3. Agricultura e Meio Ambiente
  5. PROJETO DO ROTARY, EM PARCERIA COM A PREFEITURA, PROMOVE A INSTALAÇÃO DE 10 BIODIGESTORES NO…

PROJETO DO ROTARY, EM PARCERIA COM A PREFEITURA, PROMOVE A INSTALAÇÃO DE 10 BIODIGESTORES NO BAIRRO BARREIRO

Biodigestor é uma miniestação de tratamento de esgoto, que funciona com um reator anaeróbico de fluxo ascendente e extração de lodo, sem necessidade de caminhão limpa-fossa.

Em vez de fossas negras, que poluem o meio ambiente, 60 moradores do bairro Barreiro, localizado a 4Km do Distrito de Americana, agora tem em suas propriedades um biodigestor, contribuindo para uma política de saneamento básico na área rural.

A instalação gratuita dos biodigestores nas 10 propriedades rurais foi possível graças ao Projeto “Água Boa da Fonte à Torneira”, criado pelo Rotary, então Distrito 4620 – Brasil (atual 4621), em parceria com os Rotary Clubs de Tatuí (Tatuí e Cidade Ternura) e a Prefeitura de Tatuí, por meio do Departamento de Fomento à Agricultura, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

As ações tiveram início em novembro de 2019 e ficou acordado que o Rotary seria responsável pelo fornecimento do material hidráulico (canos, registros, colas, caixas de gorduras e os biodigestores). Já a Prefeitura executaria toda a parte técnica da instalação, além de contribuir com pedra, areia, cimento, transporte e mão de obra.

De acordo com o técnico em Agropecuária e supervisor de Fomento à Agricultura de Tatuí, Douglas Rosa, a área escolhida para o desenvolvimento do Projeto foi minuciosamente estudada, levando em consideração alguns fatores, como: acesso a água, concentração de moradores e grau de poluição ao seu redor. E, o bairro Barreiro, localizado próximo ao rio Sorocaba, possuía essas características, tendo inclusive uma nascente protegida, que abastece as caixas d’água e reservatórios dos moradores. O grande problema do local era o transbordo das fossas negras, que prejudicavam o lençol freático e estavam contaminando essa nascente.

A equipe técnica do Departamento de Fomento à Agricultura, fez então, visitas a cada propriedade, analisando todo o contexto e dialogando com os produtores, para entender suas necessidades e urgências. Depois, orientou os moradores a respeito do ganho que teriam com a instalação do biodigestor, tanto na qualidade de vida quanto no âmbito do convívio rotineiro deles com o meio ambiente. Foram passadas, também, informações sobre prevenção de doenças de veiculação hídrica, como Amebíase, Giardíase, Gastroenterite, Verminose entre outras.

O processo de instalação dos biodigestores foi acompanhado pelos proprietários, que receberam orientações técnicas da forma correta de usar e efetuar as manutenções periódicas no reservatório. A participação dos moradores foi de extrema importância, visto que aumenta a possibilidade de se tornarem agentes multiplicadores dessa prática de saneamento rural na região.

Concluídas no dia 27/01 (segunda-feira), as instalações dos biodigestores já têm resultados: 18m³/mês de efluentes, ou seja, 10 litros por pessoa ao dia, foram deixados de serem lançados na nascente, fonte de abastecimento de água, e, consequentemente, no Rio Sorocaba, atingindo dessa forma 100% dos objetivos de saneamento rural proposto para essa área.

O supervisor de Fomento à Agricultura da Prefeitura acrescenta que projetos como esse são primordiais para uma política de saneamento básico em áreas rurais. “É uma forma de viabilizar a implantação a baixo custo, além de abranger a medicina preventiva, no que diz respeito às doenças de veiculação hídrica. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada 1 dólar investido em saneamento, a economia é de 5 dólares em saúde pública”, explica. Douglas ressalta ainda a melhoria na qualidade da água para os moradores da área, já que o Rio Sorocaba deixou de receber essa parcela de efluente oriunda de fossas negras, extintas com esse projeto, causando menor impacto ambiental em seu percurso.

Biodigestor – O Biodigestor é uma miniestação de tratamento de esgoto, que funciona com um reator anaeróbico de fluxo ascendente (RAFA) e extração de lodo, sem necessidade de caminhão limpa-fossa.

Ele possui alta eficiência de tratamento de efluentes, preservando a qualidade hídrica e ambiental do local em que é instalado.

Projeto “Água Boa da Fonte à Torneira” – O projeto envolve uma série de ações com o objetivo de transmitir para a população das áreas rurais e periféricas, a importância do uso de água potável, do destino correto dos esgotos sanitários de suas casas e do manuseio correto do lixo, bem como seu destino final adequado.

Trata-se de um Subsídio Global da Fundação Rotária, que consistiu em várias etapas. Em 2016, foram entregues 30 filtros de barro para famílias que não tinham acesso à água filtrada, no Jardim Europa. Foram também capacitados multiplicadores e entregues cartilhas nas escolas, para que os professores pudessem ensinar como manter a água em condições de higiene e potabilidade, garantindo assim, mais saúde para a comunidade.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.

RETIFICADO O RESULTADO PARCIAL DO “4º FESTIVAL DE ARTE E CULTURA DE TATUÍ”

O recurso contra a publicação do resultado parcial pode ser apresentado pelo proponente até esta sexta-feira (26/4).

“DUPLA COMPANHIA” OFERECE CURSO GRATUITO DE TEATRO; INSCRIÇÕES PODEM SER FEITAS ATÉ 26 DE ABRIL

O curso proporcionará um espaço seguro e interdisciplinar, no qual artistas, atrizes, atores, pesquisadoras e pesquisadores poderão compartilhar vivências e experiências no campo cultural.