Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Agricultura e Meio Ambiente
  4. »
  5. DESCARTE IRREGULAR DE LIXO PODE OCASIONAR DIVERSOS PROBLEMAS PARA A POPULAÇÃO  

DESCARTE IRREGULAR DE LIXO PODE OCASIONAR DIVERSOS PROBLEMAS PARA A POPULAÇÃO  

Publicado em:

Na Vila Dr. Laurindo, ao longo da rua 7 de Setembro, há alguns pontos de descarte irregular de lixo.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, alerta para o descarte irregular de resíduos em áreas públicas e ambientais do município, que podem ocasionar diversos problemas para a população, além de gerar multa para os infratores. 

O lixo residencial deve ser depositado em sacos e ser colocado na rua, para a coleta, aproximadamente 30 minutos antes do caminhão coletor passar (a periodicidade e o horário da coleta variam conforme a demanda de cada região). Essa atitude evita que os sacos sejam rasgados por animais ou violados de outras formas, possibilitando que os resíduos possam ser carregados pela chuva ou espalhando-os, podendo atingir rios, córregos e áreas de preservação ambiental, ou até mesmo entupir bueiros e ocasionar enchentes.  

O Departamento de Meio Ambiente ainda reforça que, nesta época de fortes chuvas e altas temperaturas, a importância do descarte correto do lixo é ainda maior, em virtude dos criadouros de mosquitos que o lixo pode formar, principalmente do vetor da Dengue, o mosquito Aedes Aegypti. 

Vale ressaltar que o descarte irregular de resíduos é considerado infração, de acordo com o Decreto Municipal nº 12.083, de 18 de outubro de 2011; e com a Lei Municipal nº 1.278, de 12 de julho de 1976. O valor da multa varia de R$ 639,40 a R$ 1.278,80. As denúncias de descarte incorreto de lixo podem ser feitas pelo telefone 153; no Departamento de Fiscalização da Prefeitura de Tatuí, pelo telefone (15) 3259-8428; ou no Departamento de Meio Ambiente, pelos telefones (15) 3205-1199 ou (15) 3205-1082.

Ecopontos – O município de Tatuí conta diversas opções de descarte correto de resíduos específicos, como os volumosos e os de construção civil.

– Ecoponto Norte, situado na Rua Flávia de Oliveira, próximo ao nº 107, Bairro Jardins de Tatuí. Funciona todos os dias da semana, das 7h às 18h, sendo que aos sábados e domingos permanece fechado das 12h30 às 13h30 para almoço. Recebe sofás, colchões, madeiras, entulhos, eletrônicos (desde que não estejam abertos) e materiais recicláveis. Aceita somente 1 metro cúbico de entulhos e madeiras.  

– Ecoponto Sul, situado na Rua Victoria dos Santos Gomes, sem nº, no Jardim Rosa Garcia II, ao lado da Cooreta – Cooperativa de Reciclagem de Tatuí. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, sendo que aos sábados, domingos e feriados permanece fechado. Recebe sofás, colchões, madeiras, entulhos, eletrônicos (desde que não estejam abertos) e materiais recicláveis. 

– Ecoponto Oeste, situado no final da Rua Diomar Gianotti, s/nº, no bairro Inocoop. Funciona todos os dias da semana, das 7h às 18h, sendo que aos sábados e domingos fecha para almoço das 12h30 às 13h30. Recebe sofás, colchões, madeiras, entulhos, eletrônicos (desde que não estejam abertos) e materiais recicláveis,  

– Cooreta – Cooperativa de Reciclagem de Tatuí, situada na Rua Victória dos Santos Gomes, sem nº, Jardim Rosa Garcia II, antigo frigorífico. Funciona todos os dias da semana, das 7h às 18h, sendo que aos sábados e domingos permanece fechado das 12h30 às 13h30 para almoço. Recebe sofás, colchões, madeiras, entulhos, eletrônicos (desde que não estejam abertos), materiais recicláveis, pneus, pilhas e baterias. Podas de árvores só são aceitas com autorização do Departamento Municipal de Meio Ambiente. É destinado para a população em geral (aceitando somente 1 metro cúbico de entulho, madeiras e podas) e para os carros de pequeno porte que fazem carretos. 

– Ecopontos Rurais, localizados no Bairro Guaxingú, na Estrada Tatuí-Iperó. Um está próximo ao Km 3, ao lado do primeiro ponto de ônibus no sentido Iperó. Já o outro fica a 200 metros da escola municipal do bairro, também no sentido Iperó. Os Ecopontos Rurais são compostos por três baias, sendo uma destinada ao armazenamento de material reciclável (papel, papelão, vidro e plástico) e duas destinadas aos resíduos não recicláveis (lixo orgânico). 

Compartilhe:

Outras

Notícias

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo