EXPOSIÇÃO “CAPITAL DA MÚSICA”, COM OBRAS DO PROFESSOR JOSÉ DOS SANTOS, CONTINUA ATÉ FEVEREIRO, NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, equipamento cultural da Prefeitura de Tatuí, está promovendo a exposição “Capital da Música”, com obras de Nacif Farah, catalogadas pelo professor José dos Santos, bem como uma viola de orquestra, fabricada por Bimbo Azevedo em 1960, que deu ao professor José dos Santos como presente de casamento. Os objetos pertencem ao acervo do Museu, e a exposição encerrará no dia 16 de fevereiro, podendo ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, na sala “Capital da Música”.

José dos Santos iniciou os estudos de música no grupo de Canto Coral com Nacif Farah, em 1948. Posteriormente, em São Paulo, estudou com Carmen Dulce Marcondes Machado, Victório Mariani e Tatiana Braunwieser. Com Martins Braunwieser, fez o curso de Harmonia e Regência Coral e, a convite deste, participou, de 1954 a 1956, como baixo-barítono do Coral da Sociedade Bach de São Paulo. Neste período, juntamente com Sergio Vasconcelos-Corrêa, organizou o Coral da Sociedade Musical de Jovens Compositores Brasileiros.

De volta a Tatuí, em 1960, tornou-se professor efetivo de Música da Escola Estadual “Barão de Suruí”, e deu continuidade ao trabalho de seu professor Nacif Farah, por meio do Orfeão da referida escola, que juntamente com a Orquestra do Conservatório de Tatuí, fez apresentações que marcaram época.

Cumpre destacar as concentrações orfeônicas realizadas com alunos de todas as escolas nas datas cívicas, com a participação da Orquestra de Sopros e Percussão do Conservatório de Tatuí. José dos Santos faleceu em 14 de agosto de 2019.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas no Setor de Agendamento, pelo fone (15) 3251-4969, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, ou pelo e-mail museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br.