3. Saúde
  5. SANTA CASA DE TATUÍ GANHA NOVA ALA PSIQUIÁTRICA

SANTA CASA DE TATUÍ GANHA NOVA ALA PSIQUIÁTRICA

Descerramento da placa marcou início de uma nova ala no hospital tatuiano.

Na tarde desta sexta-feira (22/11), o Projeto Abrace a Santa Casa, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), em parceria com a Prefeitura de Tatuí, reinaugurou a nova ala psiquiátrica da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, entidade centenária e o único hospital que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Após reformas, conquistadas através do Projeto Abrace a Santa Casa, o prédio onde funcionava a pediatria da Santa Casa deu lugar a nova ala psiquiátrica, que conta com 8 leitos, para atender aos pacientes do SUS, além de 1 leito particular.

Toda a estrutura do antigo prédio foi recuperada. Houve a reforma das paredes que estavam trincadas e de toda a parte elétrica. Foram trocadas todas as portas – com doações pelo Lions Clube de Tatuí – e retirados os vidros das janelas. O ambiente também foi decorado com uma nova pintura, poltronas e camas reformadas e seminovas.

A obra seguiu todas as normas vigentes para uma ala psiquiátrica, conforme a Resolução – RDC nº 50, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde, como por exemplo: copa para funcionários (por ser uma ala fechada) e sala de convívio para os pacientes.

A solenidade contou com a presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo; da coordenadora do Projeto Abrace a Santa Casa, Alessandra Vieira de Camargo Teles; da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Maria Ribeiro da Silva; da secretária de Saúde, Tirza Luiza de Melo Meira Martins; da interventora da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, Márcia Giriboni; do ex-prefeito e secretário parlamentar do deputado federal Samuel Moreira, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo; do presidente da Câmara Municipal, vereador Antonio Marcos de Abreu; dos vereadores João Éder Alves Miguel e Jairo Martins (Pepinho); do presidente do Rotary Club Tatuí Cidade Ternura, Antonio Donizeti de Jesus; da presidente do Rotary Club de Tatuí, Maria Clara Vieira de Camargo Sobral; do presidente do Lions Clube de Tatuí, Marcos Antonio de Almeida; de secretários e diretores da Prefeitura de Tatuí; além de funcionários da Santa Casa.

A coordenadora do Projeto Abrace a Santa Casa, Alessandra Vieira de Camargo Teles, destacou a trajetória de conquistas e realizações que o hospital conquistou e agradeceu aos parceiros, voluntários, médicos, enfermeiros e funcionários, que dedicam seu tempo para ajudar a reconstruir a Santa Casa.

O padre Márcio Mendes, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, realizou a bênção das chaves da psiquiatria e, junto aos presentes, fez uma oração.

Em seguida, em um discurso emocionado e repleto de gratidão, a prefeita Maria José Vieira de Camargo, agradeceu a todos e destacou que a prioridade da atual administração é salvar vidas. “Esta nova ala é especial. É aqui que será acolhido aquele que, muitas vezes, não é recebido adequadamente na sociedade. É aqui onde haverá o exercício do amor cristão, diverso e solidário. Aqui haverá carinho e compaixão”. A prefeita ainda lembrou que, quando entra na Santa Casa agradece sempre a transformação que a cada dia acontece. “Mãos generosas e grandes parceiros que se juntam a nós e fazem toda a diferença! Gratidão é uma palavra que deve ser repetida sempre”.

Melhorias na Santa Casa – Desde 2017, quando a atual gestão assumiu a Prefeitura de Tatuí, a Santa Casa de Misericórdia, que estava em grave crise administrativa, registrou muitos avanços, tais como: regularização dos salários dos funcionários – motivo de greve em dezembro/2016; reabertura do Banco de Sangue “Fortunato Minghini”, em parceria com o Lions Clube; reforma de 33 quatros – 111 leitos – da Ala “Orlando Bolzan”, que atende o SUS, com parcerias e voluntariado; uma Sala de Acolhimento Familiar para pacientes da UTI, parceria com o Rotary Clube Tatuí; reforma da Pediatria – novo espaço, com lactário e brinquedoteca – 16 leitos e 10 quartos; reforma da UTI e compra de novos equipamentos; reforma do Centro Cirúrgico – de uma sala com equipamentos de 30 anos atrás, para três novas salas equipadas, investimento de R$ 600 mil na compra dos equipamentos, emenda do deputado federal Samuel Moreira.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.