Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. TATUÍ MARCA PRESENÇA NA ABERTURA DO “#JUNTOSPELACULTURA”, PROGRAMA DO ESTADO PARA MUNICÍPIOS DO INTERIOR

TATUÍ MARCA PRESENÇA NA ABERTURA DO “#JUNTOSPELACULTURA”, PROGRAMA DO ESTADO PARA MUNICÍPIOS DO INTERIOR

Publicado em:

Prefeito Professor Miguel e secretário Cassiano Sinisgalli.

Nesta segunda-feira (28/03), o prefeito de Tatuí, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior, e o secretário municipal de Cultura, Cassiano Sinisgalli, participaram da abertura do Programa “#JuntosPelaCultura”, que aconteceu em Campos do Jordão, durante o 64º Congresso Estadual de Municípios, organizado pela Associação Paulista de Municípios (APM). 

O Programa “#JuntosPelaCultura” é promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, com produção e gestão da Organização Social de Cultura “Amigos da Arte”, sendo voltado para estreitar a parceria com as Prefeituras do interior e do litoral paulista na área cultural. O objetivo é fortalecer a produção cultural independente, ampliar o acesso da população à arte, descentralizar o investimento público na área e estimular o desenvolvimento da economia criativa de São Paulo. 

Neste ano, o secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, anunciou que o Programa tem quatro vezes mais recursos do que em 2021: serão R$ 44 milhões para 16 chamadas públicas, sendo 9 para prefeituras, 6 para artistas e 1 para organizações da sociedade civil e coletivos culturais. Há, ainda, 4 linhas inéditas e o retorno do apoio às atividades em formato presencial. 

Os artistas, as organizações da sociedade civil e coletivos culturais poderão se inscrever pelo site www.juntospelacultura.org.br 

Para municípios – As 9 chamadas públicas para prefeituras do Estado de São Paulo estão com inscrições abertas por meio de editais, cedidos pelo Oi Futuro, que podem ser feitas até o dia 23 de abril. São elas: Virada SP – 22 municípios serão selecionados para a realização de maratona cultural, com a participação de artistas locais e diversas outras atrações; Retomada SP – até 20 municípios receberão apoio à realização de festivais de artes cênicas, música, literatura, audiovisual, artes visuais, segmentos da economia criativa e cultura popular e tradicional; Tradição SP – 100 municípios receberão apoio para realizar eventos tradicionais do calendário local; Revelando SP – as tradições culturais dos municípios serão celebradas em uma nova edição deste grande festival, com a participação de 280 artesãos, culinaristas e manifestações populares paulistas. 

Já as demais chamadas públicas para os municípios terão inscrições de 20 de abril a 14 de maio. Os programas são: Circuito SP – 120 municípios serão selecionados para execução de 480 apresentações artísticas em seus equipamentos e espaços culturais; Capacitação Revelando SP – 120 artesãos e culinaristas de até 60 municípios serão selecionados para participar de palestras e mentorias para o fortalecimento da economia criativa local; + Gestão SP – Capacitação em Economia Criativa para Municípios – 100 gestores de até 50 municípios serão selecionados para participação em atividades de formação e troca de experiências, visando fortalecer a economia criativa paulista; Arte Urbana SP – 100 municípios serão selecionados e receberão apoio para realização de murais, instalações e intervenções de arte urbana, executados por artistas, grupos e coletivos de relevância no cenário cultural local e regional; Cria SP – até 10 municípios receberão mentoria de consultor especialista para elaboração de um plano de ações para desenvolvimento da economia criativa e suporte à gestão municipal para a estruturação da candidatura do município à Rede de Cidades Criativas da UNESCO. 

Para artistas – As chamadas públicas para artistas municipais do Estado de São Paulo estão com inscrições abertas por meio de editais, cedidos pelo Oi Futuro. São elas: Concurso Viola SP – 16 violeiros serão premiados e poderão ter suas performances acompanhadas pelo público durante o Festival Revelando SP, com inscrições até o dia 23 de abril. 

Já as demais chamadas públicas para artistas terão inscrições de 20 de abril a 14 de maio. São elas: Concurso de Batalhas de Rima SP – as 16 batalhas de freestyle mais relevantes do Estado serão premiadas e terão 16 rimadores, também premiados, em competição final contemplando diversas vertentes da cultura urbana; Concurso Slam SP – os 16 poetas de slam mais relevantes do Estado serão premiados e participarão de competição final contemplando diversas vertentes da cultura urbana; Concurso Break SP – os 32 bboys e bgirls mais relevantes do Estado serão premiados e participarão de competição final contemplando diversas vertentes da cultura urbana; Concurso de Piano Guiomar Novaes – 22 pianistas do Estado de São Paulo serão selecionados e premiados na 45ª Semana Guiomar Novaes; Festival Circo SP – seleção de 100 números circenses para participação no festival que celebra esta arte milenar. 

Para organizações e coletivos – Chamada pública + Orgulho SP,com inscrições até o dia 23 de abril, para seleção de 30 projetos de visibilidade para a população LGBTQIA+, de paradas do orgulho, festivais culturais, semanas da diversidade sexual, entre outras atividades culturais, incluindo depoimentos de 60 personalidades locais relevantes para a comunidade LGBTQIA+. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

EVANDRO CAMARGO É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO “HAPPY HOUR MUSICAL”

Cantor tatuiano se apresenta no dia 28 de junho, sexta-feira, às 19h, na Praça de Alimentação Municipal.

VIOLINISTA ALESSANDRO PENEZZI É O CONVIDADO ESPECIAL DO PROJETO “RODA DE CHORO”

O evento, às 17h do dia 25 de junho, é gratuito e acontece no Foyer Mário Covas, situado no Teatro Procópio Ferreira.

NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TATUÍ COMEÇA A DIMINUIR COM O FIM DO PERÍODO EPIDÊMICO, QUE TERMINOU NO MÊS DE MAIO

Clima mais frio e seco, somado as ações realizadas pela Prefeitura e pela população, atuam na diminuição dos focos do mosquito Aedes Aegypti.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo