Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Destaque
  4. »
  5. REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA “PRAÇA DA SANTA”, MARCA A PRIMEIRA OBRA DE TATUÍ COMO MUNICÍPIO DE…

REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA “PRAÇA DA SANTA”, MARCA A PRIMEIRA OBRA DE TATUÍ COMO MUNICÍPIO DE INTERESSE TURÍSTICO

Publicado em:

Luzes do Pinheirão e descerramento da placa foram realizados pelas autoridades e a Turma dos 17.

A Praça “Martinho Guedes”, mais conhecida como “Praça da Santa”, foi reinaugurada na noite desta quarta-feira (18/12), pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, com a presença de milhares de pessoas.

A cerimônia contou com o acendimento do tradicional Pinheirão de Natal e apresentou a história local por meio de personalidades tatuianas que ajudaram com que a Praça se tornasse um dos maiores patrimônios culturais e turísticos do município.

Belas canções natalinas, apresentadas pela Banda Sinfônica Jovem do Conservatório, regida pelo maestro tatuiano José Antônio Pereira, deixaram a noite ainda mais especial.

A obra é o primeiro ponto de Tatuí a receber recursos do MIT (Município de Interesse Turístico), por meio do Fundo de Melhorias dos Municípios Turísticos, do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR). Foram assinados, pela prefeita Maria José Vieira de Camargo, dois convênios com o Governo do Estado: convênio nº 171, de 30/11/2017, para a reforma e a revitalização; e convênio nº 321, de 21/12/2018, para a implantação de paisagismo e iluminação pública.

O projeto da nova Praça foi assinado pelo renomado arquiteto Sérgio Gonzalez, com supervisão do Departamento Municipal de Convênios. Devidamente aprovado – através de um longo processo democrático por meio de reuniões públicas abertas – pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), o projeto turístico contou com muitas novidades, entre elas: o Pinheirão, que foi iluminado, pela primeira vez na sua história, com lâmpadas de LED, foram 1.300 lâmpadas utilizadas; o Panteão de Tatuí (imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Tatuí), obra do artista plástico Luiz Morroni, doada ao município em 1945, e que ganhou nova iluminação e um chafariz; em frente ao Panteão, foi construído um pergolado, cujo piso representa os teclados de um piano e, há um espaço público (palco) para apresentação; e a manutenção do Obelisco do Lions Clube de Tatuí. Fora isso, novo paisagismo, acessibilidade, wifi gratuito, nova iluminação etc.

A prefeita Maria José Vieira de Camargo, no uso da palavra, comentou sobre a importância da Praça, um local para a família, que tem memória e traz novos sonhos. Ela ressaltou que investir no Turismo não é jogar dinheiro fora, é fazer gerar renda e emprego: “Tatuí precisa disso, inovar na sua economia e fazer crescer o comércio e o setor de serviços”. E confirmou que em 2020 a cidade receberá mais duas creches e a UPA, para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos tatuianos.

Em seu pronunciamento, o vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva descreveu as melhorias de reconstrução da cidade realizadas pela atual gestão, e que serão ampliadas em 2020, entre elas, o recapeamento de ruas dos bairros Rosa Garcia, Vila Angélica, Thomas Guedes e Inocoop.

Representando o Poder Legislativo, o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Marcos de Abreu, enalteceu o trabalho do Executivo por meio da transparência que vem conduzindo a cidade.

No uso da palavra, o secretário de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, falou das conquistas que Tatuí tem realizado e comentou que, em 2020, Tatuí ganhará o MIS – Museu da Imagem e do Som.

O representante da AMITESP (Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo) e prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes Júnior, ressaltou a conquista do projeto da nova Praça da Santa, como sendo o primeiro projeto aprovado com verba do MIT e entregue a população do Estado de São Paulo. Com isso, Tatuí saiu a frente de todos os demais municípios.

Já o presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Wagner Eduardo Graziano, em seu pronunciamento parabenizou o trabalho dos 33 membros do Conselho e a conquista de Tatuí no desenvolvimento turístico da cidade.

A benção da nova Praça da Santa foi feita pelo padre Élcio Roberto de Góes, da Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Conceição.

O ato contou com a presença de Júlia Ferraz, representando o secretário estadual do Turismo, Vinícius Lummertz; Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, secretário parlamentar do deputado federal Samuel Moreira e ex-prefeito de Tatuí; Sônia Maria Ribeiro da Silva, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT); Ary Araújo Júnior, diretor executivo do Conservatório de Tatuí; diversos secretários e diretores da Prefeitura; além de presidentes de clubes de serviços e associações.

O casal Francisco de Camargo Barros e Maria de Lourdes Mantovani de Camargo Barros, popularmente conhecidos como Seu Gato e Lourdinha, os mais antigos moradores ao redor da Praça, foram homenageados pela prefeita Maria José. Também receberam homenagens seis membros da “Turma dos 17” (Athala Salomão José Schaira, Claudio Del Fiol, Hélio Holtz de Paula, José Vidal Cleto, Odil Euclides Antunes e Pedro de Alcântara Kalume), que em 1956 (63 anos atrás) se reuniram e fizeram o primeiro acendimento do Pinheirão.

A solenidade foi encerrada com o acendimento do tradicional Pinheirão, símbolo do Natal tatuiano.

Compartilhe:

Outras

Notícias

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo