3. Saúde
  5. SEMANA DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS ACONTECE DE 7 A 10 DE MAIO EM VÁRIAS…

SEMANA DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS ACONTECE DE 7 A 10 DE MAIO EM VÁRIAS UNIDADES DE SAÚDE DE TATUÍ

Nesta semana, entre os dias 7 e 10 de maio, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a Semana do Uso Racional de Medicamentos, em diversas Unidades de Saúde do município, em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado em 5 de maio.

A data foi criada para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação. O objetivo é ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios.

Em várias Unidades Básicas de Saúde acontecerão palestras para alertar que a automedicação traz riscos à saúde. “A ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte. As discussões em torno do tema ainda reforçam a importância de utilizar os medicamentos corretamente e fazer o descarte adequado”, explica a coordenadora da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, farmacêutica Karoline Bienemann Barbosa.

Nesta terça-feira (07/05), às 8h, na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Jardim Gonzaga, acontecerá uma palestra sobre o Uso Racional de Medicamentos, com ênfase em hipertensos e diabéticos. às 10h, será a vez da ESF da Vila Angélica. E, na parte da tarde, às 13h, na ESF “André Batista”, da Vila Santa Luzia, o tema abordado será “A importância do Sulfato Ferroso e do ácido Fólico na Gestação e na Amamentação”.

Outras duas unidades que abordarão o assunto na quarta-feira (08/05) serão a ESF do Bairro Rosa Garcia – “Dr. Medardo Costa Neves”, às 8h30, e a UBS e Pronto Atendimento “Enfermeiro Antônio Rodrigues”, da Vila Esperança, às 10h, que explicará sobre o armazenamento, o uso e o descarte racional de medicamentos.

O último dia de palestras será na sexta-feira (10/05), nos seguintes horários e locais: às 10h, na ESF do Jardim Santa Rita de Cássia e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II); e às 13h, na ESF do Jardim Tóquio.

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.