Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Agricultura e Meio Ambiente
  4. »
  5. TATUÍ TERÁ PROJETO PILOTO DE COLETA MECANIZADA COM CONTENTORES DE LIXO, A PARTIR DA PRIMEIRA…

TATUÍ TERÁ PROJETO PILOTO DE COLETA MECANIZADA COM CONTENTORES DE LIXO, A PARTIR DA PRIMEIRA QUINZENA DE FEVEREIRO

Publicado em:

FOTO: Contentores de lixo estão sendo adesivados e projeto piloto terá início pela Vila Dr. Laurindo.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o CERISO (Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia dos Rios Sorocaba e Médio Tietê) e com o FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), terá, a partir da primeira quinzena de fevereiro, uma nova proposta em limpeza urbana, mais eficiente e planejada, com a mecanização da coleta de resíduos domésticos, feita por meio de contentores de lixo.

Com isso, a qualquer dia e horário, o munícipe poderá depositar o lixo nos contentores que serão colocados, em duplas, nas ruas e avenidas, garantindo a separação do lixo doméstico.

Para esta fase inicial, serão implantados no município 318 contentores de 1000 litros cada, sendo 159 com a cor verde (para descarte de resíduos recicláveis) e 159 com a cor azul (para descarte de resíduos orgânicos). Eles serão colocados de maneira escalonada, sendo que os primeiros serão dispostos um setor da Vila Dr. Laurindo, a partir da Avenida São Carlos, até as proximidades da E.E. Lienette Avallone Ribeiro. Os horários de coleta continuarão os mesmos.

Os contentores evitarão que o lixo se espalhe e suje as ruas, causando entupimento de bueiros, enchentes e demais problemas. Além disso, eles minimizarão o mau cheiro, a proliferação de insetos, a exposição do lixo à chuva e animais, o vazamento de líquidos e otimizarão a coleta, que passará a ser feita com o mínimo contato humano, facilitando o trabalho dos coletores.

É importante ressaltar que, após a implementação da coleta mecanizada, o lixo descartado em lixeiras em frente as residências destes bairros, não será mais recolhido. Portanto, será preciso que o morador deposite o lixo em sacos plásticos e descarte-o nos contentores, que estarão disponíveis todos os dias e horários.

Mais informações podem ser obtidas com o Departamento Municipal de Meio Ambiente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo telefone (15) 3205-1082.

Como funcionará a coleta mecanizada? – O lixo ensacado deverá ser depositado no contentor da sua rua.O caminhão da coleta estacionará ao lado do contentor, para o coletor acoplar o contentor aos braços mecânicos do caminhão. O contentor será suspenso e o lixo despejado no caminhão compactador.Os resíduos serão transportados até o aterro sanitário (resíduo não reciclável) ou até a cooperativa (resíduo reciclável).

Ações necessárias nesta proposta – Para que a coleta mecanizada seja eficiente, é fundamental que cada morador cumpra a sua parte neste processo. Por isso, fique atento as ações necessárias:

– É preciso descartar os resíduos recicláveis (plástico, papel, vidro e metal) no contentor verde, e os resíduos orgânicos (alimentos orgânicos e resíduo de banheiro) no contentor azul;

– Os contentores não são destinados a entulhos, pneus, aparas de jardinagem, móveis velhos e lixo eletrônico;

– Não mude os contentores de lugar;

– Após depositar o lixo, feche a tampa do recipiente;

– Não coloque fogo nos contentores. Eles são feitos de plástico;

– Após a implementação da coleta mecanizada, o lixo colocado em lixeiras em frente às casas não será mais recolhido, portanto, use o contentor;

– Use sacos plásticos para descartar o lixo nos contentores, colaborando para evitar animais e insetos perto de sua residência;

– Preserve os contentores, para que estejam sempre em bom estado para o uso de todos.

O que depositar nos contentores – Os materiais recicláveis que devem ser descartados no contentor verde são: plástico (garrafas PET, sacos, cano PVC, brinquedos, embalagem e copos descartáveis); papel (papelão, cadernos, revistas, jornais, embalagens Tetra Pak, cartolinas, folhetos e caixas); vidro (frascos, potes, garrafas e copos); e metal (canos, chapas, latas de alumínio, tampos e panelas).

Os materiais não recicláveis que devem ser descartados no contentor azul são: orgânico (qualquer alimento de origem orgânica) e resíduo de banheiro (papel higiênico, papel toalha, lenço de papel, absorventes e papel engordurado).

Compartilhe:

Outras

Notícias

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo