevação do Santuário a Basílica, respondendo a todas as solicitações enviadas em questionário pela Santa Sé. 

No documento, redigido em Latim e Português, constam detalhes diversos a respeito dos títulos, da natureza, das dimensões e da descrição da Igreja; além de dados notáveis, das atividades litúrgicas e de práticas piedosas do povo cristão, das atividades pastorais desenvolvidas pela igreja e de momentos históricos e artísticos. 

Também fazem parte do livro, os ofícios enviados e recebidos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Santa Sé. O primeiro, assinado em carta enviada por seu presidente, o arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo; e o segundo pelo Vaticano, por meio do então secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, arcebispo Arthur Roche, que aprovou a abertura do processo, enviando então o referido questionário. 

Dados referentes ao restauro da imagem histórica de São João do Bemfica também compõe o documento, como identificação, descrição, hagiografia a análise iconográfica, técnica construtiva, fotos da imagem na chegada ao atelier, policromia, anexos (atributos, acessórios e complementos), estado de conservação, proposta de tratamento, etapas de conservação-restauro, testes de solventes, limpeza superficial; tratamento estrutural, tratamento pictórico e da obra finalizada. 

O questionário original foi entregue ao Vaticano pessoalmente em 2021, por meio do signatário da Diocese de Itapetininga, Leonardo Costa de Camargo Barros, que também teve a honra de entregar uma cópia da documentação pessoalmente ao Papa Francisco, durante a Audiência Geral na Basílica de São Pedro. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

EVANDRO CAMARGO É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO “HAPPY HOUR MUSICAL”

Cantor tatuiano se apresenta no dia 28 de junho, sexta-feira, às 19h, na Praça de Alimentação Municipal.

VIOLINISTA ALESSANDRO PENEZZI É O CONVIDADO ESPECIAL DO PROJETO “RODA DE CHORO”

O evento, às 17h do dia 25 de junho, é gratuito e acontece no Foyer Mário Covas, situado no Teatro Procópio Ferreira.

NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TATUÍ COMEÇA A DIMINUIR COM O FIM DO PERÍODO EPIDÊMICO, QUE TERMINOU NO MÊS DE MAIO

Clima mais frio e seco, somado as ações realizadas pela Prefeitura e pela população, atuam na diminuição dos focos do mosquito Aedes Aegypti.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo