3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. PROJETO “PONTOS MIS” APRESENTA DOCUMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA DOS “ROLEZINHOS” EM SHOPPINGS DO BRASIL

Filme retrata os “rolezinhos” em shoppings no Brasil, que mobilizaram milhares de pessoas nos últimos anos e escancararam as barreiras impostas pela discriminação racial e exclusão social no País.

A Prefeitura de Tatuí, por meio do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, informa que o Projeto “Pontos MIS”, realizado pelo Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), apresenta o “Bate-papo de Cinema” sobre o documentário “Rolê – A História dos Rolezinhos”. O filme pode ser assistido, de 24 a 26/02, mediante inscrição no link (https://bit.ly/3HbozCM). Já o bate-papo, ao vivo, será neste sábado (26/02), às 18h, no canal do MIS no Youtube, com acessibilidade em Libras.

O documentário (dirigido por Vladimir Seixas, Brasil, 2021, 122 minutos, classificação de 14 anos de idade) busca analisar os ecos entre diferentes contextos e práticas de resistência política e subjetiva, endereçando a abissal desigualdade social e racial que se atualiza diariamente no país. O filme retrata os “rolezinhos” em shoppings no Brasil, que mobilizaram milhares de pessoas nos últimos anos e escancararam as barreiras impostas pela discriminação racial e exclusão social no País, acompanhando a vida e as lembranças de três personagens jovens e negras que enfrentaram situações traumáticas de racismo e participaram das ocupações em shoppings.

O bate-papo terá mediação de Giuliana Monteiro, que é roteirista e diretora, mestre em produção de filmes pela faculdade de Nova York “Tisch School of the Arts”, onde dirigiu e roteirizou diferentes projetos audiovisuais. Nos últimos três anos, Giuliana dirigiu e roteirizou seis projetos de curta-metragem: “Raízes” (experimental), “Margarete 6422” (documentário), “Stay” (ficção), “Felicidade” (ficção) e “Eu não digo adeus, digo até logo” (ficção) – partindo de uma linguagem mais documental para ficção.

O evento contará com a participação do convidado especial Vladimir Seixas, que foi indicado ao Emmy Internacional de melhor documentário em 2019 com “A Primeira Pedra”; ele trabalha desde 2008 em direção e roteiro de documentários. Seus filmes investigam as transformações políticas e culturais no Brasil dos últimos anos a partir das lutas de movimentos urbanos. Ao todo, Seixas dirigiu cinco curtas, dois longas, uma série e um telefilme, além de ter participado de mais de 50 festivais pelo mundo, recebendo diversas premiações. Vladimir também está lançando seu terceiro documentário, no formato “longa”, e desenvolvendo seu primeiro longa de ficção.

PREFEITURA CRIA PERSONAGEM EM FORMATO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA AUXILIAR INSCRITOS NO “22º CONCURSO PAULO SETÚBAL – LITERATURA E ARTES VISUAIS”

O personagem foi criado com base no tema do concurso: a poesia “A Vila”, constante no capítulo “Flocos de Espuma”, da obra “Alma Cabocla”, do escritor tatuiano Paulo Setúbal.

BASQUETE TATUÍ VOLTA DE MINAS GERAIS COM UMA VITÓRIA E UMA DERROTA NO CAMPEONATO BRASILEIRO

O atleta e técnico da equipe, Willian Drudi, foi o destaque nas partidas contra o Praia Clube e o Cruzeiro Basquete.

OFICINA DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COM O CELULAR, QUE ACONTECE NO MUSEU, ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

As vagas são limitadas para jovens de 15 a 20 anos de idade e as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril.