3. Saúde
  5. NOVO CENTRO CIRÚRGICO DA SANTA CASA É INAUGURADO

NOVO CENTRO CIRÚRGICO DA SANTA CASA É INAUGURADO

Com equipamentos novos, número de cirurgias realizadas por mês na Santa Casa de Tatuí, será triplicado.

No sábado, 10 de agosto, foi inaugurado o novo Centro Cirúrgico da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. A obra, que durou cerca de 6 meses, foi realizada por conta de uma emenda parlamentar do deputado federal Samuel Moreira, de R$ 600 mil, que permitiu a compra de novos equipamentos. O Centro Cirúrgico também foi ampliado, de apenas uma sala para cirurgias para três salas.

Autoridades estavam presentes, entre elas: a prefeita Maria José Vieira de Camargo; vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva; deputado federal Samuel Moreira; vereadores Antonio Marcos de Abreu, Jairo Martins (Pepinho), João éder Alves Miguel e Alexandre Grandino Teles; ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo; secretários municipais; presidentes de clubes de serviço e o corpo clínico do hospital.

O padre élcio Roberto de Góes, do Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Conceição, fez a benção e a oração.

Com novos equipamentos, salas pintadas, portas novas e novos aparelhos de ar condicionado, a Santa Casa de Misericórdia de Tatuí poderá realizar cerca de 200 cirurgias por mês, entre eletivas e de emergência.

O recurso disponibilizado pelo deputado Samuel Moreira possibilitou a compra de novos equipamentos, entre eles: duas mesas cirúrgicas; uma mesa cirúrgica com kit para cirurgia ortopédica; três focos cirúrgicos de teto; um aspirador cirúrgico; dois aparelhos de anestesia; três bisturis elétricos; um cufômetro; cinco camas hospitalares; treze meses auxiliares semicirculares; um módulo de pressão intracraniana; três monitores fisiológicos e um foco cirúrgico móvel de solo.

Em suas palavras, a prefeita Maria José agradeceu o trabalho que é realizado pelo Projeto Abrace a Santa Casa, liderado pela conselheira voluntária do FUSSTAT (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), Alessandra Vieira de Camargo Teles; ao corpo clínico e funcionários da Santa Casa e ao deputado federal Samuel Moreira, pelos recursos empenhados na obra. Destacou também que a inauguração da nova UTI, reformada com recursos da Fundação Rotária e clubes rotários, irá acontecer no final deste mês.

Obras na Santa Casa – Em 2017, quando a prefeita Maria José assumiu a gestão, havia greve de funcionários da Santa Casa por falta de pagamento, a UTI estava praticamente desativada, o Banco de Sangue fechado, e os quartos de internação e o Centro Cirúrgico sucateados, sendo o Centro Cirúrgico sem realizar cirurgias há mais de dois meses. Isso sem falar na antiga Pediatria, cheia de rachaduras e com sua estrutura abalada.

Ainda no início de 2017 foram pagos os salários, reaberta a UTI e com o apoio do Lions, reaberto o Banco de Sangue. E foi através do Projeto Abrace a Santa Casa, o Adote um Quarto, que trouxe parceiros e voluntários, que foram reformados 33 quartos e 111 leitos da Ala Orlando Bolzan, que atende principalmente o SUS.

Neste ano, com o apoio do Rotary Club Tatuí, foi aberta uma Sala de Acolhimento, para o atendimento das famílias de eventuais doadores de órgãos. Foi realizada ainda a entrega de uma nova Pediatria, com 11 leitos e uma nova Brinquedoteca, com apoio do Lions Clube local.

Nosso sonho se tornou realidade. Esse equipamento ajudará a salvar vidas.

FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE DE TATUÍ CELEBRA O DIA DAS MÃES COM EVENTO NA PRAÇA DA MATRIZ

Além de manicure e cabeleireiro gratuitos, estarão à venda opções de presentes para o Dia das Mães, como sabonetes artesanais e aromatizadores de ambientes produzidos pelo FUSSTAT.

MUSEU “PAULO SETÚBAL”, EM PARCERIA COM A ESCOLA SESI, DESENVOLVE PROJETO EDUCATIVO PARA A 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

A iniciativa inclui diversas ações pedagógicas, desde atividades preparatórias antes da visita até a produção de obras de arte após a experiência no Museu.

ATUALIZAÇÃO DA LEI DE INCENTIVO FISCAL ATRAI EMPRESAS, IMPULSIONA A EXPANSÃO DAS JÁ ESTABELECIDAS E AUMENTA O NÚMERO DE EMPREGOS EM TATUÍ

Desde o mês de dezembro de 2023, está em vigor uma atualização da Lei de Incentivo Fiscal da Prefeitura, que trata sobre o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e Social, o Pró-Tatuí.