A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, comunica a toda a população que a partir desta quinta-feira (22/08), a vacina contra o sarampo está disponível nas Unidades de Saúde do município para crianças que tenham entre 6 e 11 meses de vida.
Essa vacina não é válida como dose de rotina, sendo disponibilizada apenas como dose extra, não descartando a dose que deve ser aplicada no período entre 12 e 15 meses de vida do bebê.
A vacinação contra o sarampo deve seguir o Calendário Nacional de Vacinação, determinado pelo Ministério da Saúde. As pessoas que já foram vacinadas, de acordo com sua faixa etária, não precisam receber uma nova dose da vacina.
Dias de vacinação – às segundas-feiras, a vacina contra o sarampo será aplicada das 8h às 16h, nas seguintes Unidades de Saúde: ESF da Vila Santa Luzia e ESF da Vila Angélica. Já na UBS do bairro dos Mirandas e na UBS do Jardim Santa Cruz, o atendimento será das 8h às 13h.
às terças-feiras, a vacinação ocorrerá das 8h às 16h, em três Unidades de Saúde: ESF do Jardim Rosa Garcia, ESF do Jardim Santa Rita de Cássia e UBS da Vila Dr. Laurindo.
às quartas-feiras, a vacina estará disponível à população das 8h às 16h, nas seguintes Unidades de Saúde: UBS Central, ESF do Jardim Tóquio e UBS do bairro Valinho. Já na UBS do Congonhal, a vacinação será disponibilizada das 8h às 13h.
às quintas-feiras, haverá vacinação em duas Unidades de Saúde, ambas com atendimento das 8h às 16h. São elas: ESF do Jardim Gonzaga e UBS da Vila Esperança.
E às sextas-feiras, também das 8h às 16h, a vacina será aplicada na UBS do São Cristóvão e na ESF do CDHU.
é essencial que cada pessoa verifique sua caderneta de vacinação e busque se informar se já se vacinou contra o sarampo. Em caso de dúvidas, a recomendação é que a pessoa procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou ligue para o telefone: (15) 3259-6358.
Vacinação por faixa etária – A vacina contra o sarampo é indispensável para pessoas que tenham entre 12 meses e 29 anos de idade. Durante esse período, deve haver o registro do recebimento de duas doses da vacina na caderneta de vacinação ou em algum outro comprovante.
Já para as pessoas que tenham entre 30 e 59 anos de idade, é preciso que haja, em sua caderneta de vacinação ou em algum outro comprovante, o registro de aplicação de uma dose da vacina.
Idosos acima de 60 anos de idade, podem receber a vacina contra o sarampo mediante avaliação e prescrição médica.
Não devem se vacinar – A vacina contra o sarampo não é recomendada para crianças com menos de 6 meses de vida, gestantes e pacientes imunossuprimidos (que nasceram com alguma deficiência imunológica).