Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. SARAU ANTIMANICOMIAL DO CAPS-II REÚNE MAIS DE 70 PESSOAS NA LUTA PELOS DIREITOS DAS PESSOAS…

SARAU ANTIMANICOMIAL DO CAPS-II REÚNE MAIS DE 70 PESSOAS NA LUTA PELOS DIREITOS DAS PESSOAS COM TRANSTORNOS MENTAIS

Publicado em:

Sarau Antimanicomial, que contou com a presença de aproximadamente 70 pessoas, entre usuários do CAPS-II e familiares.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II), pertencente à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí, realizou, na sexta-feira (31/05), o Sarau Antimanicomial, que contou com a presença de aproximadamente 70 pessoas, entre usuários do CAPS-II e familiares. A programação teve início às 10h, e após a abertura, houve uma exposição dos trabalhos realizados pelos usuários do CAPS-II e a apresentação da Oficina Lambe-Lambe.

às 11h, foi realizado o Grupo Família, com o tema: “Luta Antimanicomial”. Em seguida, às 11h30, ocorreu a exibição do vídeo “Poesia em Fotos”, seguido de apresentações artísticas e de um momento com o microfone aberto.

Na parte da tarde, às 13h, aconteceu um bingo, e às 14h, houve o encerramento da programação. Durante o Sarau, foi realizada a Feira de Artesanato e Hortaliças, além da venda de camisetas da Luta Antimanicomial. Toda a renda será revertida ao CAPS-II, que está situado na Avenida Virgílio Montezzo Filho, nº 201, bairro Nova Tatuí.

No CAPS-II são atendidas pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, além de dependentes químicos, com o objetivo de substituir as internações tradicionais por um modelo que favorece o exercício da cidadania, da autonomia e da inclusão social dos usuários e de seus familiares. São oferecidos atendimentos médico-psiquiátricos, psicológicos (individualmente ou em grupo), assistência farmacêutica, oficinas de artesanato, terapias ocupacionais, além de atividades físicas e comunitárias.

Luta antimanicomial – Há mais de 30 anos, usuários, familiares e profissionais da área da saúde se uniram em uma luta contra um modelo de tratamento excludente e violento para as pessoas com transtornos mentais. Uma luta para um cuidado em liberdade e para a valorização das pessoas, bem como de seus direitos.

Muita gente não sabe, mas todos têm direito a receber um tratamento especializado, sem precisar deixar sua comunidade e se afastar de familiares e amigos. O que muitas pessoas também não sabem é que esse tipo de serviço é oferecido gratuitamente pelo Sistema único de Saúde (SUS).

Sabendo da importância dessa luta, os profissionais do CAPS-II se dedicam, a cada dia, para a construção de uma sociedade mais inclusiva e contra todo e qualquer retrocesso nas políticas de saúde mental.

Compartilhe:

Outras

Notícias

SÃO ROQUE SUPERMERCADOS REALIZA CARREATA NATALINA NO FERIADO DE 8 DE DEZEMBRO

A concentração será a partir das 19h, no São Roque Central, com destino ao São Roque do Pátio Vivaz, onde haverá a chegada do Papai Noel.

450 CASAS DA SEGUNDA FASE DO RESIDENCIAL NOVA TATUÍ CAGUASSU SERÃO ENTREGUES DIA 13 DE DEZEMBRO PELA PACAEMBU CONSTRUTORA

As unidades habitacionais foram destinadas para pessoas com renda familiar a partir de R$ 1.900,00 e financiadas pela Caixa Econômica Federal.

“QUINTAL DO DITINHO ROLIM” ACONTECE AO REDOR DO MONUMENTO DOS SERESTEIROS, NA PRAÇA DO MUSEU

A atividade contará com a participação do Grupo “Seresteiros com Ternura” e será um ato aos 20 anos de falecimento do músico e cantor Benedito Sebastião Rolim, o Ditinho Rolim.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo