EM TATUÍ, MAIS DE 95% DAS CRIANÇAS JÁ FORAM VACINADAS NA ROTINA E DURANTE A CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

No último sábado (19/10), a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, nas Unidades de Saúde urbanas, rurais e na Vigilância Epidemiológica, o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, destinado para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.

Compareceram cerca de 334 crianças – que tiveram as cadernetas de vacinação verificadas -, sendo que apenas 14 crianças não estavam com a vacinação em dia e precisaram receber a dose. “A vacina contra o sarampo faz parte do calendário vacinal do Ministério da Saúde, é de rotina, e, por este motivo, a maioria das crianças tatuianas já recebeu as duas doses necessárias, com 1 ano e com 1 ano e 3 meses de idade, e está com a carteirinha de vacinação em dia”, explicou a enfermeira responsável do Setor de Imunização da Vigilância Epidemiológica, Elis Diniz.

De acordo com Elis, soma-se a essa boa cobertura vacinal o trabalho de intensificação realizado pela Secretaria de Saúde, com campanhas e busca ativa, há mais de 2 meses no município. “Tatuí já atingiu mais de 95% da cobertura vacinal contra o sarampo para crianças nesta faixa etária priorizada pela Campanha”, concluiu.

Os pais e/ou responsáveis que ainda não levaram seus filhos para receber a dose de rotina, ou que tenham dúvidas sobre a aplicação da mesma, podem procurar a Sala de Vacina da Unidade de Saúde mais próxima à sua residência. É obrigatório levar a caderneta de vacinação da criança.

A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde (urbanas), e também na Casa do Adolescente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Já no bairro dos Mirandas e Congonhal, na área rural da cidade, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

No próximo mês, entre os dias 18 e 30 de novembro, acontecerá a próxima etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, para adultos jovens entre 20 e 29 anos de idade, que ainda não foram vacinados.