3. Saúde
  5. GCM, BANCO DE SANGUE E CAIXA ECONÔMICA FEDERAL INICIAM A CAMPANHA “SANGUE AZUL – SALVANDO…

GCM, BANCO DE SANGUE E CAIXA ECONÔMICA FEDERAL INICIAM A CAMPANHA “SANGUE AZUL – SALVANDO VIDAS”

Campanha tem a participação de doadores da Guarda Civil Municipal de Tatuí.

A Guarda Civil Municipal (GCM), pertencente a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Tatuí, juntamente com o Banco de Sangue “Fortunato Minghini”, da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, em parceria com a Caixa Econômica Federal, iniciou, nesta terça-feira (05/11), a campanha “Sangue Azul – Salvando Vidas”.

O objetivo é cadastrar os profissionais da GCM que ainda não são doadores de sangue, incentivar aqueles que já tem o hábito de doar e fazer com que essas pessoas divulguem a importância dessa ação para familiares e amigos. A campanha está em seu primeiro ano e o nome “Sangue Azul” faz referência à uma outra campanha, a “Novembro Azul”, que tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância de realizar exames periodicamente para prevenir o câncer de próstata.

Essa campanha de doação de sangue acontece todas as terças e quintas-feiras deste mês de novembro, das 7h às 9h, no Banco de Sangue, e os interessados devem fazer um agendamento com antecedência, seja no Banco de Sangue ou na sede da GCM de Tatuí.

É importante ressaltar que a campanha também abre espaço para a doação de sangue da população em geral. Basta que os interessados se cadastrem no Banco de Sangue, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 16h, tendo em mãos Cartão SUS, RG e comprovante de endereço, para que posteriormente seja marcada a data da doação de sangue.

O sangue coletado é encaminhado para o Hemocentro de Botucatu, onde é feito um fracionamento (separação do plasma e do concentrado de hemácias) e depois distribuído para as cidades atendidas pelo Hemocentro. Parte dessas bolsas de sangue também retornam para o Banco de Sangue de Tatuí e são destinadas para atender a Santa Casa, a Unimed e o Pronto Socorro Municipal.

Nesta terça-feira (05/11), a campanha contou com a participação de seis doadores, sendo quatro guardas civis municipais e dois familiares. O primeiro doador foi o GCM Victor Fernando Coelho, que ainda fez questão de levar seu pai, o senhor Luiz Fernando Coelho, para que ele também pudesse doar sangue.

A expectativa é que, até o fim da campanha, pelo menos 60 pessoas compareçam para realizar a doação de sangue. Esse número foi baseado na quantidade de pessoas que já estão inscritas, porém, ele pode ser ainda maior se a população optar por participar da campanha.

O Banco de Sangue “Fortunato Minghini”, da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, está situado na rua Cônego Demétrio, ao lado da Maternidade. Mais informações pelo telefone: (15) 3205-1333.

Quem pode doar sangue – Toda pessoa que estiver em boas condições de saúde; ter mais de 50kg; pessoas que tenham entre 18 e 69 anos de idade, sendo que, para a primeira doação a idade máxima é de 60 anos de idade, e aos 16 e 17 anos de idade a doação será autorizada somente com a presença do responsável legal, portando documento com foto de ambos; não estar em jejum, e sim bem alimentado; estar bem descansado; e apresentar documento com foto original sempre que for doar e ao retirar a carteirinha de doador.

OFICINA DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COM O CELULAR, QUE ACONTECE NO MUSEU, ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

As vagas são limitadas para jovens de 15 a 20 anos de idade e as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril.

CEU DAS ARTES É PALCO DO CONCERTO “BRASILIDADE – MÚSICA BRASILEIRA PARA SAXOFONE E PIANO”

Giancarlo Medeiros e Miriam Braga apresentam um repertório composto exclusivamente por obras de compositores brasileiros, especialmente escritas para o duo de saxofone barítono e piano.

MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” RECEBE VISITA TÉCNICA DA EQUIPE DA FUNDAÇÃO ITAÚ CULTURAL

A visita representou um marco importante de diálogo entre o órgão Municipal de Cultural e a Fundação Itaú Cultural.