Ir para o conteúdo

Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. GCM, BANCO DE SANGUE E CAIXA ECONÔMICA FEDERAL INICIAM A CAMPANHA “SANGUE AZUL – SALVANDO…

GCM, BANCO DE SANGUE E CAIXA ECONÔMICA FEDERAL INICIAM A CAMPANHA “SANGUE AZUL – SALVANDO VIDAS”

Publicado em:

Campanha tem a participação de doadores da Guarda Civil Municipal de Tatuí.

A Guarda Civil Municipal (GCM), pertencente a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Tatuí, juntamente com o Banco de Sangue “Fortunato Minghini”, da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, em parceria com a Caixa Econômica Federal, iniciou, nesta terça-feira (05/11), a campanha “Sangue Azul – Salvando Vidas”.

O objetivo é cadastrar os profissionais da GCM que ainda não são doadores de sangue, incentivar aqueles que já tem o hábito de doar e fazer com que essas pessoas divulguem a importância dessa ação para familiares e amigos. A campanha está em seu primeiro ano e o nome “Sangue Azul” faz referência à uma outra campanha, a “Novembro Azul”, que tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância de realizar exames periodicamente para prevenir o câncer de próstata.

Essa campanha de doação de sangue acontece todas as terças e quintas-feiras deste mês de novembro, das 7h às 9h, no Banco de Sangue, e os interessados devem fazer um agendamento com antecedência, seja no Banco de Sangue ou na sede da GCM de Tatuí.

É importante ressaltar que a campanha também abre espaço para a doação de sangue da população em geral. Basta que os interessados se cadastrem no Banco de Sangue, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 16h, tendo em mãos Cartão SUS, RG e comprovante de endereço, para que posteriormente seja marcada a data da doação de sangue.

O sangue coletado é encaminhado para o Hemocentro de Botucatu, onde é feito um fracionamento (separação do plasma e do concentrado de hemácias) e depois distribuído para as cidades atendidas pelo Hemocentro. Parte dessas bolsas de sangue também retornam para o Banco de Sangue de Tatuí e são destinadas para atender a Santa Casa, a Unimed e o Pronto Socorro Municipal.

Nesta terça-feira (05/11), a campanha contou com a participação de seis doadores, sendo quatro guardas civis municipais e dois familiares. O primeiro doador foi o GCM Victor Fernando Coelho, que ainda fez questão de levar seu pai, o senhor Luiz Fernando Coelho, para que ele também pudesse doar sangue.

A expectativa é que, até o fim da campanha, pelo menos 60 pessoas compareçam para realizar a doação de sangue. Esse número foi baseado na quantidade de pessoas que já estão inscritas, porém, ele pode ser ainda maior se a população optar por participar da campanha.

O Banco de Sangue “Fortunato Minghini”, da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, está situado na rua Cônego Demétrio, ao lado da Maternidade. Mais informações pelo telefone: (15) 3205-1333.

Quem pode doar sangue – Toda pessoa que estiver em boas condições de saúde; ter mais de 50kg; pessoas que tenham entre 18 e 69 anos de idade, sendo que, para a primeira doação a idade máxima é de 60 anos de idade, e aos 16 e 17 anos de idade a doação será autorizada somente com a presença do responsável legal, portando documento com foto de ambos; não estar em jejum, e sim bem alimentado; estar bem descansado; e apresentar documento com foto original sempre que for doar e ao retirar a carteirinha de doador.

Compartilhe:

Outras

Notícias

MÚSICA, EMOÇÃO E NOVOS ESPAÇOS CULTURAIS: FESTIVAL CAPITAL DA MÚSICA SEGUE ENCANTANDO NA 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ

Programação musical valoriza talentos locais, promove encontros emocionantes e leva cultura de qualidade ao coração da cidade.

COM RECORDE DE PÚBLICO, 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ ATRAI MAIS DE 40 MIL VISITANTES NO PRIMEIRO DIA

Evento teve início no feriado da Revolução Constitucionalista e reforça o protagonismo de Tatuí como Terra dos Doces Caseiros e Capital da Música.

GCM DE TATUÍ PRENDE PROCURADO COM APOIO DA MURALHA DIGITAL

Reconhecimento facial e monitoramento da Muralha Digital durante a Feira do Doce auxiliam na localização e na prisão de indivíduo com mandado judicial.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.