Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. A PARTIR DE TERÇA, EXPOSIÇÃO “BENÊ, O FLAUTISTA” ESTARÁ EM CARTAZ NO MUSEU “PAULO SETÚBAL” 

A PARTIR DE TERÇA, EXPOSIÇÃO “BENÊ, O FLAUTISTA” ESTARÁ EM CARTAZ NO MUSEU “PAULO SETÚBAL” 

Publicado em:

Exposição temática “Benê, o flautista”, de Paulo Flores, é um projeto da Associação Brasil Cultural.

De 26 de abril a 26 de junho o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, receberá a exposição temática “Benê, o flautista”, de Paulo Flores, um projeto da Associação Brasil Cultural.  

O intuito é levar os apreciadores da arte e os alunos da Rede Municipal de Educação para uma “viagem no tempo à uma época de ouro, na qual poderão aguçar seus olhares críticos por meio de um evento multimídia”, comentou o diretor municipal de Cultura, Rogério Vianna. De acordo com ele, esse conteúdo multimídia da exposição já está disponível nos sites brasilinstrumental.com e movimentosemtela.art.br. 

No auditório do Museu também será exibido o documentário “A Linha do Tempo”, de Benedito Lacerda, que cruza fatos mundiais do seu período de vida (1900 a 1958). Já as bibliotecas de cada escola visitante receberão um exemplar do box set “Benê, o Flautista”. 

A exposição homenageará o centenário da Semana de 22, a Semana de Arte Moderna de São Paulo, que foi o marco de fundação do Modernismo, movimento artístico brasileiro. Na ocasião, diversas manifestações artístico-culturais, como apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras e palestras foram promovidas no Theatro Municipal da capital paulista.  

Os artistas participantes da Semana de 22, inspirados nas vanguardas europeias (Futurismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo e Expressionismo), propunham uma estética inovadora na arte, valorizando processos artísticos nacionais, o que chocou parte da população, gerando muitas críticas aos artistas participantes do evento, entre eles Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Anita Malfatti, Tarsila Amaral e Heitor Villa-Lobos. 

A época de ouro do rádio muito se deve a esse movimento, que tirou o samba da “prisão” – já que na Primeira República, essa e outras manifestações artísticas eram proibidas e passíveis de prisão. O grande percussionista “João da Baiana” foi vítima de blitz em 1908 e teve seu pandeiro apreendido, o que não permitiu que ele se apresentasse em uma festa em que o senador Pinheiro Machado estava presente; o senador, ao tomar ciência do ocorrido, resolveu presentear o percussionista com um novo pandeiro, com a seguinte dedicatória: “Com minha admiração ao João da Baiana – Pinheiro Machado”. Esta e outras passagens aparecem no libreto do box set “Benê, o Flautista”.  

O Projeto “Benê, o flautista”, de Paulo Flores, recebeu recursos por meio do Edital de Cultura n° 02/2021, Concessão de Prêmios Inciso III, da Lei Aldir Blanc (LAB), e conta com o apoio cultural da Prefeitura de Tatuí. 

A exposição ficará em cartaz de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada franca no Museu, situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro; agendamentos devem ser realizados pelo e-mail museupaulosetubal@gmail.com

Compartilhe:

Outras

Notícias

“BIBLIOTECA ITINERANTE – INTERVALO LITERÁRIO” PROMOVE ENCONTRO COM O ESCRITOR RENATO J. MELLO NA E.E. PEI “PROF. ARY DE ALMEIDA SINISGALLI”

No bate-papo com Renato J. Mello, os alunos terão a oportunidade de interagir com um escritor, extraindo, de forma enriquecedora, tudo o que a escrita e a leitura podem proporcionar.

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE TATUÍ, EM PARCERIA COM O SENAI, INICIA A PRIMEIRA TURMA DO CURSO INÉDITO DE COMANDOS ELÉTRICOS

Há previsão de abertura de novas turmas; os interessados devem procurar o Centro de Formação Profissional de Tatuí – Parceria SENAI.

TATUÍ REALIZA A 2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE NESTA QUINTA-FEIRA (13/6)

Esta Conferência é uma etapa preparatória para a “7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas” e para a “6ª Conferência Nacional das Cidades”.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo