Pular para o conteúdo
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. PROJETO APRESENTA VÍDEO EM HOMENAGEM AO POPULAR MÚSICO PACHECO

PROJETO APRESENTA VÍDEO EM HOMENAGEM AO POPULAR MÚSICO PACHECO

Publicado em:

Pacheco nasceu em Porangaba, mas construiu sua vida musical em Tatuí.

 Neste mês de fevereiro, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, como parte do projeto #MuseuPauloSetúbalEmSuaCasa. disponibiliza em seu canal no YouTube um vídeo em homenagem ao ilustre músico Francisco de Souza Bueno, conhecido popularmente como Pacheco. 

            Produzido por Pedro Henrique de Campos, o vídeo foi gravado no dia 27 de setembro de 2019, durante a “Noite da Seresta com Ternura”, que integra o projeto “Ilustres Tatuianos”, uma ação colaborativa entre o Museu e o Grupo Seresteiros com Ternura, que visa salvaguardar a história de Tatuí e dos tatuianos. 

Para prestigiar a homenagem, acesse o link: https://youtu.be/iMBqqKZSr7A

Sobre Pacheco – Francisco de Souza Bueno, popularmente conhecido como Pacheco, nasceu em Porangaba no dia 11 de julho de 1936. Iniciou sua vida musical aos 13 anos de idade, tocando cavaquinho na Rádio Difusora de Tatuí e, aos 17 anos de idade, passou a tocar no conjunto “Ritmos de Mário Edson”, de Tatuí. 

Em 1955, mudou-se para São Paulo, e convidado pelo grande músico Esmeraldino Salles, ingressou na Rádio e TV Tupi, onde acompanhou cantores históricos como Cauby Peixoto, Hebe Camargo, Ângela Maria, Nélson Gonçalves, Luiz Gonzaga e outros. Entre as décadas de 1950 e 1960, tocou com grandes chorões, como Isaías do Bandolim, Evandro (Bandolim), Waldyr Azevedo e Sivuca. 

Trabalhou em diversas boates, bares e casas noturnas de São Paulo, como Boate Oasis, Jardim de Inverno Fasano, Avenida Danças e Brasilian’s Bar. Nessa época, tocou nos conjuntos do sambista Caco Velho e do acordeonista italiano Uccio Gaeta, e acompanhou grandes cantores como Altemar Dutra, Jair Rodrigues, Agnaldo Timóteo e Sérgio Reis. 

Nos anos 60, ingressou no melhor conjunto de bailes existente no Brasil naquela época, o Super Som T.A., no qual tocou durante 15 anos antes de encerrar sua carreira musical. Nos conjuntos em que tocou, participou de diversos programas de TV, entre eles “Almoço com as Estrelas”, da TV Tupi, “Astros do Disco”, da TV Record, “Programa Jô Soares” e “Programa Silvio Santos”, do SBT. 

Atuou em várias capitais e no interior do Brasil. Também tocou no exterior, em países como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Estados Unidos e Peru. Lecionou violão, guitarra, contrabaixo e cavaquinho no Conservatório Musical Villa-Lobos até o ano de 2001, quando se aposentou. 

Como compositor, tem diversas canções gravadas pela nova geração do Choro, como as meninas do “Choro das 3” (Elisa, Lia e Corina), o conjunto paulistano do João Macacão (Violão 7), e Adriano Amorim e Miltom Móri (bandolim), entre outros. 

Regressando para Tatuí, fez parte do Grupo Seresteiros com Ternura, coordenado por Maria Inês Camargo, e tocou no conjunto “Choro Vivo”, de Zé Fiuza, de Cesário Lange. Atualmente, integra o Grupo de Choro Mário Medeiros, de Tatuí. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

PROJETO GURI ESTÁ COM MATRÍCULAS ABERTAS NO POLO DE TATUÍ

A inscrição deve ser feita diretamente no Polo, não é necessário ter conhecimento musical prévio e nem instrumento em casa. E é tudo gratuito.

CARNAVAL CULTURAL: EXPOSIÇÃO DESTACA A HISTÓRIA DOS CARROS ALEGÓRICOS EM TATUÍ

A mostra resgata a memória carnavalesca de Tatuí, destacando os desfiles da cidade desde os anos 1920 e a evolução da elaboração dos carros alegóricos nas décadas seguintes.

NA QUINTA-FEIRA (27/2), CEU DAS ARTES TEM “FOLIA NO CEU” COM ZUMBA CARNAVALESCA

A novidade para este ano é a participação especial dos Blocos “Império do Samba” e “Os Tatus”.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.