Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. PROJETO “PONTOS MIS” APRESENTA DOCUMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA DOS “ROLEZINHOS” EM SHOPPINGS DO BRASIL

PROJETO “PONTOS MIS” APRESENTA DOCUMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA DOS “ROLEZINHOS” EM SHOPPINGS DO BRASIL

Publicado em:

Filme retrata os “rolezinhos” em shoppings no Brasil, que mobilizaram milhares de pessoas nos últimos anos e escancararam as barreiras impostas pela discriminação racial e exclusão social no País.

A Prefeitura de Tatuí, por meio do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, informa que o Projeto “Pontos MIS”, realizado pelo Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), apresenta o “Bate-papo de Cinema” sobre o documentário “Rolê – A História dos Rolezinhos”. O filme pode ser assistido, de 24 a 26/02, mediante inscrição no link (https://bit.ly/3HbozCM). Já o bate-papo, ao vivo, será neste sábado (26/02), às 18h, no canal do MIS no Youtube, com acessibilidade em Libras.

O documentário (dirigido por Vladimir Seixas, Brasil, 2021, 122 minutos, classificação de 14 anos de idade) busca analisar os ecos entre diferentes contextos e práticas de resistência política e subjetiva, endereçando a abissal desigualdade social e racial que se atualiza diariamente no país. O filme retrata os “rolezinhos” em shoppings no Brasil, que mobilizaram milhares de pessoas nos últimos anos e escancararam as barreiras impostas pela discriminação racial e exclusão social no País, acompanhando a vida e as lembranças de três personagens jovens e negras que enfrentaram situações traumáticas de racismo e participaram das ocupações em shoppings.

O bate-papo terá mediação de Giuliana Monteiro, que é roteirista e diretora, mestre em produção de filmes pela faculdade de Nova York “Tisch School of the Arts”, onde dirigiu e roteirizou diferentes projetos audiovisuais. Nos últimos três anos, Giuliana dirigiu e roteirizou seis projetos de curta-metragem: “Raízes” (experimental), “Margarete 6422” (documentário), “Stay” (ficção), “Felicidade” (ficção) e “Eu não digo adeus, digo até logo” (ficção) – partindo de uma linguagem mais documental para ficção.

O evento contará com a participação do convidado especial Vladimir Seixas, que foi indicado ao Emmy Internacional de melhor documentário em 2019 com “A Primeira Pedra”; ele trabalha desde 2008 em direção e roteiro de documentários. Seus filmes investigam as transformações políticas e culturais no Brasil dos últimos anos a partir das lutas de movimentos urbanos. Ao todo, Seixas dirigiu cinco curtas, dois longas, uma série e um telefilme, além de ter participado de mais de 50 festivais pelo mundo, recebendo diversas premiações. Vladimir também está lançando seu terceiro documentário, no formato “longa”, e desenvolvendo seu primeiro longa de ficção.

Compartilhe:

Outras

Notícias

TATUÍ PARTICIPA DE REUNIÃO DO FÓRUM PERMANENTE DA MICRORREGIÃO TURÍSTICA “RAÍZES DO INTERIOR PAULISTA”

O encontro teve o intuito de fortalecer a atividade turística das 10 cidades desta Microrregião: Tatuí, Boituva, Cesário Lange, Quadra, Pereiras, Laranjal Paulista, Porangaba, Jumirim, Torre de Pedra e Cerquilho.

COSC É PALCO DO ESPETÁCULO “A MARAVILHOSA ESCOLA DO CIRCO”

A proponente do Projeto, Simone Brites Pavanelli, do Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo, foi contemplada pelo Edital de Cultura nº 01/2023 – “Maria Ruth Luz”, da Prefeitura de Tatuí.

COM O TEMA “PATRIMÔNIO – NOSSOS BENS CULTURAIS”, PREFEITURA COMEÇA A PRODUZIR O DESFILE CÍVICO DOS 198 ANOS DE TATUÍ

Os grupos, escolas, instituições e associações interessados em participar do desfile devem se inscrever até o dia 10 de julho.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo