Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. ATO CÍVICO MARCA AS COMEMORAÇÕES AOS 194 ANOS DE TATUÍ

ATO CÍVICO MARCA AS COMEMORAÇÕES AOS 194 ANOS DE TATUÍ

Publicado em:

FOTO: Capela de São João do Bemfica, marco da formação do povoado de Tatuí, terá ato cívico de 11 de agosto.

Tatuí irá comemorar seus 194 anos com um ato cívico em frente a Capela de São João do Bemfica. Será dia 11 de agosto, a partir das 10h. O evento será limitado às autoridades civis, religiosas e militares, devido a pandemia da COVID-19. Está prevista a participação da Guarda Civil Municipal, com os Pavilhões Nacionais; o cântico de hinos cívicos e a manifestação das autoridades.

A Capela de São João do Benfica foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural de Tatuí em 2 de junho de 2002, por meio do Decreto Municipal nº 4.221/02, está localizada na Estrada Municipal Moisés Martins, sentido Distrito de Americana. A igreja é considerada o berço do povoado de Tatuí.

Em 2018, ela foi restaurada pela atual gestão. A restauração da Capela teve início em 2017 pela Prefeitura Municipal, em meados de abril, logo após o teto vir ao chão e, contou com o apoio do Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Conceição. O entorno da Capela foi também revitalizado com obras de paisagismo e infraestrutura. A Família Provasi, através de Alessandro Provasi, filho do dono das terras ao lado da Capela, fez a doação de um espaço para a ampliação do acesso ao principal espaço histórico, cultural e religioso de Tatuí.

No interior da Capela, foi instalado um quadro em tela do pintor Domingos Jacob Filho, o Mingo Jacob. Detalhes da reforma foram conduzidos pela arquiteta Veridiana Petinelli. Ao lado, foi instalada uma Casa de Apoio ao Turista, um Memorial dedicado a contar a história de Tatuí aos turistas e estudantes a partir da Capela, com pesquisas assinadas pelos historiadores José Erasmo Negrão Peixoto e Renato Ferreira de Camargo, organizadas pelo historiador e jornalista, Christian Pereira de Camargo.

Compartilhe:

Outras

Notícias

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo