PREFEITURA DE TATUÍ REALIZA O 1º CICLO DE ATIVIDADES VOLTADO ÁS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

A Prefeitura de Tatuí, por meio do Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, pertencente a Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nos dias 17 e 18/10 (quinta e sexta-feira), o “1º Ciclo de Atividades – Técnicas Básicas – Orientação e Mobilidade”, voltado a pessoas com deficiência visual (baixa visão/cegueira) – especialmente aquelas que não conhecem técnicas básicas de orientação e mobilidade -, familiares e profissionais que atuam com esse público.

Apontada como uma necessidade pela Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí (APODET), o Departamento organizou o “1º Ciclo de Atividades” em duas etapas. A primeira etapa aconteceu no dia 17/10 (quinta-feira), no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes), e consistiu em uma introdução teórica de técnicas básicas de orientação e mobilidade, com o seguinte conteúdo programático: Conceituação de Deficiência Visual; Conceituação de Orientação e Mobilidade; e Introdução das Técnicas de Orientação e Mobilidade – Guia Vigente (GV) e Autoproteção (AP).

Ao todo 17 pessoas participaram da primeira etapa, e receberam informações importantes sobre técnicas de proteção, utilização de bengalas, noções de espaço, percepção sensorial e auditiva, importância da autonomia e independência para a pessoa cega ou com baixa visão, entre outras.

Já a segunda etapa foi realizada no dia 18/10 (sexta-feira), na Praça da Matriz, e consistiu em uma atividade prática em ambiente aberto. Os participantes puderam colocar em prática as orientações recebidas, e também tiraram dúvidas sobre orientação, locomoção, segurança e utilização correta de produtos assistivos.

As orientações foram ministradas pela terapeuta ocupacional Talita de Campo Urso, especialista em Tecnologia Assistiva, e tiveram como objetivo principal incentivar a circulação social da pessoa com deficiência visual e baixa visão do município.