3. Agricultura e Meio Ambiente
  5. AÇÕES DO BANCO DE ALIMENTOS DE TATUÍ PROMOVE REDUÇÃO DE 400 QUILOS, POR SEMANA, DE…

AÇÕES DO BANCO DE ALIMENTOS DE TATUÍ PROMOVE REDUÇÃO DE 400 QUILOS, POR SEMANA, DE ALIMENTOS DESPERDIÇADOS

Cerca de 12 mil pessoas, entre famílias em situação de vulnerabilidade e pessoas assistidas por entidades, são beneficiadas pelas ações promovidas pelo Banco Municipal de Alimentos.

Cerca de 12 mil pessoas, entre famílias em situação de vulnerabilidade e pessoas assistidas por entidades, são beneficiadas pelas ações promovidas pelo Banco Municipal de Alimentos “Zacharias Nunes Rolim”, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Tatuí. O Banco recebe, aproximadamente, uma tonelada de alimentos por dia de supermercados e agricultores do município, com o intuito de diminuir o desperdício de alimentos e garantir a segurança alimentar desta parcela da população.

Os alimentos doados passam por um processo de triagem, higienização e montagem das cestas, antes de serem entregues para a população. Entretanto, parte destes alimentos já é recebida em processo avançado de maturação ou com “lesões” em suas cascas ou superfícies, inviabilizando o consumo humano. Em virtude disso, como forma de otimizar o reaproveitamento, os alimentos são usados de forma integral, por meio de processamento, gerando receitas de aproveitamento integral, tais como: molho de tomate, sopas de legumes, temperos, geleias, doces e compotas; garantindo, desta forma, uma alimentação segura, saudável e saborosa para as pessoas, conforme as rígidas normas da Vigilância Sanitária.

Como resultado dessas ações do Banco de Alimentos de Tatuí, houve uma redução no desperdício de, aproximadamente, 400kg de alimentos por semana, além de um aumento da diversidade da dieta das famílias assistidas, bem como o aumento da procura por diferentes tipos de alimentos e de orientações sobre formas de preparos alternativos, inclusive utilizando as folhas, os talos e as cascas dos mesmos.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO, em inglês), por ano, cerca de um terço dos alimentos produzidos em todo o mundo – 1,3 bilhão de toneladas de alimentos – não é consumido pela população, ficando pelo caminho em alguma etapa da cadeia de produção ou sendo desperdiçado pelo consumidor final, em restaurantes ou residências.

No Brasil, o desperdício na produção e distribuição ou nas formas de consumo de alimentos, afeta diretamente o setor produtivo, com a expansão das áreas de lavouras e pastagens, diminuindo progressivamente as áreas de vegetação nativa e de preservação. O desperdício também tem consequências indiretas, como a perda de biodiversidade, os processos erosivos no solo e a contaminação do ar e dos lençóis freáticos, por pesticidas e adubos minerais.

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.