3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. MISSA DO ANIVERSÁRIO DE TATUÍ MARCARÁ ENTREGA DA IMAGEM RESTAURADA DE SÃO JOÃO DO BEMFICA

FOTO: Imagem de São João do Bemfica, restaurada, será recebida no Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

A Missa em Ação de Graças ao 194º Aniversário de Tatuí será celebrada neste domingo, dia 9 de agosto, às 19h, no Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A missa será celebrada pelo Padre Élcio Roberto de Góes e marcará a apresentação da imagem de São João do Bemfica, que foi restaurada pelas profissionais Beatriz Helena de Moura Campos e Neiva Aparecida Rodrigues Teles. A prefeita Maria José Vieira de Camargo deverá estar presente à cerimônia religiosa.

A imagem, que tem um valor histórico e religioso para o povo tatuiano, e está ligada à fundação da cidade, que começou na Capela de São João do Bemfica, voltou para Tatuí no dia 31 de julho do ano passado, após ter permanecido por 42 anos no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Sorocaba.

A Prefeitura de Tatuí, por meio do Decreto Municipal nº 19.183, de 12 de setembro de 2018, determinou o tombamento, de forma irrevogável, da imagem de São João Batista do Bemfica de Tatuí como patrimônio histórico e cultural do município. A imagem em madeira, medindo, aproximadamente, 0,87cm de altura, ficará agora em salvaguarda da Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz de Tatuí.

De acordo com o decreto, o tombamento foi realizado devido ao valor artístico, estilístico, cultural, religioso e histórico da imagem para os munícipes de Tatuí. Ainda em seu artigo 2º, dispõe: “Este bem cultural fica sujeito às diretrizes de proteção estabelecidas pela Lei Municipal nº 2.658, de 19 de Agosto de 1993, não podendo ser destruído, mutilado ou sofrer intervenções sem prévia deliberação do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí – CONDEPHAT e aprovação do Órgão Municipal de Cultura”.

RETIFICADO O RESULTADO PARCIAL DO “4º FESTIVAL DE ARTE E CULTURA DE TATUÍ”

O recurso contra a publicação do resultado parcial pode ser apresentado pelo proponente até esta sexta-feira (26/4).

“DUPLA COMPANHIA” OFERECE CURSO GRATUITO DE TEATRO; INSCRIÇÕES PODEM SER FEITAS ATÉ 26 DE ABRIL

O curso proporcionará um espaço seguro e interdisciplinar, no qual artistas, atrizes, atores, pesquisadoras e pesquisadores poderão compartilhar vivências e experiências no campo cultural.