ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “MULHERES HEROÍNAS NEGRAS”, DO NÚCLEO AFRO FEMININO DE TATUÍ, TEVE PARTICIPAÇÃO DE CORAL DE HORTOLÂNDIA

O Centro Cultural de Tatuí, equipamento de cultura da Prefeitura de Tatuí, sediou, na noite desta terça-feira (30/07), a abertura da exposição de fotos figurativas “Mulheres Heroínas Negras”, produzida pelo Núcleo Afro Feminino de Tatuí, um grupo formado por mulheres pretas, unidas para formular ações que promovam o empoderamento feminino, a identidade étnica e o respeito às diferenças.

A exposição foi apresentada por Marisa Estela Silva e Solange Pantaleão, e o evento foi desenvolvido com o intuito de encerrar o mês de Tereza de Benguela, líder nacional e das mulheres latino-americanas e caribenhas. Foram apresentadas fotos figurativas, protagonizadas por mulheres negras, que se tornaram heroínas quilombolas e escritoras, tendo vivenciado contextos que marcaram suas histórias, tornando-as reconhecidas ao longo do tempo por meio de suas distintas estratégias de resistência.

O ato de abertura contou com a presença do secretário de Cultura e Turismo, Cassiano Sinisgalli, do vereador Alexandre Bossolan, do diretor executivo do Departamento de Cultura e gestor do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Rogério Vianna, do agente cultural Rogério Miranda, e de amigos e personalidades do Núcleo Afro Feminino de Tatuí. Também participaram do evento integrantes do Coral Sivaya, de Hortolândia, que encantou todos os presentes com seu repertório.

A exposição de fotos figurativas “Mulheres Heroínas Negras” ficará aberta ao público gratuitamente, até o dia 25 de agosto, sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 19h às 21h. O Centro Cultural de Tatuí está situado na Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro. Mais informações pelo telefone: (15) 3259-3993.