Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O “1º FÓRUM MUNICIPAL DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA”

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O “1º FÓRUM MUNICIPAL DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA”

Publicado em:

Comissão de Políticas Públicas do CMDPD esteve no Paço Municipal apresentando o convite oficial.

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), em parceria com a APAE e a Prefeitura de Tatuí, promoverá, no dia 03/12 (terça-feira), das 8h às 17h, na sede da APAE de Tatuí, o “1º Fórum Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, com a temática: “O Papel da Sociedade na Construção de Políticas Públicas”.

Na segunda-feira (04/11), no Paço Municipal, a prefeita Maria José Vieira de Camargo recebeu a visita de Vade Manoel, da Comissão de Políticas Públicas do CMDPD, para entregar o convite para a participação no Fórum Municipal.

A palestra será ministrada pela especialista em desenho universal e coordenadora da Comissão de Acessibilidade de São Paulo, Silvana Cambiaghi, e o evento, que será gratuito, terá um número limitado de vagas. Os interessados devem se inscrever pelo link a seguir: http://bit.ly/forumcmdpd, podendo escolher em qual eixo temático desejam participar.

O período da tarde será estendido aos cinco eixos temáticos que embasarão os debates:

Eixo Educação – A importância de crianças, adolescentes e jovens com deficiência terem acesso à escola regular e ao ensino de qualidade. Mediadora: Fabiana Grechi – diretora do EduCrescere e vice-presidente do Núcleo da Justiça Restaurativa de Tatuí.

Eixo Saúde – Saúde é coisa séria. É preciso falar sobre prevenção, diagnóstico, estimulação, habilitação, reabilitação e envelhecimento da pessoa com deficiência. Mediadora: Talita de Campos Urso – terapeuta ocupacional do Centro de Estimulação Precoce e Adaptação e Reabilitação (CEPCAR) e do Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Tatuí.

Eixo Assistência Social – Você sabe qual o público atendido pela Assistência Social para Pessoas com Deficiência? Mediadora: Cátia Aparecida Cardoso Teixeira – representante da Federação das APAE’s, coordenadora estadual de Autodefensoria e assistente social da APAE de Bauru (SP).

Eixo Esporte – Pare e pense! O quanto o esporte é necessário para todos? E, para as pessoas com deficiências? Mediador: Filipe Barbosa – representante do Centro Paralímpico Brasileiro.

Eixo Mobilidade Urbana e Acessibilidade – Ser deficiente físico não é uma condição estática: a deficiência e seu grau de gravidade dependem do ambiente em que vive. Mediadora: Silvana Cambiaghi – especialista em desenho universal e coordenadora da Comissão de Acessibilidade de São Paulo.

A presidente do CMDPD, Daliane Araújo Miranda, reforça a importância da iniciativa. “O evento busca ampliar o debate sobre a defesa e garantia de direitos da pessoa com deficiência, aprofundando questões pertinentes a formulação de políticas públicas que efetivamente atendam esses direitos, fixando prioridades e formulando propostas referentes à acessibilidade, à mobilidade e à inclusão na educação, no esporte e no mercado de trabalho, como também questões sobre assistência social e saúde”, explica.

O “1º Fórum Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência” será um momento para debater sobre a saúde, a educação, a assistência social, o esporte, a acessibilidade e a mobilidade urbana desse público.

No Brasil, estima-se que quase 24% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, e o CMDPD acredita que isso não pode ser uma barreira para o exercício dos direitos dessas pessoas.

Por meio da campanha “Sinta, Entenda e Mova Esta Causa”, o Fórum terá o objetivo de conscientizar a população e, ao mesmo tempo, dar a oportunidade às pessoas com deficiência de serem protagonistas na tomada de decisão sobre seus direitos.

Mais informações podem ser obtidas pelo whatsapp (15) 9-9612-9182 ou pelo e-mail cmdpd.tatui@gmail.com.

Compartilhe:

Outras

Notícias

“DUPLA COMPANHIA” OFERECE CURSO GRATUITO DE TEATRO; INSCRIÇÕES PODEM SER FEITAS ATÉ 26 DE ABRIL

O curso proporcionará um espaço seguro e interdisciplinar, no qual artistas, atrizes, atores, pesquisadoras e pesquisadores poderão compartilhar vivências e experiências no campo cultural.

MATHEUS FRANZ QUINTETO APRESENTA O CONCERTO “NOVAS NOTAS” NO PROJETO “MÚSICA NA PRAÇA”

A apresentação será inspirada na música instrumental brasileira e se destaca por abordar ritmos regionais do Brasil, como Coco, Maracatu, Xaxado, Jongo, Chamamé, Ijexá, Samba, entre outros.

TIME TATUIANO VENCE MAIS UMA VEZ E SEGUE COM 100% DE APROVEITAMENTO NA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE

O próximo jogo do Grupo BT/Clube de Campo/ Tatuí neste campeonato será nesta sexta-feira (26/4), às 20h, no Clube de Campo de Tatuí, contra o F.R. Avaré.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo