3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. MURO SITUADO NA MARGINAL DO MANDUCA SERÁ DECORADO COM ARTE FEITA EM MOSAICO

MURO SITUADO NA MARGINAL DO MANDUCA SERÁ DECORADO COM ARTE FEITA EM MOSAICO

Equipe se reúne em uma oficina de mosaico; espaço cedido pelo Colégio Objetivo.

Um projeto para fomentar o turismo em Tatuí está sendo organizado para valorizar ainda mais o título de “Capital da Música”, concedido ao município. Trata-se da customização de um muro, situado na Marginal do Manduca, liderado pela artista plástica Soraya Rossi Camargo, juntamente com 18 professores de Arte da Rede Municipal de Ensino, além de outras pessoas convidadas, com apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio das secretarias de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e de Educação, da Cerâmica Strufaldi e da rede de supermercados Barbosa.

O projeto, que teve início no dia 26 de junho, a pedido da prefeita Maria José Vieira de Camargo, e que está previsto para ser entregue até o fim deste mês de agosto, quando se comemora o 193º aniversário de Tatuí, consiste no desenho de uma orquestra se apresentando, feito totalmente de azulejo, em um muro de 2,40m de altura e 136m de comprimento.

A equipe se reúne diariamente em uma oficina de mosaico, instalada em um espaço cedido pelo Colégio Objetivo de Tatuí, situado dentro da instituição. Os azulejos utilizados para formar os desenhos foram cedidos pela Cerâmica Strufaldi, e a rede de supermercados Barbosa está oferecendo apoio financeiro, além de ter cedido o muro – que é de sua propriedade – para a realização desse projeto.

O projeto também recebeu a colaboração do maestro Luís Marcos Caldana, que integra a equipe do Conservatório de Tatuí, que foi o responsável por auxiliar a equipe na montagem do desenho que será fixado no muro, indicando a posição em que cada instrumento deveria estar, bem como os membros da orquestra retratada no projeto artístico.

A artista plástica Soraya Rossi Camargo, que já realizou outros projetos desse tipo na cidade, ressaltou que todos os professores e os demais membros da equipe foram capacitados, por meio de um Workshop, e que agora estão executando o trabalho com excelência. Além disso, Soraya destacou que cada professor receberá um kit com os materiais utilizados na confecção desse tipo de trabalho, para que possam dar continuidade ao projeto nas escolas em que lecionam.

EXPOSIÇÃO “ÂMAGO”, DE LILIANA REIS, ENTRA EM SEUS ÚLTIMOS DIAS DE MOSTRA NO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL”

As obras permanecem em cartaz até este domingo (21/4), com visitação gratuita das 9h às 17h.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” SEDIA RECITAIS DE ESTUDANTES DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

Os cinco recitais têm entrada franca e acontecem nos dias 23 e 25 de abril.

PROJETO “MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE A CORPORAÇÃO MUSICAL “SANTA CRUZ”

O repertório faz jus as bandas de coreto, com a execução de marchas tradicionais com composições e arranjos de professores e maestros de Tatuí.