3. Saúde
  5. CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE SE REÚNE PARA DEBATER ASSUNTOS RELACIONADOS COM A PANDEMIA DA COVID-19…

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE SE REÚNE PARA DEBATER ASSUNTOS RELACIONADOS COM A PANDEMIA DA COVID-19 E A DENGUE EM TATUÍ

Reunião do Conselho Municipal de Saúde aconteceu de forma virtual.

A preocupação com a pandemia da COVID-19 e com a Dengue em Tatuí foram os dois assuntos principais que pautaram a última reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Tatuí, que aconteceu no dia 17/03 (quinta-feira), na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação e de forma on-line.

No início, o grupo lamentou as mortes pelo Coronavírus e lembrou da nomeação do ministro da Saúde, Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes, que assumirá a pasta em meio a um colapso da Saúde Pública.

Em seguida, foi discutida e aprovada a convocação para a realização da 7ª Conferência Municipal de Saúde, que deverá acontecer no dia 12 de maio, em local a ser definido. A data sugerida será para homenagear os trabalhadores da Saúde, já que neste mesmo dia é comemorado o “Dia Mundial dos Profissionais da Saúde”. O presidente do CMS, Antonio Celso Fiuza Junior, destacou que “as Conferências de Saúde são, junto aos Conselhos de Saúde pelo Brasil, os principais espaços democráticos de construção de políticas de saúde no país, compondo o controle social para a deliberação e a fiscalização das políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Na pauta da reunião estava um dos assuntos que mais está sendo comentado no município: o alto número de casos de Dengue. Antonio Celso Fiuza Junior informou aos conselheiros sobre a reunião que teve com o coordenador de Operação e T.I. da UPA de Tatuí, Fernando Souza, que foi solicitada devido a preocupação com o aumento dos casos de Dengue em meio à pandemia da COVID-19. De acordo com o coordenador, os atendimentos estão sob controle, apesar do aumento impactante neste mês. Segundo ele, o que causa maior tempo de espera é o fluxo de atendimento do paciente com suspeita de Dengue, já que a UPA segue o protocolo assistencial do Ministério da Saúde, desde a recepção e o acolhimento da enfermagem – que procederá a classificação de risco para o paciente ser encaminhado para a sala de espera, para a sala de observação ou para o atendimento médico imediato. Ele relatou como segue esse protocolo: o paciente é encaminhado à sala de coleta de exames laboratoriais; após hidratação e sintomáticos prescritos, retorna ao consultório para reavaliação do estado geral e do grau de hidratação, e para verificação do resultado de exames; dependendo do estado de saúde, o paciente pode: receber a prescrição de medicações e seguir para domicílio com todas as  orientações, ser orientado a aguardar os resultados de exames na unidade de pronto atendimento, ser encaminhado, por meio de guia de contra referência para Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de seu domicílio para seguimento ou ainda, deve, obrigatoriamente, permanecer na UPA até a chegada de todos os exames solicitados; ao final, ele é orientado a retornar na UPA, ou em alguma UBS, para reavaliação clínica e laboratorial diária ou imediata na presença de sinais de alarme. Portanto, de acordo com o responsável pela UPA, é um atendimento criterioso e moroso que pode causar lentidão no atendimento interno.

Outro assunto abordado na reunião foi o apoio ao comércio e ao distanciamento social, em relação a situação da COVID-19 em Tatuí. Em conversa com o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos de Abreu, foi sugerido para que ele, junto a Prefeitura, algumas situações a fim de tentar reduzir os impactos econômicos da pandemia, causado pela necessidade de diminuição das atividades. O presidente da Câmara se comprometeu a verificar junto ao Executivo.

A reunião foi concluída com a discussão e a votação de quatro proposições, que foram aprovadas pelo Conselho e enviadas para a Secretaria Municipal de Saúde, sendo: proposição nº 09/2021 – implantação de uma unidade de saúde temporária para assistência hospitalar, o chamado hospital de campanha, no Centro Municipal de Especialidades Médicas – CEMEM; proposição nº 10/2021 – informações sobre a participação de Tatuí no consórcio para compra de vacinas contra a COVID-19; proposição nº 11/2021 – providências sobre a sinalização e a identificação das vagas de estacionamento para idosos e deficientes nas Unidades Básicas de Saúde; e proposição nº 12/2021 – conscientização da população, por meio de cartazes e orientações sobre o Projeto de Lei nº 5119/2017, da Farmácia Solidária, para que doem os medicamentos dentro da validade que estão sem uso em suas residências. A próxima reunião do Conselho Municipal de Saúde será no dia 20/04, às 18h30, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação.

EXPOSIÇÃO “ÂMAGO”, DE LILIANA REIS, ENTRA EM SEUS ÚLTIMOS DIAS DE MOSTRA NO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL”

As obras permanecem em cartaz até este domingo (21/4), com visitação gratuita das 9h às 17h.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” SEDIA RECITAIS DE ESTUDANTES DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

Os cinco recitais têm entrada franca e acontecem nos dias 23 e 25 de abril.

PROJETO “MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE A CORPORAÇÃO MUSICAL “SANTA CRUZ”

O repertório faz jus as bandas de coreto, com a execução de marchas tradicionais com composições e arranjos de professores e maestros de Tatuí.