Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. MONUMENTO EM HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE SERÁ INAUGURADO NESTA SEXTA-FEIRA

MONUMENTO EM HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE SERÁ INAUGURADO NESTA SEXTA-FEIRA

Publicado em:

Monumento “Enfermeiro”, criado e produzido pelo artista plástico Cláudio Camargo, em homenagem aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, inaugurará nesta sexta-feira (25/03), às 10h, o monumento “Enfermeiro”, criado e produzido pelo artista plástico Cláudio Camargo, em homenagem aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19. A escultura estará situada na Escola Técnica “Dr. Gualter Nunes”, da Fundação Educacional “Manoel Guedes” (FEMAGUE).  

Com 1,5 metros de altura, a obra confeccionada em gesso pelo artista, foi doada ao município para a escolha de sua localização. “A obra foi produzida para ficar exposta em área interna, com a intenção de agradar e trazer um pouco de felicidade a estes profissionais que são nossos heróis guiados por mãos divinas”, comentou Camargo. 

O Espaço Cultural do artista plástico, intitulado “Claudio Esculturas”, tem grande importância para Tatuí, pois no local foram esculpidos outros monumentos, de personalidades da música local, como: “O Maestro”, Bimbo Azevedo, João Baptista Del Fiol, Nacif Farah e os Seresteiros, que é composto por sete seresteiros da Capital da Música. 

 “Claudio Esculturas”, situado no Bairro dos Mirandas, foi um dos habilitados pelo Edital de Cultura 01/2020 – Chamamento Público para Espaços Culturais e recebeu recursos da Lei Federal nº 14.017/2020, Lei Aldir Blanc (LAB), por meio do Decreto Municipal nº 20.657 de 16 de julho de 2020. 

Sobre o artista – Cláudio Camargo nasceu em Tatuí, no dia 14 de julho de 1957. Foi aluno do professor espanhol Rafael Juarez Sangrador e teve aulas com os artistas Sara Goldman, Célia Marcassa e Walter Miranda.

Diretor-fundador da Associação dos Artistas Plásticos de Tatuí e Região (Amart), Cláudio atuou por 13 anos em pintura “óleo sobre tela”, com exposições individuais e coletivas, e há 9 anos atua como escultor, prestando serviços para várias cidades.  

Na área de “óleo sobre tela”, pintou e desenvolveu muitas obras. Fez trabalho de “pintura de mural” no Lar São Vicente de Paula e foi o primeiro artista a expor suas obras na Câmara Municipal de Tatuí, a convite da administração, para incentivar o turismo na cidade. Teve a honra de produzir um quadro do piloto Ayrton Senna da Silva para o Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (NEBAM).  

Sua primeira obra como escultor foi a confecção do busto do professor Chico Pereira, para o Lar São Vicente de Paula, de Tatuí. Com o reconhecimento dessa obra, veio a primeira grande oportunidade: foi convidado para participar do Projeto “Praças em Tatuí”, que consistia na confecção de 11 esculturas, em tamanho natural, que foram instaladas nas praças centrais da cidade. As esculturas são: “O Maestro”, na Avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo; “Bimbo Azevedo”, na Praça da Matriz, em frente à Rua XI de Agosto; “Nacif Farah”, na Praça Paulo Setúbal, em frente à Escola Barão de Suruí; e o monumento “Os Seresteiros”, composto por esculturas de sete personalidades que fomentaram o gênero Seresta na Capital da Música, entre eles, Noel Rudi, Francisco José Fiuza, Ditinho Rolim, Joãozinho do Irineu, Osmil Martins, Raul Martins e o poeta e ex-prefeito de Tatuí, professor Paulinho Ribeiro. 

Confeccionou o busto do fundador do Lar Donato Flores, a pedido do diretor da instituição. Prestou serviços para a Prefeitura de Capela do Alto e, nessa oportunidade, fez sua primeira arte sacra, denominada “O Monge”. Com o sucesso dessa obra, a Prefeitura solicitou mais cinco esculturas de pessoas ligadas à história da cidade, as quais estão sendo finalizadas.  

Em Itapetininga, confeccionou a escultura da primeira aviadora do Brasil, Anésia Pinheiro Machado, e a inauguração contou com a presença de militares, representando a Aeronáutica. Em 2016, para a Paróquia São Roque, de Boituva, fez o monumento em homenagem ao Padroeiro da cidade. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

EVANDRO CAMARGO É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO “HAPPY HOUR MUSICAL”

Cantor tatuiano se apresenta no dia 28 de junho, sexta-feira, às 19h, na Praça de Alimentação Municipal.

VIOLINISTA ALESSANDRO PENEZZI É O CONVIDADO ESPECIAL DO PROJETO “RODA DE CHORO”

O evento, às 17h do dia 25 de junho, é gratuito e acontece no Foyer Mário Covas, situado no Teatro Procópio Ferreira.

NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TATUÍ COMEÇA A DIMINUIR COM O FIM DO PERÍODO EPIDÊMICO, QUE TERMINOU NO MÊS DE MAIO

Clima mais frio e seco, somado as ações realizadas pela Prefeitura e pela população, atuam na diminuição dos focos do mosquito Aedes Aegypti.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo