3. Saúde
  5. NOVO CENTRO CIRÚRGICO DA SANTA CASA É INAUGURADO

NOVO CENTRO CIRÚRGICO DA SANTA CASA É INAUGURADO

Com equipamentos novos, número de cirurgias realizadas por mês na Santa Casa de Tatuí, será triplicado.

No sábado, 10 de agosto, foi inaugurado o novo Centro Cirúrgico da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. A obra, que durou cerca de 6 meses, foi realizada por conta de uma emenda parlamentar do deputado federal Samuel Moreira, de R$ 600 mil, que permitiu a compra de novos equipamentos. O Centro Cirúrgico também foi ampliado, de apenas uma sala para cirurgias para três salas.

Autoridades estavam presentes, entre elas: a prefeita Maria José Vieira de Camargo; vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva; deputado federal Samuel Moreira; vereadores Antonio Marcos de Abreu, Jairo Martins (Pepinho), João éder Alves Miguel e Alexandre Grandino Teles; ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo; secretários municipais; presidentes de clubes de serviço e o corpo clínico do hospital.

O padre élcio Roberto de Góes, do Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Conceição, fez a benção e a oração.

Com novos equipamentos, salas pintadas, portas novas e novos aparelhos de ar condicionado, a Santa Casa de Misericórdia de Tatuí poderá realizar cerca de 200 cirurgias por mês, entre eletivas e de emergência.

O recurso disponibilizado pelo deputado Samuel Moreira possibilitou a compra de novos equipamentos, entre eles: duas mesas cirúrgicas; uma mesa cirúrgica com kit para cirurgia ortopédica; três focos cirúrgicos de teto; um aspirador cirúrgico; dois aparelhos de anestesia; três bisturis elétricos; um cufômetro; cinco camas hospitalares; treze meses auxiliares semicirculares; um módulo de pressão intracraniana; três monitores fisiológicos e um foco cirúrgico móvel de solo.

Em suas palavras, a prefeita Maria José agradeceu o trabalho que é realizado pelo Projeto Abrace a Santa Casa, liderado pela conselheira voluntária do FUSSTAT (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), Alessandra Vieira de Camargo Teles; ao corpo clínico e funcionários da Santa Casa e ao deputado federal Samuel Moreira, pelos recursos empenhados na obra. Destacou também que a inauguração da nova UTI, reformada com recursos da Fundação Rotária e clubes rotários, irá acontecer no final deste mês.

Obras na Santa Casa – Em 2017, quando a prefeita Maria José assumiu a gestão, havia greve de funcionários da Santa Casa por falta de pagamento, a UTI estava praticamente desativada, o Banco de Sangue fechado, e os quartos de internação e o Centro Cirúrgico sucateados, sendo o Centro Cirúrgico sem realizar cirurgias há mais de dois meses. Isso sem falar na antiga Pediatria, cheia de rachaduras e com sua estrutura abalada.

Ainda no início de 2017 foram pagos os salários, reaberta a UTI e com o apoio do Lions, reaberto o Banco de Sangue. E foi através do Projeto Abrace a Santa Casa, o Adote um Quarto, que trouxe parceiros e voluntários, que foram reformados 33 quartos e 111 leitos da Ala Orlando Bolzan, que atende principalmente o SUS.

Neste ano, com o apoio do Rotary Club Tatuí, foi aberta uma Sala de Acolhimento, para o atendimento das famílias de eventuais doadores de órgãos. Foi realizada ainda a entrega de uma nova Pediatria, com 11 leitos e uma nova Brinquedoteca, com apoio do Lions Clube local.

Nosso sonho se tornou realidade. Esse equipamento ajudará a salvar vidas.

GUARDA CIVIL MUNICIPAL LOCALIZA, NO MESMO BAIRRO, DOIS VEÍCULOS QUE HAVIAM SIDO FURTADOS DA REGIÃO CENTRAL DE TATUÍ

Os dois veículos modelo Fiat Uno foram produtos de furto nos dias 13 e 14 de março (quarta e quinta-feira, respectivamente).

NO MÊS DA MULHERES, BANDA “RUBY WOO” É A PRIMEIRA A SE APRESENTAR NA TEMPORADA 2024 DO PROJETO “MÚSICA NA PRAÇA”

Formada por quatro mulheres, a banda “Ruby Woo” estará no Coreto da Praça da Matriz neste sábado (23/3), às 11h.

SISTEMA DE DRENAGEM DA BACIA DA TERCEIRA IDADE É ENTREGUE

Foram construídas 36 novas bocas de lobo, estrategicamente posicionadas para a captação eficiente das águas, garantindo assim o escoamento adequado e a prevenção de alagamentos.