1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. TÉCNICOS DA PREFEITURA E CONDEPHAT VISITAM INSTALAÇÕES DO MERCADO MUNICIPAL; PRÉDIO HISTÓRICO ESTÁ EM PROCESSO…

TÉCNICOS DA PREFEITURA E CONDEPHAT VISITAM INSTALAÇÕES DO MERCADO MUNICIPAL; PRÉDIO HISTÓRICO ESTÁ EM PROCESSO DE TOMBAMENTO 

Publicado em:

Minuta do decreto para o tombamento do Mercado Municipal como patrimônio histórico, cultural e arquitetônico, foi encaminhado pelo CONDEPHAT para análise da Prefeitura.

 

A Prefeitura de Tatuí, valorizando o Patrimônio Cultural, realizou mais um passo importantíssimo rumo ao tombamento – de âmbito municipal – do Mercado Municipal de Tatuí “Nilzo Vanni”, conhecido como Mercadão. Nesta quinta-feira (20/01), uma equipe técnica da Prefeitura, acompanhada pela comissão do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí – CONDEPHAT (que realizou o documento técnico de tombamento), esteve no local para analisar o processo, encaminhado para a realização de Decreto Municipal. 

A minuta do decreto para o tombamento do Mercado Municipal como patrimônio histórico, cultural e arquitetônico deste município, de forma irrevogável, foi encaminhado pelo CONDEPHAT para análise da Prefeitura. De acordo com o secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, “os técnicos da Prefeitura analisaram diversos pontos que o Conselho do Patrimônio sugere que estejam presentes no Decreto de tombamento que, se concedido, após este estudo não podem ser mais alterados”.  

O pedido de tombamento do prédio foi feito em virtude de sua beleza arquitetônica imponente no centro da cidade, de sua importância como espaço de lazer, consumo e relações sociais e afetivas de toda a sociedade local, que abrange um público diverso, de diferentes idades e classes sociais. “É raro o tatuiano que não tenha alguma memória com o edifício, com os comerciantes que ali trabalharam ou ainda trabalham e com os produtos lá vendidos. Sendo assim, esta comissão propõe o tombamento do edifício do Mercado Municipal de Tatuí”, diz um trecho do relatório do pedido de tombamento, elaborado pelo CONDEPHAT

Além do secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, estiveram presentes na visita ao Mercadão o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Hélio de Oliveira Júnior; a arquiteta da Prefeitura de Tatuí, Fabíola Ribeiro; o engenheiro civil da Prefeitura Municipal, Leonardo Cabaixo Spada; o turismólogo da Prefeitura de Tatuí, Jean Vinicios Sebastião; o servidor municipal, Antônio Celso Fiúza Júnior; o representante do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Thony Guedes; e a arquiteta do CONDEPHAT, Maira de Camargo Barros.  

Um pouco de história – O atual Mercado Municipal de Tatuí foi inaugurado em 1914. Este foi o segundo mercado. O primeiro, era localizado na Rua XI de Agosto, esquina com a Rua Cel. Lúcio Seabra. A última reforma das dependências do atual Mercado Municipal aconteceu na administração do ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo (2005/2012). A primeira mudança na estrutura do prédio foi na administração do ex-prefeito Olívio Junqueira (1957/1960). À época, foi incorporada a parte nova, do lado esquerdo de quem olha da fachada, à construção antiga. A penúltima reforma ocorreu na administração Wanderley Bocchi (1989/1992). 

Compartilhe:

Outras

Notícias

DUAS ARMAS DE FOGO SÃO APREENDIDAS PELA GCM DE TATUÍ EM DIFERENTES OCORRÊNCIAS

Em uma delas, no Jardim Novo Horizonte, a GCM prestou apoio ao Setor de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil de Tatuí.

PELA SEGUNDA VEZ, NETO ROCHA APRESENTA SHOW “A PELE DE NETO: ENCONTRO DE ALMAS”, NA BIBLIOTECA MUNICIPAL “BRIGADEIRO JORDÃO”

Esta ação contará com a participação dos estudantes da PEI E.E. “Chico Pereira”. No entanto, o público espontâneo também poderá prestigiar, desde que compareça na Biblioteca com 15 minutos de antecedência.

CENTRO CULTURAL DE TATUÍ SEDIA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA QUE CELEBRA O TRABALHADOR RURAL E A CULTURA CAIPIRA

Inspirada nas obras de Almeida Júnior e no fotógrafo francês Éric Garault, Júlia Nakamura Vernillo explora a essência do modo de vida caipira, enfatizando a importância da preservação dessa cultura única.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo